FALANDO SÉRIO

LGBT+: 60% já foram vítimas de preconceito em Uberaba

Wellington Cardoso
Wellington Cardoso Ramos
jornalistawellingtoncardoso@gmail.com
Publicado em 27/05/2024 às 21:37Atualizado em 28/05/2024 às 21:25
Compartilhar

Os brancos são maioria na comunidade LGBT+ de Uberaba. Eles representam 55% das pessoas que assim se identificaram em pesquisa feita em 2023. Os pardos são 28% e os negros, 15%. Outros 2% não indicaram a sua cor ou raça.  

Mutirão
Alguns dos dados da pesquisa foram abordados no Mutirão de Cidadania e Direitos Humanos, no fim de semana. Evento promovido pela Coordenadoria de Políticas Públicas LGBT+ e que contou com inúmeras palestras de esclarecimentos, incluída a retificação de nome para a pessoa trans.

Poucos trans
Das pessoas que à época responderam espontaneamente ao questionário, apenas 3% se identificaram como mulher trans e outros 4% como homens trans. Os homens e as mulheres cisgênero representaram 41% e 40%, respectivamente. Os que não quiseram falar sobre isso ficaram em 12%.

Preconceito
O preconceito à comunidade LGBT+ ainda é muito grande em Uberaba, de acordo com o que declararam os integrantes dela. Mais de 60% sofreram alguma forma de preconceito e bullying em ambientes escolares. Cerca de 40% foram assediados no trabalho e 46% não se sentiram bem acolhidos pelos colegas.

Avaliação
A coordenadora de Políticas Públicas LGBT+ da FCU, Lucimira Reis, avaliou como altamente positivo o I Mutirão da Cidadania e Direitos Humanos. Lembra ela que a pesquisa comentada no encontro teve a orientação científica do professor Rafael De Tilio (UFTM) e envolveu pessoas na faixa etária dos 15 aos 34 anos. Colaboraram com o Mutirão a Associação Mineira da Diversidade, UNIUBE, Mosaic e órgãos da Prefeitura. 

Depoimentos
Divisão de Combate à Corrupção e ao Crime Organizado da Polícia Civil prioriza em junho a audição de pessoas que possam contribuir para a elucidação das notas fiscais suspeitas na cadeia de fornecimento de lama asfáltica para o recapeamento em Uberaba. Autor da denúncia é Marcos Jammal.

As notas
As notas sob suspeita foram entregues a Jammal por servidor da Prefeitura e teriam sido emitidas para uma empresa, e não para o município.

Muito papel
O delegado Eduardo Garcia e sua equipe estão concluindo a análise e o cruzamento de informações de quatro mil páginas de documentos requeridos pela Polícia Civil. A lista inicial de depoentes estaria pronta.

Mais uma ação
Advogado Rondon Fernandes deu a entender em vídeo veiculado na rede social que o encontro de Elisa com os servidores, na noite desta 2ª feira, em auditório externo, desaguará na Justiça. 

Punição
Em nota assinada por seu pré-candidato a prefeito, o advogado Adriano Espíndola, o PSTU faz detalhado histórico sobre o racismo, inclusive em Uberaba, e pede punição para o padre Eduardo, da Igreja Santa Terezinha. Nota critica também a reação da Arquidiocese.

Mal interpretado
O padre Eduardo voltou à rede social nesta 2ª feira para, entre outros pontos, lamentar o inconveniente e o constrangimento causados ao clero, à arquidiocese (dom Paulo) e às pessoas que não compreenderam a intenção da sua declaração sobre a manifestação dos Ternos de Congada. Segundo ele, foi uma reflexão para o público interno.

Azedando
A morte do mecânico Bruno Minelis da Silva Naves, 24h após acidente no complexo industrial da Mosaic no DI/3, acirra as divergências entre empresa e Stiquifar, o sindicato dos trabalhadores. Com o rompimento de uma passarela, Bruno caiu dentro de um tanque com ácido fosfórico e teve queimaduras em todo o corpo.

Queixas
Em assembléia de baixo quórum, segundo admitiu o próprio Stiquifar, em março trabalhadores da Mosaic e sindicalistas discutiram questões de segurança na empresa. Segundo nota do sindicato, ficou entendido que há riscos diários, precarização de salário e descaso para com a mão de obra.

