Nada informal
Futuro processo de escolha de reitor na UFTM, e demais instituições federais, não poderá incluir consulta informal à comunidade, como aconteceu este ano em Uberaba.
Vale nada
Como ficou atestado na própria UFTM, a consulta informal não tem validade alguma e agora está sendo expressamente abolida pelo MEC.
Paridade
Em nota técnica emitida este mês, aparentemente motivada pelo imbróglio na UFTM, o MEC também breca a paridade, marcante na “consulta informal”.
O peso
Em qualquer forma de escolha adotada deverá ser respeitado o peso de 70% do corpo docente.
Confronto
Referindo-se ao interminável processo de sucessão de Ana Lúcia Simões, o sindicalista Rolando Malvázio, “as partes (na UFTM) estão próximas de um confronto”.
Sem detalhes
Ele não esclarece o que seria esse confronto, mas lembra que “já vivenciamos isso no passado recente. Esse apego ao poder só fragmenta a universidade”.
Mal-estar
A falta de respeito ao resultado da eleição e a denunciada movimentação na situação nos bastidores em Brasília, impedindo a nomeação, aumentam o mal-estar interno.
Denúncia
Em mensagem “à toda UFTM” no fim de semana, o vencedor da eleição se diz vítima de campanha contra sua nomeação e promete bater na porta de Sérgio Moro.
Retardando
Segundo Fábio Fonseca, a reitora pró-tempore Ana Lúcia e o deputado Aelton Freitas se movimentaram em Brasília, semana passada, para retardar sua nomeação.
Suspenso
O ato já estava sendo preparado na Casa Civil, quando o ministro da Educação pediu de volta a exposição de motivos e o próprio despacho pela nomeação.
Dossiê
“Há indícios (de que Ana e Aelton) levaram um dossiê contra mim”, que incluiria sua ligação política com a esquerda e participação em manifestações.
Ameaça
No contra-ataque, Fábio ressalta que levará ao Ministério da Justiça “muita coisa errada” na UFTM.
Negando
O deputado Aelton Freitas negou que tivesse acompanhado Ana Lúcia ao MEC, quinta-feira, e a reitora não foi localizada ontem pela coluna para se manifestar.
Videoconferência
Para audiência na Justiça Federal, os presos não precisam deixar a Penitenciária “Aluízio Ignácio”, em projeto idealizado pela juíza Cláudia Marques.
Segurança
A videoconferência evita o deslocamento de presos entre a penitenciária e o Fórum Federal.
No Estado
Diretor do Fórum “Melo Viana”, Fabiano Veronez, tenta junto ao TJ introduzir o sistema nas Varas Criminais e da Infância, no âmbito da Justiça Estadual em Uberaba.
Monitoramento
No bloqueio de dinheiro determinado pela Justiça em conta bancária, o banco terá de permanecer fazendo o monitoramento diário enquanto o limite não for alcançado.
Mudou
A alteração no regulamento do sistema eletrônico de comunicação entre o Judiciário e as instituições financeiras entrou em vigor este mês.
Corrupção
Ao longo do ano, o promotor uberabense José Carlos Fernandes (foto) foi um dos membros do MP brasileiro mais requisitados para palestras contra a corrupção.
Especialidade
Fernandes se especializou na área da defesa do patrimônio público, em trabalho iniciado em Uberaba, e atualmente é o coordenador das ações do MP mineiro no setor.
Fracassou
Pelo Brasil afora fracassou o modelo de restaurante popular lançado no Governo Lula. Oitenta e cinco deles já fecharam.
Transferência
Sepulturas do Cemitério Medalha Milagrosa serão transferidas para o cemitério-parque ao longo dos próximos cinco anos.
Em família
Secretaria de Desenvolvimento Social trabalha o projeto Família Acolhedora para substituir o abrigamento temporário de crianças em condições de vulnerabilidade.
Para cima
Tem aumentado em Uberaba o número de crianças retiradas do controle irresponsável dos pais.
Faroeste
Na rodovia que liga Uberlândia a Vazante, Van foi interceptada a tiros por assaltantes na noite de 6ª feira. Passageiros ficaram sem joias, dinheiro e telefones.