Recurso
Condenados por tráfico de drogas na Justiça Federal de Uberaba, os ribeirão-pretanos Matheus Henrique Cortez e Maicon Bruno Bianchini recorreram ao Tribunal Federal.
As penas
Flagrados na BR-050 transportando 14,9 quilos de maconha adquiridos em Juan Pedro Cabalero, Maicon foi condenado a quatro anos de prisão e Matheus, a três.
Insatisfeitos
Não apenas eles, mas também o Ministério Público Federal não ficou satisfeito com a pena e igualmente recorreu.
O preço
Condenação de Virmondes Rodrigues e Ana Lúcia Simões à devolução de mais de R$141 milhões ao SUS é o mais puro exemplo dos riscos que correm gestores públicos de dificuldades financeiras em órgãos de assistência.
O crime
No caso específico, o ex-reitor e sua vice usaram recursos do SUS para despesas administrativas da Funepu, que supria as carências de medicamentos e pessoal do HC. Mas, não se beneficiaram pessoalmente.
Jeitinho
Por décadas, a Funepu serviu como válvula de escape para minimizar as consequências da ausência de concursos e contratações na esfera federal para o Hospital de Clínicas.
Miséria
E quando o assunto é administração de dificuldades, essa é a situação a que estão submetidos os atuais prefeitos, que dependem de recursos estaduais e federais para investimentos.
Blá-blá-blá
Entre a “conquista” de verbas e a sua liberação efetiva existe enorme distância. Em época de dinheiro escasso, na análise de projetos, Estado e União se apegam aos detalhes para enrolar a transferência dos recursos.
Prescrição
A lentidão do sistema faz com que dezenas de processos criminais sejam arquivadas, afirma o advogado Leuces Teixeira, informando que somente nos últimos dias foram mais de cinquenta.
Culpados
“Bocudo”, o criminalista disse em sessão do Tribunal do Júri que, em nível de Brasil, “alguém do Judiciário e do Ministério Público é culpado (por essa morosidade do sistema)”.
Em vigor
Lei que regulamenta a cobrança nos estacionamentos de Uberaba entra em vigor ainda nesta quinzena. A partir da segunda hora, o fracionamento do valor será obrigatório.
Pode mudar
Mas, as normas criadas por Uberaba poderão ser alteradas em breve, pois a Assembleia Legislativa vem discutindo projeto para que o fracionamento ocorra já na primeira hora.
Recusa
Mais um recurso vinculado ao processo da Home Care foi negado pela Justiça Federal, mantendo os termos da condenação imposta pelo juiz Élcio Arruda aos acusados, para a devolução de R$8 milhões à Prefeitura.
Publicação
Movimentação do processo com a rejeição de embargos de declaração ocorreu na última quarta-feira.
Superlotação
Projetados para 698 presos, a penitenciária “Aluízio Ignácio de Oliveira” e seu anexo abrigam mais de 1,3 mil homens e mulheres.
Tráfico
A falta de investimentos do governo na Polícia Rodoviária Federal tem facilitado o tráfico de drogas no país. Sem policiamento efetivo nas rodovias, os traficantes fazem a festa.
Pior ainda
A falta de policiais nas estradas é ainda mais gritante no período noturno e as fronteiras do país estão escancaradas para o crime organizado.
Fervendo
Em Uberlândia, o clima está fervendo entre os vereadores Luís Cláudio Galassi (PSDB) e Mário Milken (PDT).
Denúncia
O segundo foi denunciado ao Ministério Público pelo primeiro por nepotismo e empregar financiador da própria campanha, depois de acirrado bate-boca em plenário.
Obras
Cemig programa troca de cinco postes na avenida Augusto Severiano Conceição, no Valim de Melo, para quinta-feira da semana que vem.
Como pode?
Dois dos maiores partidos políticos instalados em Uberaba estão sem comando oficial: o DEM e o PSDB.
Caciques
E o que é pior: os “caciques” regionais das siglas fazem questão de dificultar a formação de diretórios, o que significaria perder o controle sobre a representação na véspera de ano eleitoral.
O grito
Os “tucanos” gritam por liberdade, rejeitando a ingerência externa.
Pode ser
Entre os vereadores que podem mudar de partido para as eleições de 2016 estão Samir Cecílio, Borjão, Luiz Dutra. O primeiro de olho na cadeira do chefe do Executivo.
“A história é apenas uma série de crimes e desgraças.”
(Voltaire)