No topo
Uberaba é a 22ª cidade mais inteligente e conectada do país (a 4ª de Minas), segundo estudo da consultoria Urban Systems, que avaliou 700 municípios com mais de 50 mil habitantes.
O que pesou
Trabalho levou em consideração aspectos como mobilidade, educação, empreendedorismo e, em especial, urbanismo.
Pontuação
Uberaba somou 24,15 dos 63 pontos possíveis (o Rio, primeira colocada, teve 29,99 pontos e Uberlândia, a 23ª, 25,09).
Funerária
Liminar concedida em 1ª instância à funerária Cristo Rei, de Ituiutaba, para se instalar em Uberaba foi cassada pelo Tribunal de Justiça.
Pra destruir
Ouvindo sugestão do delegado Ramon Bucci, em nome da segurança, Tony Carlos apresentou projeto na Assembleia Legislativa para que os veículos apreendidos e não resgatados sejam destruídos.
Para crime
Acontece de documentos de veículos leiloados servirem para o “esquentamento” de outros, furtados ou roubados. Além disso, muitos carros leiloados passam a circular irregularmente pelas vias públicas.
Melou
Com aceno de instauração de inquérito por improbidade administrativa contra os responsáveis, o Ministério Público breca o fim da via exclusiva para ônibus na avenida Leopoldino de Oliveira.
Simples assim
Para atender ao pleito dos comerciantes das imediações, a Prefeitura terá de provar que o projeto BRT não deu certo, o que não é o caso.
Alternativa
Para aliviar a falta de estacionamento na Leopoldino, reclamada por lojistas, Piau aprova estudo para criação de vagas na Alaor Prata.
Acidentes
Dona de uma das maiores frotas do Estado, Uberaba ficou em 7º lugar em Minas entre as cidades com maior número de acidentes de trânsito com pelo menos uma vítima (fatal ou lesionada), no primeiro semestre.
Ranking
Estudo feito pelo Estado mostra BH em 1º lugar (5,9 mil acidentes), Uberlândia em 2º (2,4 mil) e Montes Claros em 3º (1,6 mil). Uberaba aparece em 7º (801).
Covardia
A agente penitenciária Vivian Cristina foi morta depois de derrubada da moto em que se dirigia para a penitenciária. Dos onze tiros recebidos por ela, oito ocorreram depois de caída.
Execução
Dois disparos foram feitos diretamente em sua cabeça, característica de execução pura e simples.
Curto e grosso
Ministério Público recomendou à Polícia Militar que não mais utilize relatório de investigação preliminar (RIP) diante de fato que possa configurar crime militar. Quer inquérito direto.
Denúncia
Diz o MP mineiro que o inquérito deve ser instaurado sempre que houver denúncia de fato que, em tese, configure crime. Mesmo que haja a posterior desistência do queixoso.
Riscos
O comandante que não acatar a recomendação correrá o risco de ser processado por prevaricação e improbidade.
De perto
Centro de Promoção da Saúde criado pela RN acompanha de perto os assistidos da operadora com programas que melhoram sua qualidade de vida e reduzem seus riscos, além de dar atenção aos doentes crônicos, evitando internações.
TCO
Informante diz que dar competência à PM para lavrar TCO não aliviará a carga de serviços dos delegados, mas dos escrivães. “Difícil não ser um deles o autor do documento” – ressalta.
Esquecidos
Ainda segundo o informante, os escrivães da Polícia Civil deveriam ser mais valorizados, pois “fazem muito, seguram o piano, e nem são lembrados na hora dos cumprimentos”.
Simplificando
A elaboração do Termo Circunstanciado de Ocorrência pela PM simplificaria a chegada do caso ao Juizado Especial e evitaria filas nas delegacias de plantão diante da grande quantidade de prisões feitas diariamente pelos militares.
Chá de cadeira
Policiais de todos os níveis têm reclamado do tempo que passam em delegacias para a formalização da prisão de conduzidos e à espera de audiências no MP e no Judiciário.
Teatro
Quinta e sexta-feira o Grupo Galpão, aclamado nas apresentações em São Paulo, encenará em Uberaba a peça “De tempo somos – um sarau”. Às 20h, no Teatro Sesi.
Arquivamento
Diante da negativa geral, o promotor João Davina arquivou procedimento aberto para apurar se algum vereador havia avançado o sinal nas conversas sobre cemitério privado.
Canal aberto
Os reclamantes de providência Denise Max e coronel Hely Araújo podem recorrer se discordarem da manifestação.
O preço
E pode custar caro a “brincadeira” de dois estudantes, moradores no centro, que furtaram placas de sinalização em via pública. Flagrados pelo “Olho Vivo”, responderão a inquérito.