Acusado do assassinato de Fiama da Silva Bento, Valmir Rodrigues Batista foi condenado nesta 2ª feira a 20 anos de prisão, sendo-lhe negado pelo juiz Fabiano Veronez o direito de recorrer em liberdade. O réu estava preso desde a instrução do processo e permanecerá na Penitenciária “Aluízio Ignácio de Oliveira”.
Fim de caso
Valmir e Fiama moravam juntos em junho de 2024, na rua Reinaldo Batista Mendes, no Bairro Ilha Bela, mas a vítima já havia comunicado ao parceiro que queria o fim do relacionamento. Na noite do dia 21, a mulher foi procurada por ele em bar, onde estava reunida com amigos. Valmir a convidou para ir embora.
Dormiu fora
Temerosa, Fiama optou por dormir na casa de um amigo, dirigindo-se à própria residência no dia 22 por volta das 7h. Ali, ela foi morta pelo companheiro e teve o seu corpo jogado em área de mata com árvores de alto e médio porte e ainda vegetação abundante. Somente com a ajuda de cães farejadores do CB, dias depois, o cadáver foi localizado.
Denúncia
Todos estes dados constam da denúncia firmada pelo promotor Fábio Roberto Machado, em 27 de agosto. Quinze meses depois saiu a sentença da Vara de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher. Na acusação, no Tribunal do Júri, esteve a promotora Amannda de Sales Lima e o advogado criminalista Pedro Leopoldino atuou como assistente.
Quesitos
FALANDO SÉRIO resumiu as perguntas feitas aos jurados para a decisão popular que levou à dosimetria da pena aplicada pelo juiz Fabiano Veronez:
1 – As lesões descritas no auto de necrópsia foram a causa eficiente da morte de Fiama? SIM;
2 – Essas lesões foram provocadas pelo réu? SIM;
3 – O jurado absolve Valmir Rodrigues Batista? NÃO;
4 – O crime foi cometido por motivo torpe (ciúme e sentimento de posse)? SIM.
5 – O crime foi praticado por razões da condição de sexo feminino, consistente em violência doméstica e familiar? SIM.
Ocultação
Na segunda série de perguntas aos jurados:
1 – O corpo da vítima foi ocultado nas mesmas condições de tempo e lugar? SIM;
2 – O réu ocultou o corpo de vítima? SIM;
3 – O jurado absolve o réu? NÃO.
Em julgamentos, a quantidade de votos, tanto nos quesitos, quanto no resultado final, não é detalhada. Consta como “por maioria”.
Outra perda
Caixa Econômica Federal vai fechar a agência instalada na avenida Guilherme Ferreira. O último dia de funcionamento da unidade coincidirá com o encerramento do expediente bancário em 2025. Oficialmente, o Sindicato dos Bancários não foi comunicado, mas deve se manifestar em nota oficial nas próximas horas.
Sacramentado
E aconteceu o que certamente representará mais dezenas de postos de trabalho extintos em Uberaba: o CONTRAN aprovou o fim da obrigatoriedade das aulas em Centros de Formação de Condutores. Empresário do setor, Paulo Teixeira havia revelado à coluna que o conjunto de CFCs emprega cerca de 300 pessoas.
Trecho violento
Não apenas um. Uberaba tem os três trechos mais violentos de toda a BR-050, de acordo com dados levantados pela Polícia Rodoviária Federal. O recordista é o trecho do entroncamento das BRs 050 e 262. E em relação às federais no Triângulo Sul e ainda à BR-050 mesmo no Estado de Goiás.
Perímetro urbano
Os outros dois trechos que completam o “trio” com mais registros de acidentes são as imediações da Havan e do Posto Graal. Pela ordem.
Vítimas
Explica o inspetor da PRF Rocha Neto que os números não se referem apenas a acidentes com vítimas (mortos e feridos), mas a todo tido de sinistro, com ou sem pessoas machucadas. A maioria registrados pelos próprios envolvidos via Laudo de Sinistro de Trânsito sem Vítima, no site da Polícia Rodoviária.
