FALANDO SÉRIO

Mais de oitenta presos passam festas em família

Wellington Cardoso
Publicado em 28/12/2019 às 07:23Atualizado em 18/12/2022 às 03:07
Compartilhar

Saidão

Para a semana do Natal em casa, trinta e sete presos deixaram a Penitenciária “Aluízio Ignácio de Oliveira”. Grupo tem de retornar no dia 30.

Ano-novo

Para a virada do ano em família, o “saidão” beneficiará outros quarenta e sete detentos, com reapresentação marcada para até o dia 7 de janeiro.

Semiaberto

Têm direito ao “saidão” os presos do regime semiaberto e sem registro negativo de ordem disciplinar nos últimos seis meses.

Restrições

Em liberdade, o detento não poderá usar bebida alcoólica, frequentar bar e ficar na rua após as 18h. Mas não há fiscalização efetiva.

Foragidos

Aquele que não retornar à penitenciária na data prevista será considerado foragido.

Prejuízos

A falta de energia elétrica em propriedades rurais de Uberlândia, no fim de semana, provocou a morte de milhares de frangos prontos para o abate.

Dos grandes

Um único produtor perdeu quase 20 mil quilos de aves.

Leite

Em outra fazenda houve perdas de leite.

Acumuladas

Segundo fonte da JBS, compradora de aves para abate na região, as perdas acumuladas por falta de energia elétrica em fazendas, este ano, chegam a 20 mil frangos.

Arquivamento

Lei do pacote anticrime inova também em relação ao arquivamento de inquérito. Antes dela, o promotor o requeria e caberia ao juiz homologar ou não.

Como fica

A partir de agora, o promotor ordena o arquivamento e os autos irão a instância de revisão para homologação e o arquivamento ocorrerá no âmbito do próprio MP.

Fim de prisão

Quase cinco anos depois de apresentada a proposta pelo deputado mineiro subtenente Gonzaga, entra em vigor lei que acaba com a prisão disciplinar de militares estaduais.

Na dianteira

Como consequência da rebelião dos praças em 1997, a PM mineira aboliu a prática, trocando o regulamento disciplinar baseado no do Exército por Código de Ética.

Influência

Se alguém ainda tem alguma dúvida sobre a influência do uberabense Ricardo Saud nos bastidores de Brasília, leia o livro “Os Onze”, de Felipe Recondo e Luiz Weber.

A Corte

Os autores discorrem sobre o STF, seus bastidores e suas crises, como é dito na capa da publicação de 376 páginas.

Sob risco

Os dois jornalistas contavam, entre outras coisas, que o agora ministro Edson Fachin corria o risco de ter seu nome rejeitado pelo Senado e foi quando Saud entrou em cena.

A ajuda

“Naquele momento, um nome se ofereceu para ajudá-lo – Ricardo Saud” – narram, detalhando que o uberabense operacionalizava as milionárias doações da JBS.

Capacidade

Referindo-se à mudança da regra para a escolha de reitor das universidades, o sindicalista Rolando Malvásio diz que Bolsonaro tem a capacidade de piorar o que já era ruim.

Poder

Líder do Sindicato dos Técnicos Administrativos da UFTM, ele vê a MP sobre o tema como “uma enorme concentração de poder nas mãos dos reitores e do presidente”.

Carimbadores

Afirma Rolando que Bolsonaro “transformou os conselhos universitários em meros carimbadores das ações dos reitores e ainda poderá indicar qualquer um para reitor”.

Paridade

Para ele, o fim da paridade é um golpe contra a democracia nas universidades, “mas vamos para dentro do Congresso para derrubar ou modificar essa Medida Provisória”.

Tirocínio

Sargento escapou de tentativa de abordagem por criminosos motorizados quando passava de carro à noite pela rua Rosa Grande Pousa.

Disparos

Criminosos tentaram forçar sua parada, mas foram rechaçados a tiros.

Calote

Uberaba não foge à regra nacional: muitos criminosos condenados a pagar pena pecuniária simplesmente não recolhem o dinheiro aos cofres públicos.

Combustíveis

Presidentes da Codiub, Denis Silva, e do Procon, Marcelo Venturoso, confirmando para o dia 8 o lançamento do aplicativo “Preço Bomba”.

Regulação

A alimentação do app com os preços praticados nos postos poderá ser uma ferramenta de economia para o consumidor.

Prisão

Acusado de um dos crimes de maior repercussão no Triângulo Mineiro nos anos 90, o empresário Ricardo Abdumassih pode voltar a cumprir a pena de 20 anos.

Assassinato

Investigação e processo o apontaram como mandante do assassinato de Enodes de Oliveira, então candidato a prefeito de Tupaciguara, baleado três vezes no rosto.

Idas e vindas

Crime ocorreu em 1992 e, de lá para cá, o julgamento passou por dois desaforamentos, condenação, anulação e inúmeros recursos. O último deles agora inferido pelo STJ.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por