Desrespeito
Tem clínica de diagnóstico abusando da paciência do paciente. Em uma delas, assistida por plano de saúde espera há quatro dias pelo resultado de exame cardíaco. É sempre “empurrada” para o dia seguinte, desde o dia 12, com a simplista explicação que o médico ainda não assinou o laudo. Cidadã, idosa, até precisou desmarcar nesta 2ª-feira consulta com cardiologista.
Beco da Morte
Instaurado há um ano inquérito civil público com que o Ministério Público recomenda à Prefeitura a abertura de rua onde hoje existe beco batizado “da Morte”, entre as ruas dona Laura e Lucas Borges. O argumento é que o beco é extremamente perigoso, registrando inúmeras ocorrências policiais. Somente com desapropriações as obras consumirão cerca de R$280 mil.
Ação rejeitada
Justiça deu “bomba” na pretensão de Vicentinho Araújo de “melar” as quatro eleições de mesas diretoras da Câmara de Vereadores, feita numa única noite. Em nome do PV/Uberaba, ele pediu ao Tribunal de Justiça a declaração de inconstitucionalidade do procedimento inédito adotado pelo Legislativo. A Justiça sequer examinou o mérito da ação. Considerou que não há legitimidade do PV/Uberaba para postular a anulação.
Mais hospital
Uberaba poderia ganhar mais um hospital, mas a intenção da Universidade Federal do Triângulo Mineiro esbarra na inexistência de área sobre a qual possa ser desenvolvido o projeto arquitetônico. Para a viabilização da verba necessária, a unidade precisaria ficar nas imediações do Hospital Escola, para que houvesse o compartilhamento de equipamentos e estrutura entre as duas casas de saúde. As portas do Ministério da Saúde estão abertas para o reitor Virmondes Rodrigues avançar na proposta.
Reforma de UBS
Ministério da Saúde já aprovou recursos para a reforma de seis de doze Unidades Básicas de Saúde postuladas pela Prefeitura. Entre elas está a transformação da UBS Boa Vista e da antiga UPA Abadia em duas Unidades de Pronto-Atendimento da Família. As unidades especializadas, com atendimento 24h, priorizará o segmento materno-infantil.
Esse Português!?
O empréstimo da Prefeitura, no ano passado, anunciado pela Libertas Auditoria, com interpretação de que fosse para a Nasman, teria ocorrido exclusivamente entre contas do próprio município para que houvesse, sim, o pagamento da prestadora de serviços. É sabido que uma vírgula muda todo o significado de uma frase.
Improbidade
Todos os processos de improbidade administrativa e crimes contra a administração pública que aguardam andamento há mais de cem dias, em Uberaba e no resto do País, devem ser informados ao Conselho Nacional de Justiça até o próximo dia 31. Os magistrados têm de incluí-los em suas planilhas de produtividade.
Quem está certo?
Ao perguntar a qualquer promotor de Justiça se pode contratar empresa de auditoria por notória especialidade, sem a realização de licitação, prefeito ou presidente da Câmara ouvirá que não. E, se o fizer, sujeitar-se-á a processo. Mas, esse não é o entendimento da 1ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça, onde foi reformada sentença de 1ª instância com condenação do ex-prefeito Anderson e do ex-secretário Rômulo Figueiredo.
Palavra final
A palavra final sempre é do Judiciário (e, no caso específico, ainda falta a do STJ, em caso de recurso), mas observa-se que, mesmo entre os juízes e desembargadores, prevalece a máxima “em cada cabeça, uma sentença”. Além de na própria 1ª Câmara Cível haver divergência de entendimento entre os magistrados, o mesmo TJ registra resultados diferentes em outros julgamentos semelhantes.
Miss Minas
A uberabense Vitória Weitzel, de 20 anos, está entre as vinte e cinco semifinalistas do Miss Minas Gerais/13, título que ainda pertence à também uberabense Thiessa Sickert, estrela de mais uma etapa da competição, realizada ontem em Belo Horizonte. Thiessa, que foi a 3ª colocada no Miss Brasil, passará o bastão no dia 7 de agosto.
Investigação
Não é novidade para o promotor José Carlos Fernandes a informação que servidoras da Secretaria de Saúde teriam recebido gratificação de legalidade contestada ao integrarem comissão que assessorou o então secretário Valdemar Hial após a exoneração do sub Gilberto Magnino. Ele já havia instaurado procedimento investigativo.
Promotor denuncia quadrilha
Promotor Laércio Conceição ofereceu denúncia contra dezesseis homens acusados de integrar quadrilha responsável por uma série de extorsões, ocultação de armas, aquisição e guarda de drogas, corrupção de adolescentes induzidos a praticar crimes, furtos e roubos (também em joalherias).
Mais gente
A quadrilha pode ser muito maior, pois há outras pessoas sendo investigadas em inquéritos ainda em curso em Áreas Integradas de Segurança Pública, envolvendo, inclusive, explosões de caixas eletrônicos. Escuta telefônica a que foram submetidos suspeitos de explosões levou à descoberta de autores dos outros crimes, que incluem o furto de veículos e posterior extorsão dos proprietários.
Uma e outras
Muitas ligações feitas e recebidas em Uberaba são acusadas em celulares como originadas em Araguari. Alô, operadoras! Tem algo errado.// Paciente em crise de unidade de saúde mordeu, ontem, a mão de servidora que procurava contê-la.