FALANDO SÉRIO

Medida protetiva em favor de Elisa é mantida por juíza

Wellington Cardoso
Wellington Cardoso Ramos
jornalistawellingtoncardoso@gmail.com
Publicado em 14/10/2024 às 21:23Atualizado em 15/10/2024 às 21:27
Compartilhar

Em caso de vitória de Elisa no 2º turno, a prevalecer medida protetiva (de afastamento e proibição de contato) em favor dela e contra Thiago Mariscal, a cerimônia de instalação da próxima legislatura e de posse da prefeita estará comprometida. Como vereador mais votado para 25/28, Mariscal presidirá a sessão, mas não poderia se aproximar de Elisa.

Decisão mantida
No sábado, a juíza Beatriz Auxiliadora, da 1ª Vara Criminal, em que tramita o processo do “escândalo dos chips”, indeferiu petição de Mariscal para a revogação da medida de afastamento. O futuro vereador pontuou que não houve pedido de decretação da medida pela chefe do Executivo, mas sim pelo MP. 

Pode ser
A magistrada ressaltou a competência do Ministério Público para isso e indeferiu o pedido de Mariscal. Mas, deixou aberta a possibilidade de rever a situação, depois de conhecido o resultado final das eleições e para que em 1º de janeiro eleitos possam ter o exercício pleno de suas funções.

Somando
Tony Carlos está em “processo de soma’ neste segundo turno da campanha para prefeito. Conversou demoradamente com Samir Cecílio, do PL, no fim de semana, e começaria esta semana dialogando com Paulo Piau, do PSDB. O candidato acredita que conseguirá virar o resultado do primeiro turno.

Sem e sem
Indagada pelo empresário Paulo Leão, no grupo Política Uberaba 2024, sobre suas prioridades, a futura vereadora Ellen Miziara voltou a se mostrar crítica do governo municipal. Afirmou a presidente do PL que Uberaba, “de maneira geral, no meu ponto de vista, está abandonada, sem gestão, sem fiscalização”.

Prioridade
Ellen detalhou que saúde, educação, infraestrutura e a água merecem atenção, mas, ressaltou que as ações competem ao Executivo, o que não a impedirá de fazer postulações. “Meu dever, enquanto integrante do Legislativo, será fiscalizar e cobrar, e isso eu farei” – assegurou.

Neutro
Eleito o vereador mais bem votado para a próxima legislatura, Thiago Mariscal anunciou que estará neutro no 2º turno. Anulará o próprio voto – disse, provocando manifestações divididas em sua postagem no Instagram. Mesmo processado por Elisa, Mariscal pediu aos seus eleitores e seguidores que votem na opção que considerarem a melhor para Uberaba.

Liberdade
Mariscal justificou que apenas Paulo Piau, enquanto candidato a prefeito, acenou para ele “com liberdade para atuar na execução de programas de saúde e desenvolvimento social”. Nas demais – acrescentou, sem mencionar Elisa e Tony Carlos – só me caberá fiscalizar o vencedor.

Sem debate
Com o cancelamento do debate da TV Bandeirantes, o uberabense não verá Tony e Elisa “cara a cara” no segundo turno. A TV Globo igualmente não promoverá o encontro. Mesmo com a concessão sendo para Uberaba, a Band queria que o debate fosse em seus estúdios em Uberlândia.

Complementar
Secretaria da Administração quer concluir ainda este ano o que compete à Prefeitura para a adoção da aposentadoria complementar para os servidores. Com o teto da aposentadoria municipal ficando no limite do INSS (R$ 7,7 mil), como já acontece na União à exceção de uns poucos segmentos, a medida é necessária.

Atuarial
Diz o secretário Belzinho, preocupado com o futuro das aposentadorias municipais, que a SAD fará o seu próprio cálculo atuarial e em seguida se sentará com o IPSERV e o seu conselho de administração para discutir a tomada de medidas. 

Corte de água
A Codau está se preparando para futuros cortes de água. Nesta 2ª feira, o Porta Voz trouxe ata de registro de preços em que a autarquia fala em centenas de dispositivos de supressão (plugs) para bloqueio de água no cavalete. Contrato tem duração de 12 meses e a compra está orçada em R$ 50,8 mil.

Fala do MP
Ao se manifestar no embargo de declarações de Anderson ao Tribunal Regional Eleitoral, o procurador regional eleitoral José Jairo Gomes disse com todas as letras que o propósito do recurso é buscar esclarecimento sobre a manifestação em julgamento do próprio Judiciário (e não do MP). 