Providências
À coluna, Graça Cariconde assegurou ter dito ao gerente da Mosaic em Uberaba que o Stiquifar levará a morte do trabalhador de 33 anos e pai de duas crianças ao Ministério Público do Trabalho, acompanhado de pedido de uma inspeção no complexo industrial do DI/3. E estuda uma representação na esfera criminal.

Dossiê
Há dois meses o sindicato enviou um dossiê à Mosaic nos Estados Unidos, pedindo providências sobre as condições a que estariam submetidos os trabalhadores em Uberaba. E não teve nenhuma resposta, segundo Carriconde.

Uniformes
Lançamento, sexta-feira, de uniformes a serem usados este ano nada tem a ver com o time com que o USC pretende disputar o Campeonato Mineiro. É o que diz diretor da Associação USC, que se coloca entre os céticos quanto à evolução da Sociedade Anônima. Os uniformes são das categorias sub 15 e sub 17.

Parceria
Se eventualmente ocorrer o rompimento do contrato entre o USC e a SAF, o desejo da associação é de que permaneça a parceria com o projeto social tocado pelo vereador pastor Eloísio. Os garotos do projeto “Bom da Bola, Bom na Escola” representarão o USC nas competições de base.

Inverdade
Não é verdadeiro que a SEMED esteja deixando de preencher relatórios das plataformas de interação entre o município e a União – esclarece assessoria de Imprensa da secretaria. Informação em contrário circulou na rede social na semana passada. Do preenchimento desses documentos dependem transferências de verbas.

Detalhamento
Em seu esclarecimento, a SEMED detalhou uma a uma as plataformas, lembrando que, somente no Plano de Ações Articuladas (PAR), a pasta tem mais de trinta convênios em andamento. O CEMEI Rio de Janeiro, a ser inaugurado, é uma das obras financiadas pelo PAR.

Futebol
Bons jogos marcaram a 5ª rodada da 1ª fase do Campeonato de Juniores, no fim de semana: Bom Retiro 3 x Nacional 1, São Benedito 2 x Vila Esperança l, Beira Rio 2 x Vila Nova 3 e Campo Florido 3 x Atlético 1.

Classificação
1º - Vila Nova, 15 pontos: 2º - Vila Esperança, 9; 3º - Campo Florido; 4º - Bom Retiro, 7; 5º - São Benedito, 6; 6º - Atlético, 4; 7º - Beira Rio, 3; 8º - Nacional, 3.

Amador B
Resultados da 4ª rodada da 2ª fase: Havaí 0 x Vila Militar 2, Santa Fé 4 x Madureira 1, Costa Teles 1 x Aliança 1, Vila Planalto 2 x Ipiranga 0, Água-compridense 2 x Leblon 1.

Classificação
Grupo C: 1º - Santa Fé, 8; 2º - Costa Teles, 8; 3º - Vila Militar, 7; 4º - Aliança, 7; 5º - Havaí, 3; 6º - Madureira – 0. Grupo D – 1º - Água-compridense, 10; 2º - Vila Planalto, 6; 3º - Leblon, 6; 4º - Ipiranga, 1; 5º - Olímpico, 0. Obs: O Água-compridense é o primeiro time a assegurar o acesso ao Módulo A de 2025.

Atenuante
A confissão qualificada de réu levado ao Tribunal do Júri é atenuante a ser observada na dosimetria da pena. Assim reconheceu o Tribunal de Justiça de Minas em apelação feita pelos advogados criminalistas Leuces Teixeira e Lucas Mazete.

Redução
Com isso, a pena do condenado em 1ª instância foi reduzida de 21 para 16 anos de prisão.

Explicando
A Corte levou em consideração para a redução o fato de o réu ter confessado o crime diante do corpo de jurados. A decisão do TJ mereceu publicação na conceituada revista eletrônica especializada Conjur Jurídico.

Contra o preconceito
Preocupado com os vários relatos de ocorrências de preconceito racial e injustiças em escolas do município, o vereador professor Wander quer levar esse mal ao debate em audiência pública. Segundo ele, “Uberaba está diante de um cenário preocupante” em prejuízo dos profissionais da educação. Frisando ser preciso combater todas as formas de discriminação, Wander quer o engajamento da sociedade nas discussões.

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por