A Polícia Militar importou de Uberaba para Belo Horizonte o modelo do policiamento por motocicletas, aqui identificado como Giro, e lançado pelo então comandante do 4º Batalhão, Antônio de Souza Filho. A "confissão" foi feita pelo tenente-coronel Luís Rogério de Andrade, do Comando de Policiamento da capital. Segundo ele, a modalidade de policiamento tem apresentado ótimos resultados.
Nada satisfeito. A proposta – em discussão no Congresso – para que áreas de preservação permanente sejam parte integrante dos 20% de reserva florestal em propriedade rural não tem o apoio do promotor Carlos Valera. O curador do Meio Ambiente a considera, inclusive, inconstitucional e quer ter uma conversa com o deputado Marcos Montes, membro da comissão que discute a medida, de interesse dos fazendeiros.
Exibicionismo. Versão de que a prisão do homicida Maykel Ângelo foi retardada em algumas horas por causa da interceptação de comunicação entre viaturas da PM, dificultando a ação de policiais civis, é contestada. Segundo atento observador, os próprios agentes civis "alertaram" o criminoso sobre suas intenções ao desfilarem por ruas do bairro Boa Vista, na noite de terça-feira, ostentando suas armas. "Os tiras passaram, inclusive, diante da casa do procurado" – disse o informante.
Chegando a Delta. A contratação temporária de servidores rende dores de cabeça ao prefeito de Delta. Ontem, o promotor José Carlos Fernandes o denunciou por crime de improbidade administrativa. Formalização da denúncia ocorreu uma semana depois de José Eustáquio fazer uma visita ao curador do Patrimônio Público em busca de orientações sobre o nepotismo.
Cadeirante. Durante diligência no interior de São Paulo, policiais civis viram, à distância, deficiente físico esmolando no centro da cidade e pensaram que fosse um uberabense autor de crime, e desaparecido.
Passaram então a observá-lo até que, de repente, o cadeirante partiu em alta velocidade em sua cadeira de rodas. Pareceu que haviam sido descobertos.
Nada a ver. Os agentes partiram atrás dele e por muito pouco não o perderam de vista. Por fim constataram que não se tratava de quem pensavam. E mais: a correria do cadeirante havia sido provocada por uma dor de barriga, resolvida em banheiro de posto de gasolina. Ele nem sabia que estava sendo observado.
Uma e outra. Hoje é dia do Bazar Mãos Solidárias, da Associação dos Voluntários do Hospital das Clínicas da UFTM. Será na Lurdinha Antiguidades, rua Dolores Cunha Campos, 253/Jd. Alexandre Campos, a partir de 14h.
À noite – 21h, no Bar do João Garçom (Leopoldino) – será lançado o 2º CD da dupla Romano e Suzanito.
Omissão. Lamentáveis as ausências no Seminário pela Paz promovido na tarde/noite de 4ª feira pelo Comando Regional da PM. Se lá estavam, não foram nominalmente citadas pelo atento cerimonial inúmeras autoridades de todos os poderes, direta ou indiretamente ligadas à segurança pública.
Lideranças comunitárias e classistas – salvo honrosas exceções – também não apareceram.
Desinformação. A falta de comunicação entre as polícias – no caso de Uberlândia e Uberaba –, citada ontem pela colega Gislene Martins, quanto à fuga de Manelão, não está restrita àquelas instituições. Também o Judiciário não havia sido informado. O episódio só veio à tona aqui porque o sério e compromissado com o trabalho juiz Wagner Guerreiro ligou para colega de lá.
Apesar dos avanços, a comunicação entre os órgãos estaduais continua na idade da pedra.
Sob ameaça. Tão logo soube da fuga do traficante – considerado um dos maiores de Uberaba –, o delegado Heli Grilo lembrou ter sido ameaçado de morte por ele.
E, obviamente, vai se acautelar.
Ele e outro policial civil.
Especial. A gasolina especial da Texaco, com Techron, foi criada para proteger o motor, criando condições para que o seu rendimento seja ainda melhor. E não custa mais por isso. O combustível é encontrado no Posto Star (Tonico dos Santos, 738).
Presente. Vereador eleito João Gilberto Ripposati foi o único visto no Seminário pela Paz, e fazendo perguntas dirigidas aos palestrantes. Os demais e os atuais – à exceção de Lourival dos Santos – também não foram vistos.
Interessante é que na campanha política todos eles, muito ou pouco, demonstraram interesse pela segurança pública.
Bons de bola. Quatro duplas joqueanas disputam no fim de semana, em Araxá, torneio promovido pela Federação Mineira de Futevôlei: Léo/Juninho, Joãozinho e Patropi, Vôner/Fabiano Hueb e Vovó Mafalda/Bocão.
Livro. Editado pela União Espírita Mineira, o livro "Educando para a morte", da campina-verdense Giva Teixeira, será lançado em Uberaba na noite do dia 2 de dezembro, no Centro Espírito José Horta.
Apresentação da obra será feita pelo psiquiatra e escritor Elias Barbosa.
Muito justo. STJ contém a "mordida do Leão". A Corte decidiu que o Imposto de Renda não incide sobre salários pagos acumulados se o rendimento mensal é isento. Atualmente, até mesmo quando recebe salários atrasados, o trabalhador isento é tributado se a soma dos valores cai em faixa de contribuição.
13º salário. Ministério Público ataca também o 13º salário dos vereadores de Veríssimo. Ação foi protocolada por Fernandes. Em Uberaba, a juíza Régia Ferreira suspendeu liminarmente o pagamento ao prefeito e aos secretários.
Queda livre. Uberaba é a terceira cidade em redução de crimes violentos este ano, no Estado, anunciou o comandante Aquino no Simpósio Pacto pela Paz.
"A grande vantagem da origem nobre é que permite suportar melhor a pobreza."
(Nietzsche/1881)