De saída
Embora com mandato para o cargo até 2017, por eleição em conselho, Maurício Cecílio está se preparando para deixar a vice-presidência do Indi.
Ético
O uberabense não irá empacar na função e, por ser dirigente do PSDB e ligado a Aécio Neves, o coloca à disposição do governo petista recém-empossado no Estado, aguardando apenas a escolha de seu sucessor.
O futuro
Bem-humorado, Maurício arranca risos quanto indagado sobre o seu futuro profissional: “Primeiro, vou fazer um curso no Pronatec”.
Perdas
Existem perdas no campo decorrentes do forte calor e redução das águas. “Elas já são significativas nas lavouras de soja e milho e tendem a piorar” – sentencia o presidente do Sindicato Rural.
Pastagens
Segundo Romeu Borges, há significativos prejuízos também na pecuária com a escassez das pastagens.
Falta d’água
Uma preocupação em especial: a redução do fluxo de água nas nascentes. “É preciso adotar medidas urgentes de proteção e recuperação das nascentes” – frisa o sindicalista, anunciando o Seminário das Águas, de 3 a 5 de fevereiro.
Desligados
O uberabense e competente Márcio Eli, que chegou a ser secretário interino de Governo de Anastasia, depois de um bom período como segundo homem na estrutura em diferentes pastas, deixou o Estado. Gilberto Caixeta também.
Mais rigor
Se não tem peito para endurecer as leis contra a criminalidade violenta, o Congresso demonstra, porém, disposição para aumentar as multas voltadas para os infratores de trânsito.
Em estudos
Depois de ser aprovado no Senado, projeto que aumenta em até 10 vezes o valor de multas para algumas infrações (dirigir sem CNH, por exemplo) é discutido na Câmara. E, se passar, permitirá a suspensão cautelar do direito de dirigir.
Condições
Suspensão da CNH por até 24 meses, sem maior burocracia, é voltada para infratores reincidentes em dirigir embriagado, entregar veículo a inabilitado, deixar de prestar socorro a vítima de acidente e em outras situações.
Prejuízos
No ano passado, mais de cinco mil pessoas receberam algum tipo de assistência médica – do menor ao maior nível – em consequência dos chamados “crimes contra a pessoa”, que incluem agressões.
Despesas
As despesas do Estado e da Prefeitura com os episódios não ficaram restritas à assistência médica. A elas se somam os salários pagos aos servidores (PMs ou civis) acionados e outros equipamentos usados.
Quem paga
Todos esses custos são bancados pelos contribuintes, que pagam os seus impostos, e nunca cobrados aos causadores de vítimas.
Premiadas
Além de Uberaba (apenas parcialmente), foram premiadas no Triângulo Mineiro com o apagão de segunda-feira as cidades de Conquista e Delta. No Estado foram 54.
Cana
Dados recentemente divulgados pelo IBGE e repercutidos ontem pelo site especializado Novacana mostram que Uberaba é o segundo maior produtor de cana do Brasil, perdendo apenas para Morro Agudo (SP).
Sem variação
A publicação diz que não houve variação na produção uberabense em 2013, na comparação com 2012. Foram 5,7 milhões de toneladas em 60 mil hectares de plantio.
Pela ordem
Atrás de Uberaba ficaram Guaíra, Rio Brilhante (MS) e Barretos. Todos com mais de cinco milhões de toneladas.
Quem entende?
Mesmo tendo baixado significativamente os índices de criminalidade na cidade, o major Fernando Fialho, “cria” do 4º Batalhão, foi transferido de Ituiutaba para Unaí. A população tijucana não aprovou.
Como muitos
Fialho e alguns outros PMs considerados “linha de frente”, com gosto e faro para o serviço operacional (de rua), foram transferidos de Uberaba nos últimos anos, enfraquecendo o poder de fogo do sistema contra a bandidagem na cidade.
Para baixo
Com a entrada em vigor, em março, da redução do ICMS sobre o etanol, em Minas Gerais, o preço do combustível deverá sofrer queda de R$0,12 – diz a FALANDO SÉRIO o presidente da Siamig, que representa o empresariado.
Vantagem
Com a desoneração, espera Mário Campos, o etanol voltará a ser vantajoso para o consumidor na relação com o preço da gasolina.
Acredite!
Ainda tramita na Câmara dos Deputados projeto de lei que obriga motorista recém-habilitado a afixar adesivo de 15x15cm no veículo que dirigir com a letra P, nos primeiros seis meses. Sem comentário.
“Quem sabe faz a hora, não espera acontecer.”
(Geraldo Vandré)