O alvo
Tem aumentado a violência voltada para os policiais militares, vítimas de agressões físicas, cusparadas e rotineiras manifestações de desacato por infratores da lei, em maior ou menor potencial ofensivo. Além do sargento baleado na segunda-feira, e morto na quarta, duas viaturas foram alvejadas a tiros esta semana. A sociedade precisa reagir de alguma forma, em favor da instituição.
Vem surpresa!
Sem dar a menor pista sobre elas, o advogado Leuces Teixeira promete surpresas para o Tribunal do Júri, no próximo dia 13, por ocasião do julgamento de Edson Fernandes de Ávila. O réu responde pelo assassinato da esposa e duas irmãs dela, em agosto de 2011, no bairro Boa Vista. “Foi a maior tragédia que já vi, mas algumas verdades precisam ser ditas” – adiantou o criminalista.
A decepção de Tony Carlos
A amigos Tony Carlos desabafa sua decepção com o colega Lerin, que - diz - pegou carona nos seus entendimentos com o Estado para entregar as instalações do DER ao Corpo de Bombeiros. É que no mesmo dia em que o deputado “calouro” conseguiu ver sacramentado o contrato, Lerin distribuiu nota à imprensa comemorando a concretização de “um sonho antigo”, mas sem qualquer referência ao peemedebista. “É muita cara de pau” – sentencia Tony Carlos.
Obras na BR-050
O Consórcio Planalto iniciou suas obras na BR-050, agora sob sua responsabilidade entre Delta e Cristalina (GO). Serviços de capina e instalação de placas vêm sendo realizados entre Uberaba e Uberlândia e, a partir de abril, passado o período chuvoso, devem ser iniciada a duplicação de 10% da rodovia, necessários por força de contrato para que o consórcio possa iniciar a cobrança de pedágio. A duplicação dos 218 quilômetros da BR-050 ainda de pista simples ocorrerá em no máximo cinco anos.
Demorou
Vítima de boicote em muitas edições, até que enfim, Eurípedes Higino receberá a Medalha da Paz Chico Xavier, em cerimônia programada para a semana que vem em Uberaba.
Celulares usados
A partir da semana que vem, lojas que comercializam eletroeletrônicos usados serão visitados por fiscais e guardas municipais, em ação que objetiva o combate ao crime de receptação. De alguma forma, os celulares furtados e roubados, em especial, voltam ao mercado. Assim como os aparelhos usados para o pagamento de drogas. A lei exige que o comerciante tenha registrada a origem daquilo que vende.
Comércio de cães e gatos
Também terá início a fiscalização aos pontos de venda de cães e gatos, obrigados a ter a relação dos animais e a chipá-los no momento da comercialização. Desde janeiro, todo cão ou gato vendido precisa ser eletronicamente registrado no Departamento de Zoonoses da Secretaria de Saúde.
Vai complicar
Depois de ser “empurrado com a barriga” por meses, o advogado Mauro Morais diz ter ouvido da Prefeitura de Pirajuba que drogaria de Uberaba continuará sem receber os R$74,5 mil que lhe são devidos, apesar da existência de precatório desde 2013. Alega o município não ter sido notificado pelo Tribunal de Justiça. Agora, o advogado está fazendo consulta à Corte e a informação não for verídica, requererá intervenção em Pirajuba. No site do TJ constam a aprovação do precatório e seu encaminhamento.
Correção
FALANDO SÉRIO comentou a “ausência” e o Sint-UTE/Minas corrigiu release, agora para mostrar que professores de Uberaba também participaram da assembleia de 4ª-feira em Belo Horizonte.
Repercussão
O assassinato do sargento Regivaldo Alves Ferreira repercutiu em todo o Estado. Tanto que o comandante-geral da PM veio de BH para os funerais, acompanhados também pelo juiz Daniel Colaço.
Infraero perde round
Em polêmica alimentada por dúvidas quanto ao processo licitatório, a Infraero perdeu round de sua disputa com a Lubpert Lubrificantes. O juiz federal Osmane Antônio dos Santos derrubou o rompimento unilateral pela Empresa Aeroportuária do contrato que alicerçava o funcionamento de posto de gasolina em sua área na avenida Edilson Lamartine Mendes. Assim, a Lubpert pode continuar ocupando o espaço.
Puxão de orelhas
Decisão do magistrado contém discreta crítica à Infraero, ressaltando “situação de estranheza na condução dos procedimentos licitatórios e suas execuções envolvendo a concessão do direito de explorar o posto de combustível existente na área do aeroporto de Uberaba”. Controvérsia entre a Infraero e a antiga concessionária também tramitou na Justiça Federal.
Susto
Empresários do ramo de entretenimento não escondem que estão assustados e preocupados com o avanço da violência em shows. Os registros das últimas semanas são de fato alarmantes: arrastões feitos por gangues, furtos, roubos e agressões físicas, seguranças despreparados e falta de presença das polícias e do Juizado de Menores para coibir os excessos dos adolescentes.
"Encontra-se oportunidade para fazer o mal cem vezes
por dia e para fazer o bem uma vez por ano.”
(Voltaire)