Recurso
Ex-secretário de Saúde Valdemar Hial recorrerá da sentença que lhe foi aplicada pelo juiz Lúcio Eduardo Brito, de três anos de inelegibilidade e multa de R$ 15 mil.
Descompasso
“Inobstante o respeito ao culto magistrado, sua sentença andou em descompasso com outros julgados do próprio Tribunal de Justiça envolvendo os mesmos réus (Hial e Anderson)” – frisa o advogado Emerson Galvão.
Dolo ou culpa
Ressalta o advogado que todos os esforços foram feitos pelos acusados de descumprimento de ordem judicial de compra de medicamentos, inexistindo dolo ou culpa no episódio.
Autoria
A ação foi proposta pela promotora Cláudia Marques, curadora da Saúde, autora de várias outras do gênero.
Tortura
Dos três processos resultantes da denúncia de tortura de presos do presídio de Conceição das Alagoas, em 2009, dois têm audiência de instrução e julgamento programada.
Importância
Uma das fases mais importantes de processo criminal, as audiências estão agendadas para os dias 11 de maio e 28 de agosto e envolvem vinte e um acusados (muitos deles ex-agentes penitenciários).
Sumidos
Justiça tem enfrentado dificuldades em localizar alguns dos denunciados e testemunhas.
Isolado
Um dos processos tem como acusado apenas José Xavier de Souza, ex-diretor da Penitenciária “Aluízio Ignácio de Oliveira” e comandante da ação de contenção da rebelião em Conceição, origem das denúncias de maus-tratos.
Defesa
Somente no mês passado, Xavier indicou novo advogado em sua defesa. Ausência retardava o andamento do processo.
Agilização
Promotor Rodrigo Lionel Barbosa considera que a criação da segunda Vara em Conceição, em 2014, e o desmembramento da ação principal deram mais celeridade ao caso, iniciado há sete anos.
No limite
Lutando contra as próprias carências, o que não falta na Polícia Militar é prestação de serviços à comunidade. Os números impressionam.
Prisões
Os soldados do 4º Batalhão fizeram 16 mil prisões no ano passado e, na vizinha Araxá, houve outras 812 prisões.
Nas ruas
Mas, do que se queixam mesmo os policiais é do “enxugar gelo”. Chegam a prender o mesmo bandido mais de dez vezes e ele volta para as ruas.
Todos brigam
Crise econômica aumenta divergências e é combustível para brigas até mesmo entre as instituições (o que está aflorando) – adverte o ex-prefeito Luiz Guaritá.
Crítico
“Quando falta dinheiro, a porta fica escancarada para a desarmonia” – afirma o presidente do Codau, alertando para a gravidade do momento nacional.
Isolado
Os sinais são de que o PT estará completamente isolado nas eleições proporcionais deste ano em Uberaba. Não encontrará parceiro.
Indesejado
Com os escândalos de corrupção em que mergulharam algumas de suas principais lideranças, o PT passou a ser companhia indesejada.
Reflexos
Petistas históricos deixaram a sigla pelo Brasil afora, alguns deles em Uberaba, como os ex-vereadores Zé Severino e Marilda Ribeiro.
Fechamento
Pelo menos mais duas boates serão fechadas em Uberaba esta semana por falta de alvará de funcionamento e vistoria de instalações aprovadas pelo Corpo de Bombeiros.
Insatisfeito
Associado da ABCZ não ficou nada satisfeito com a prestação de contas do exercício de 2015, não detalhada em assembleia.
Viagens
Diz-se curioso em conhecer os gastos com viagens de diretores.
Irritação
Um dos participantes da assembleia da semana passada chegou a falar em “vergonha” ao se referir à forma de exposição resumida do balanço. Foi constrangedor.
Vapt-vupt
Aprovação foi no estilo “os que concordam permaneçam como estão, aprovado” – queixa-se outro participante da sessão.
Socorro!
Os roubos em Minas Gerais cresceram 32,19% no primeiro bimestre deste ano, na comparação com idêntico período de 2015.
Na esteira
Em Uberaba não foi muito diferente, embora com dois pontos percentuais abaixo. O acumulado em dois meses passou de 482 em 2015 para 626.
Diariamente
Os números são oficiais e mostram que a cidade acumula 10 ocorrências de roubo a cada vinte e quatro horas.
Região
Na região do Triângulo Sul foram 787 os crimes violentos contra o patrimônio no primeiro bimestre.