Posição mantida
De qualquer forma, frisou que a Procuradoria Regional reitera o entendimento já expresso nos autos. O MP foi contra o acolhimento do recurso de Anderson em relação à impugnação de sua candidatura.

Chefão
Identificado pela Polícia Civil o “chefão” do esquema criminoso de furto e roubo de cargas de defensivos agrícolas em cidades da região liderada por Uberaba. O organograma feito pela equipe da Delegacia Rural mostra, inclusive, como o grupo se organizava, contando com cinco “tenentes”, entre os quais três mulheres.

Os papéis
No detalhado material produzido, o delegado Tiago Cruz especifica a missão de cada um dos integrantes da quadrilha.

Financiadores
A organização criminosa contava até mesmo com financiadores de suas ações (ao estilo dos grupos que atuam na forma do cangaço, ocupando cidades). Também estão identificados e foram alvos de mandados de prisão, na semana passada, os três financiadores.

Assaltantes
As operações de campo reuniam seis homens, enquanto os “laranjas” da quadrilha eram doze homens e duas mulheres. Doze empresas de fachada se encarregavam de acolher os defensivos roubados/furtados e negociá-los no mercado.

Perigoso
O chefe da orcrim participou pessoalmente de algumas ações violentas já identificadas. No grupo desbaratado estavam, inclusive, a sua própria mãe, um irmão e a namorada. A organização tinha o “cabeça” e mais de duas dezenas de homens e mulheres residentes em Uberaba.

Atrasado
Vai para dois meses o atraso do pagamento da progressão salarial dos guardas civis, segundo denúncia chegada do Sindicato dos Servidores. Processo teria despacho favorável de duas a três outras secretarias envolvidas no procedimento, mas teria estacionado na própria SDS.

Falta dinheiro
Uma das explicações que guardas dizem ter ouvido é que falta dotação orçamentária para a secretaria pagar a despesa. Um problema previsível desde a criação do plano de cargos e salários sem o impacto orçamentário que o reajuste salarial diferenciado acarretaria.

Desiguais
Apesar do reajuste melhor que tiveram, alguns guardas civis se queixam da forma diferenciado como estão sendo tratados pela administração, pois outras categorias de servidores, diferentemente deles, têm recebido as progressões aprovadas.

Empurrados
Mesmo não conseguindo se eleger como vereador, o professor Cláudio Borges continua se manifestando nas redes sociais sobre as precariedades da educação municipal. Em nova postagem, ele diz que professores sofrem pressão para aprovar até mesmo o aluno sem rendimento escolar.

Imposição
De acordo com o professor, em processo danoso para o futuro dos estudantes, as decisões de reprovação manifestadas por colegas podem ser “abafadas” pelo conselho de classe existente nas escolas. O conselho tira a autonomia do professor, pois decide com a maioria.

Por verbas
E, ainda segundo o professor, o motivo disso é o Fundeb, que condiciona a distribuição de recursos e alguns indicadores, incluída a redução da evasão e de repetência. Sabe-se que a repetência é uma das principais causas da desistência de alunos.

Semed nega
Por sua assessoria de Comunicação a SEMED negou ter feito qualquer recomendação aos professores para a não reprovação de aluno. Afirma a secretaria que as suas diretrizes aos professores estão contidas na portaria interna 0046, de 17 de outubro de 2014. E nela não consta aprovação sem avaliação positiva.

Tempo Integral
Uberaba vai aderir a mais um ciclo do programa de escola em tempo integral do MEC. Para 2025, a Secretaria de Educação tem expectativa de aumento de vagas, dependendo da procura. O modelo de educação funcionará em 14 escolas e 38 dos 40 CEMEIs, como atualmente. Sem nenhum critério especial de matrícula.

Agenda
Compromissos de campanha dos dois candidatos à Prefeitura de Uberaba nesta terça-feira:

Elisa Araújo/Mauricinho
7h45 - Encontro com funcionários de concessionária de veículos
9h - Visita à praça da Mogiana
10h - Reunião com Sindicato dos Vigilantes
17h30 - Caminhada por bairros.

Tony Carlos/Franco
07h - Visita a empresa
8h30 - Visita feira livre da rodoviária
10h - Caminhada pela Av. Cristo Rei - Pq. das Américas
13h - Reunião com apoiadores
15h - Reunião política
17h- Caminhada no Anatê
19h - Reunião com apoiadores.

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por