Engenheiro e ourives Haig Hovsepian deixa a Penitenciária “Aluízio Ignácio de Oliveira”. Nesta sexta-feira, a Justiça de Ribeirão Preto levou em consideração as condições de saúde do investigado e atendeu à defesa. Haig troca a penitenciária por prisão domiciliar, onde receberia os cuidados de que necessita.
Saúde frágil
Na petição que fizeram ao juiz Guacy Sibille Leite, da 3ª Vara Criminal de RP, os advogados Pedro Henrique Leopoldino e Alexandre da Costa Neto juntaram relatórios e laudos médicos atestando que Haigh tem diabetes descompensada, hipertensão severa, sequelas pulmonares decorrentes da Covid e infecção ativa.
Tornozeleira
O investigado usará tornozeleira enquanto estiver submetido à prisão provisória e domiciliar. E também não poderá ter qualquer tipo de contato com os demais acusados dos crimes de roubo e furto de joias em Ribeirão Preto. Haig é acusado de receptação.
Habeas corpus
Decisão do juiz ribeirãopretano saiu antes do julgamento do pedido de HC impetrado junto ao Tribunal de Justiça paulista pela dupla de criminalistas.
Denúncias
Tribunal de Ética e Disciplina da OAB no Triângulo julgou procedentes denúncias formalizadas contra advogado uberabense por conflito de interesses, patrocínio contra ex-cliente, conduta incompatível e dolo. O processo disciplinar foi julgado procedente.
Suspensão
O relatório resultante da apuração feita pelo Tribunal de Ética, regional sediada em Uberlândia, tem 18 páginas e foi concluído propondo suspensão de três meses e multa no valor equivalente a três unidades anuais. Documento é datado de outubro.
Julgamento
O julgamento do advogado uberabense ocorreu nos últimos dias do mês passado, sacramentando as punições propostas pela relatora do processo disciplinar. Ao advogado penalizado é dado o direito de recurso.
Ocasião faz o...
Certamente cientes das fragilidades de segurança da Biblioteca Municipal e quarta para quinta-feira, desconhecidos invadiram aquele equipamento público na noite de quarta para quinta-feira. De lá foram levados aparelho de TV, dos grandes, fiação e miudezas que estavam em gavetas. E saíram como entraram: sem qualquer incômodo.
Aí foi demais
Não satisfeitos, os criminosos voltaram na noite de quinta para sexta-feira. Instalações foram vandalizadas e outros objetos furtados. E mais: defecaram em uma das salas.
Elogio à PM
Na sentença em que condenou a 66 anos de prisão homem acusado de perseguir sua ex-psicóloga, o juiz criminal Gustavo Moreira, da 2ª Vara, determinou a expedição de ofício à PM para que seja registrado elogio na ficha funcional da sargento Carla Andrade Colenghi Cintra.
Excepcional
Ao que consta – frisou o magistrado – a policial “atuou incessantemente no sentido de fazer cessar as ações descritas na presente ação penal, elaborando minucioso relatório dos fatos e o submetendo à apreciação judicial com vistas à integral proteção da vítima”.
Apesar de...
Acrescentou o juiz Gustavo que a 3º sargento, “dentro de todas as limitações que foram apresentadas(...) colocou à disposição da ofendida todo aparato da instituição, inclusive das equipes de prevenção à violência doméstica” (para proteger a psicóloga perseguida).
Luiz Henrique não teve adversário em Campo Florido (Foto/Divulgação)
Eleição
Eleita a Mesa Diretora da Câmara Municipal de Campo Florido para 2026. O vereador Luiz Henrique Pereira foi eleito por unanimidade (9 votos).
Envenenados
A denúncia é de simpatizante da causa animal: gatos de colônia existente há tempos no Parque Fernando Costa sofrem processo de exterminação, não se sabe por quem. Segundo ela, que disse ter levado a situação ao conhecimento do Ministério Público, vários gatos têm aparecido mortos, possivelmente por envenenamento.
CEMEI Tutunas
Vereadora Silvana Elias fez visita ao CEMEI Tutunas e constatou a existência de paredes com infiltrações, o que evidencia a falta de manutenção.
Julgamento
Preso preventivamente há 12 meses, Severino Manuel da Silva foi levado ao Tribunal do Júri da 1ª Vara Criminal na última quinta-feira. Considerado culpado pelos jurados de tentativa de homicídio simples, ele ouviu a sentença do juiz Marco Antônio Macedo Ferreira.
Penalidade
O réu foi condenado a quatro anos de reclusão no regime aberto, e não pode desfrutar da substituição da pena por medidas restritivas de direito. Mas, o juiz determinou a expedição do seu alvará de soltura para que, em liberdade, possa recorrer da sentença.
O crime
Em 12 de julho do ano passado, Severino desferiu, segundo a denúncia, golpes de arma branca contra o próprio genro, Claudemir Dias da Silva, ferindo-o no abdome, pescoço, antebraço e braço esquerdos. O homicídio não teria sido consumado graças à intervenção da filha e a fuga da vítima.
Recuperação
Claudemir sofreu ferimentos graves, mas conseguiu se recuperar.
Paranoia
O agora condenado em 1ª instância estaria paranoico e entendia que o genro planejava a sua morte, segundo relato de informante. Submetido a avaliação médica não houve constatação de insanidade mental. O crime ocorreu na rua Goiás, Vila Santa Maria, e o réu conta no processo com a defesa da Defensoria Pública
Indenização
Na sentença, o juiz Marco Antônio afirmou que deixou de fixar indenização em favor da vítima porque não houve requerimento neste sentido.
Fim de Guardas
Nenhum município com menos de 100 mil habitantes poderá ter Guarda Municipal, de acordo com proposta em discussão dentro da PEC da Segurança Pública.
Miss e mister
Selma Regina da Silva Jesus e Natal dos Santos Ferrera foram eleitos, nesta sexta-feira, miss e mister UAI – Unidade de Atenção ao Idoso. Marina Pereira Cornélia e Salvador Moreira são princesa e príncipe.
Tom Maior
Neste sábado, a partir das 18h, o uberabense terá a oportunidade de ver ensaio da Escola de Samba Tom Maior, que terá Chico Xavier e Uberaba como enredo nos desfile oficiais do carnaval de São Paulo em 2026. Programação com outras atrações ocorrerá no UTC.