Espanto
Uma revelação do líder do Executivo no Legislativo, nesta 2ª feira, causou espanto no colega Túlio Micheli. Segundo cabo Diego Fabiano, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico tem uma lista de 190 empresas interessadas em se instalarem em Uberaba. “E estamos esperando o quê(?)” – indagou o “tucano”.
Valorização
Disse o líder que a procura por Uberaba para investimento evidencia o valor que a cidade tem e que muitos não veem.
Sem resposta
A coluna pediu confirmação deste número à Prefeitura e quantas dessas empresas seriam de fora, mas a resposta não chegou antes do fechamento da edição para o JM impresso.
Surpresa!!!
Federação Mineira pega de surpresa os clubes classificados para o Módulo 2 do campeonato estadual de 2026. Marcou o Conselho Arbitral para quinta-feira, em Belo Horizonte. Presidente do USC, Rodrigão, garante que não se preocupa com essa proximidade de data.
Grupos
Reunião dividirá em dois grupos ou mais, de acordo com o que os clubes decidirem: USC, Boa/Ituiutaba, Caldense, Coimbra/Contagem, Democrata/SL, Guarani, Ipatinga, Mamoré, Patrocinense, Valeriodoce e Villa Nova.
Confiante
Rodrigão está confiante que o USC manterá os apoios recebidos este ano para formar uma equipe que honre o clube. As novidades para os torcedores serão anunciadas em breve, garante ele.
Houve trabalho
Sócio da empresa, o advogado Públio Emílio Rocha contou aos vereadores, na sessão da Câmara desta 2ª feira, que Elisa teve méritos em manter a Skala Cosméticos em Uberaba. “Havia realmente a possibilidade de ela se transferir para outra cidade” – explicou ele.
Venceu
E acrescentou que a prefeita convenceu o fundo investidor da Skala a mantê-la em Uberaba, e ampliada, na conversa que tiveram em São Paulo. Cobriu o que outras seis propostas ofereciam à empresa para se transferir daqui. A Skala é a maior produtora de cosméticos do Brasil e está, com os seus produtos, presente em oitenta países.
Sem procura
Consultado a respeito da crise hídrica e eventuais captações clandestinas ou acima do permitido no Rio Uberaba, promotor Carlos Valera – do Meio Ambiente – esclareceu que até esta 2ª feira não havia recebido nenhum pedido para operação de fiscalização específica.
Fraude no INSS
Em apuração pela Polícia Federal e motivo de uma disputa política entre petistas e bolsonaristas na CPMI, com acusações mútuas, as fraudes no INSS em prejuízo de aposentados e pensionistas continuam rendendo multas aplicadas pela PROCON de Uberaba.
As multadas
A Associação de Proteção e Defesa dos Aposentados (sic) foi multada em mais sete processos e a AMBEC em mais um.
Premiação
A uberabense Amanda Oliveira, pela quarta vez indicada às premiações da CNBB por projetos na área de comunicação católica, recebeu em São Paulo o troféu na categoria Kerigma. Premiação focada nas iniciativas da Pastoral da Comunicação pelo Brasil.
O projeto
Trabalho vencedor de Amanda, representante da equipe da Regional Leste 2, leva o título de “Plano Estratégico de Comunicação da Regional Leste 2 – 2023/2027”, coordenada pela uberabense desde 2022. Conceito do projeto é inspirado no papa Francisco: uso da comunicação para a criação de pontes que possam unir, formar e informar as pessoas.
Transmissão
Amanda recebeu o troféu das mãos de dom Valdir José de Castro, presidente da Comissão Episcopal para a Comunicação da CNBB, em evento (55ª edição dos Prêmios de Comunicação da CNBB) transmitido para o País pelas emissoras de TV de inspiração católica.