FALANDO SÉRIO

Lesa Pátria: morador em Uberaba é condenado pelo STF a 17 anos

Wellington Cardoso
Wellington Cardoso Ramos
jornalistawellingtoncardoso@gmail.com
Publicado em 02/04/2024 às 20:30Atualizado em 03/04/2024 às 21:38
Compartilhar

Engenheiro mecânico residente em Uberaba desde dezembro de 2022, depois de passar cinco anos em Uberlândia, foi condenado pelo STF a 17 anos de prisão por ter participado da invasão ao Palácio do Planalto em 8 de janeiro de 2023. Em Uberaba, Fabiano André Silva estava residindo na Vila Santa Maria.

Indenização
Ele também entrou na lista daqueles que terão de pagar indenização de R$ 30 milhões por danos morais coletivos.

Desempregado
Em seu interrogatório por juiz a serviço do STF, Fabiano contou estar desempregado e ter deixado a esposa em Vazante – terra dos pais dela – antes de seguir, de carro próprio, para Brasília às vésperas da manifestação. E se emocionou ao falar da filha de 12 anos. O juiz esperou que ele secasse as lágrimas para prosseguir o interrogatório.

Contradição
Assistido por um dos papas do Direito em Minas, o advogado Marcelo Leonardo, o engenheiro não recorreu ao silêncio e respondeu a todos as perguntas feitas pelo magistrado. Em algumas ocasiões chegou a ser alertado que havia dado versão diferente ao ser ouvido em delegacia por ocasião da prisão, ocorrida dentro do Palácio do Planalto.

Fotos
Ele contou ter se refugiado dentro do palácio para fugir das bombas de gás lacrimogênio lançadas pela polícia durante a manifestação. Contudo, fotos acostadas nos autos o mostram tranquilo, às vezes escondendo parte do rosto com o lenço que levava no pescoço, outras vezes não.

Preso
O condenado, que já estava preso na Papuda, permaneceu no complexo penitenciário de Brasília após a sentença condenatória.

Filmagem
No Hospital de Clínicas há total desconhecimento do vídeo em que aparece uma equipe de saúde extraindo pedaço de uma abóbora do ânus de um homem. O vídeo tem rodado as redes sociais nos últimos dias como se o procedimento assistencial e a filmagem tivessem ocorrido em Uberaba, o que não procede.

Coincidência
E a veiculação do vídeo coincidiu com ocorrência lavrada pela PM no fim de semana, em que homem foi levado ao HC depois de ter introduzido uma abóbora no ânus para se satisfazer sexualmente, segundo os relatos. O legume quebrou e ele precisou ser atendido em hospital.

Normas rígidas
Consultado pela coluna, o HC ouviu as chefias de setores pelos quais o paciente passou, e nenhuma delas tinha conhecimento do vídeo. Por sua assessoria de Comunicação, o hospital ressaltou ter normas rígidas contra filmagens de procedimentos médicos ou multiprofissionais.

Sanções
A desobediência às normas resulta em investigações internas e sanções para os responsáveis, e em hipótese alguma, ratificou a AsCom, o Hospital de Clínicas e a EBSERH admitem a violação da privacidade do paciente, e periodicamente reforçam medidas educativas para que isso não ocorra.

Ofensas
Outra vez Uberaba aparece no noticiário nacional. É nascido em Conceição das Alagoas e funcionário do INSS em Uberaba o homem identificado pela Polícia Federal como autor de (supostas) ofensas contra o ministro Gilmar Mendes, em lanchonete de aeroporto em Lisboa, Portugal.

A “ofensa”
Segundo o ministro, Ramos Antônio teria dito que “você e o STF são uma vergonha para todo o Brasil e para todo o povo de bem. Infelizmente, um País lindo como o nosso está sendo destruído por pessoas como você”.

Artilharia
Apontam em direção ao uberabense ameaças de processo criminal, ação de reparação por danos morais e ainda a possibilidade de algum tipo de punição administrativa no INSS (Brasília). O episódio configura ofensa moral ou mero aborrecimento (?) – é uma das frases mais ouvidas sobre a queixa do ministro.

No MP
Depois de ter cobrado também o engajamento dos Conselhos Tutelares em defesa das crianças necessitadas de profissional de apoio nas escolas municipais, o vereador Túlio decidiu bater também na porta do Ministério Público. 

Protocolada
E, citando dez escolas (listadas inclusive por professores em movimento grevista) em que faltam profissionais, Túlio Micheli solicita ao promotor Thiago de Paula Oliveira que apure as limitações da rede municipal no atendimento obrigatório a alunos com necessidades especiais. E ainda que adote as providências que julgar necessárias para corrigir a irregularidade.

Sob dúvida
Na correspondência protocolada no MP, o vereador põe em dúvida afirmações feitas pelo secretário Celso Neto no programa “Pingo do J” da Rádio JM (com os colegas jornalistas Márcio Gennari e Lídia Prata). Segundo Túlio, número de professores de apoio (700) citados pelo secretário daria para atender 2,1 mil alunos, e essa não parece ser a realidade.

Regime militar
Os 60 anos da revolução de 1964, com a deposição de Jango e a assunção do poder pelos militares, não passarão esquecidos na UFTM. A começar por um mural já em exposição com fotos de mortos e desaparecidos durante o regime militar.

Gildo Macedo
Uma dessas fotos é a de Gildo Macedo, nascido em Ituiutaba, mas com passagem por Uberaba enquanto estudante, e morto em 1973, em Recife. Na versão oficial, morto por companheiro em confronto armado por colega de subversão. A outra versão é que Gildo foi morto em sessão de tortura.

Roda
A professora Alexandra Bujokas, do Departamento de Filosofia e Ciências Sociais, e colegas estão organizando todas as atividades, que incluem uma roda de conversa com pessoas que vivenciaram o período governado por generais do Exército.

Zerado
Até a tarde desta terça-feira inexistia na Controladoria Geral do Município qualquer denúncia ou relato de comportamento inadequado (à luz da legislação) de servidor grevista. A informação é da titular da pasta, Júnia Cecílio.

Transporte
Prevista para abril a abertura de processo licitatório para o transporte de alunos da rede municipal, na cidade e na zona rural. A Secretaria de Educação está concluindo os preparativos para isso. A despesa mensal da Prefeitura com o serviço está em torno de R$ 2,4 milhões.

Parabéns
Um dos veteranos mais conceituados da PM no Triângulo ficou mais experiente na segunda-feira e recebeu homenagem surpresa de um grupo de amigos reunidos pelo vereador cabo Diego. O subtenente Benedito da Silva Porto, que ingressou na PM aos 16 anos (isso era possível à época) e praticamente construiu toda a sua carreira no 4º Batalhão, completou 90 anos de idade. E ainda faz caminhada diariamente na praça Magalhães Pinto para manter a forma.

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por