Lerin pode jogar a toalha
A julgar pela irritação externada a amigos pelo deputado Marcos Montes, a candidatura de Lerin a prefeito poderá ser retirada a qualquer momento. A principal causa é a falta de apoio efetivo e palpável prometido por “caciques” instalados em Belo Horizonte. Montes e Lerin estão se sentindo isolados.
Só trapalhada
Atribuída a pedido de Marcos Montes, a mudança de comando no PP não deverá ter nenhuma consequência. Prevalecerá a convenção presidida pelo destituído Ricardo Saud, que, por 11x0, optou pelo apoio a Paulo Piau. A decisão já foi comunicada à Justiça Eleitoral, restando apenas a apresentação do livro de ata do PP, que os integrantes da nova comissão – autores de outra convenção – não têm. Para dar amplitude à trapalhada, os novos dirigentes – de nomeação publicada um dia depois da convenção – sequer figuram na lista de filiados da agremiação em Uberaba.
Nada mudou
Apesar da queixa da OAB junto à Secretaria de Estado de Defesa Social, nada mudou: presos provisórios continuam sendo transferidos de Uberaba sem que familiares e advogados sejam informados. Ontem, mulher que foi ao presídio levar guloseimas para o companheiro chegou a passar mal (chorou compulsivamente) ao saber que ele já não estava em Uberaba, mas na longínqua Francisco de Sá. Vários presos foram embarcados nesta 5ª-feira.
E ainda foi presa
Para completar, ela ainda foi presa por agente penitenciário que se sentiu ameaçado e constrangido. A Polícia Militar foi chamada para levar a mulher à Aisp/Boa Vista e o advogado Leuces Teixeira, que acompanhou a cena, se ofereceu como testemunha de que não havia motivos para a prisão. Caso deve chegar à Comissão de Direitos Humanos da 14ª Subseção da Ordem dos Advogados. São tensas as relações entre visitantes e agentes.
Casório só na Igreja
Pelo menos um padre deve levar ao arcebispo Paulo Mendes Peixoto o pedido de revisão de decisão tomada por seu antecessor de proibir a celebração de casamentos fora das Igrejas. Dom Roque Oppermann vetou a prática por causa de abusos e cenas de desrespeito à liturgia que vinham sendo registrados. Houve casos em que quando o padre foi oficializar o casamento, em chácaras e residências, muitos convidados já estavam bêbados e bebidas continuaram circulando durante a cerimônia.
No Vaticano
Dom Paulo ouvirá o pleito ao retornar do Vaticano. Ele foi ao encontro do papa para receber o pálio – vestimenta característica dos arcebispos, símbolo da sua liderança sobre a província, que, sediada em Uberaba, subordina Uberlândia, Patos e Ituiutaba.// A Printlog (José de Alencar, 218) garante qualidade e carga completa com as melhores tintas do mercado na reciclagem de cartuchos.
Perdendo força
As investigações da Polícia Federal sobre as denúncias que envolvem a Home Care, prestadora de serviços à Secretaria Municipal de Saúde à época de João Franco, “minam” as chances de o pedetista ser sacramentado como vice de Fahim Sawan. O acordo estava acertado, mas a convocação do ex-secretário como investigado põe os “tucanos” em estado de alerta. Contatado por telefone, o candidato a prefeito pelo PSDB não atendeu.
Mui amigos
Políticos uberabenses viviam dizendo que o “cacique” fulano ou beltrano era seu amigo. Como gostavam de dizer que eram “da cozinha”! O processo eleitoral deste ano está se encarregando de mostrar a cada um deles que esta “amizade” toda não passa de “conhecimento”. As rasteiras das últimas semanas estão aí para provar isso. Teve gente que dormiu dirigente de comissão provisória de sigla e acordou como simples filiado.
Promotor denuncia policiais
Sargentos Gilberto Bernardes e Carlos Lopes, cabo Valter Oliveira, vereador Adalberto Luís da Costa e Adilma Aparecida da Silva foram denunciados à Justiça em ação civil pública produzida pelo promotor Laércio Conceição. As acusações contra o quinteto resultam de irregularidades que cercaram a execução de obras no prédio da PM e a exploração de prostituição em Veríssimo. Mais detalhes da denúncia na edição de amanhã.
Agressão
Agente penitenciário foi agredido por detento na quarta-feira, quando entrou em uma das celas para fazer vistoria. Ele precisou ser socorrido por colegas do Grupo de Intervenção, mas, antes, levou socos e pontapés. O clima na penitenciária, nos últimos dias, é dos mais tensos com a direção procurando reforçar a vigilância. As folgas dos agentes estão suspensas, mas nenhuma explicação foi dada aos servidores. Eles apenas sentem o clima ruim.
Na bronca
Advogados criminalistas estão na bronca com a OAB. É que o acordo feito pela Ordem com a direção da Penitenciária “Aluízio Ignácio de Oliveira” não atende às necessidades dos profissionais. Eles podem conversar – agendando – com apenas três clientes presos por dia. E por somente 15 minutos com cada um. E, quando chegam à penitenciária, dizem, tomam chá de cadeira à espera dos clientes porque falta agente penitenciária para ir buscá-los na cela.
Umas e outras
Um dos presos pela PF, ontem, suspeito de pedofilia é funcionário da Receita Federal e membro do Tribunal do Júri há 10 anos (por isso, tem direito a prisão especial na penitenciária).// É hoje a imperdível festa de comemoração dos 40 anos do JM.// PM bombeiro de Franca (SP) foi preso por ordem da juíza de Sacramento, acusado de participar do furto de transmissores da rádio de Tony Carlos, já recuperados. Ele será ouvido em Sacramento pelo delegado Heli Grilo.// Mauro Umberto Alves pediu a Anderson, ontem, exoneração dos cargos de assessor de Orçamento e membro do Conselho de Gestão.
“As pessoas se tornam especiais não pelo o que elas são, mas pelo o que elas representam uma para as outras.”
(Rafael Bastos)