FALANDO SÉRIO

Morte de Talibinha: Justiça condena em apenas 5 meses, e a 115 anos de prisão, autores do latrocínio

Wellington Cardoso
Wellington Cardoso Ramos
jornalistawellingtoncardoso@gmail.com
Publicado em 15/03/2024 às 21:42Atualizado em 16/03/2024 às 18:55
Compartilhar

Quatro dos cinco homens denunciados por latrocínio e outros crimes ocorridos na madrugada de 2 de outubro do ano passado, na Chácara Buriti da Ema, em Campo Florido, foram condenados, no conjunto, a 115 anos de prisão. A sentença foi dada nesta 6ª feira pelo juiz da 3ª Vara Criminal de Uberaba.

A vítima
Sem ter esboçado qualquer reação ao ser surpreendido pelos criminosos já dentro de casa, onde dormiam também a irmã, cunhado e sobrinhos, Otaliba Signato de Melo Neto foi morto com um tiro nas costas. Antes, ele havia entregado celular, cheques e duas espingardas aos criminosos.

Acidental
O disparo da arma teria sido acidental e os depoimentos foram contraditórios em relação ao verdadeiro autor. A suspeita ficou exclusivamente sobre dois dos cinco homens que executaram o plano de roubo: Lucas Campos da Silva e João Paulo Rodrigues Alves.

Conhecido
Lucas era conhecido de Talibinha, pois havia trabalhado para ele e o pai. Motivo de uso de capuz durante todo o período em que estiveram na chácara, e que se apressaram a abandonar logo após o disparo.

Penas maiores
As maiores penas aplicadas ao quarteto pelo juiz da 3ª Vara Criminal foram para João Paulo Rodrigues Alves (36 anos 3 meses e 16 dias) e a Lucas Campos da Silva (31 anos 1 mês e 10 duas). João tem condenações por roubo e receptação e Lucas é reincidente, segundo os autos.

As menores
José Roberto Eurípedes Fernandes e Jefferson Gonçalves Lima pegaram 24 anos 2 meses e 12 dias de prisão cada um, a ser cumprida em regime inicialmente fechado. 

Nada a ver
Talibinha Neto, como era conhecida a única vítima fatal da invasão da chácara, havia sido vice-prefeito de Campo Florido e era acusado da tentativa de homicídio contra o prefeito Renatinho. Mas, o crime da noite de outubro não teve qualquer conotação política como mostrou a investigação feita pela Polícia Civil.

Vapt vupt
Os crimes da Chácara Buriti da Ema foram elucidados, transformados em processo e os acusados sentenciados em apenas cinco meses. O quinto acusado teve o processo desmembrado.

Jammal chega ao “ninho” beijando as mãos de Márcia Moreno, da cúpula do PSDB (Foto/Divulgação)

É a dança

E não é que o PSDB voltou à Câmara de Vereadores! Não pelas urnas, mas beneficiado pela “janela de transferências partidárias” com a adesão de Marcos Jammal (MDB) e Túlio Micheli (Solidariedade). MDB e SDD ficarão oficialmente sem representante no Legislativo e o SDD ainda perdeu a prefeita que elegeu.

Desistência
Secretário Celso Neto é um dos novos filiados do PSD, mas está mesmo decidido, segundo diz a pessoas mais próximas, a não disputar a reeleição para vereador.

Prestigiados
Eles não apareceram na “foto oficial” da adesão de Elisa ao PSD, mas foram prestigiados pela chefe do Executivo, que os levou ao encontro com Gilberto Kassab, o “cacique” do partido: os secretários Celso, Roberto Tosto e Belzinho.

Filiação
E Elisa não chega sozinha ao PSD. Juntos foram três secretários já que Roberto Tosto (Fazenda) e Caio Presotto (Gabinete) acompanharam Celso Neto, o que deixa a sigla sob a liderança de Marcos Montes com cinco integrantes do 1º escalão.

Destaque
E é incontestável que a prefeita chegou com “cacife”. Todos os seus secretários recém-filiados passaram a fazer parte do comando pessedista. Uma clara demonstração de que a sigla a queria muito. Mas, não é menos verdadeiro que Marcos Montes provocou algumas insatisfações entre os seus próprios companheiros 

O vice
Agora começará para valer mesmo a disputa pela indicação do vice de Elisa. Coordenador do Novo, o advogado Richard Maciel diz que a sigla já ofereceu vários nomes à chefe do Executivo. Outra informação dele: pré-candidatos a vereador por outros partidos com edil na chapa estão se oferecendo ao Novo.

Uma dezena
Ao se reunir com os vereadores da base (à exceção de Denise Max) para anunciar sua migração para o PSD, Elisa disse que terá 10 partidos com ela no processo eleitoral. Ela não detalhou, mas no pacote estão Republicanos, Novo, PMB, União Brasil, PRD, Mobiliza, Solidariedade e, possivelmente, DC e Rede.

Vai assumir
A partir de segunda-feira, Marcos Montes passa a integrar o time do governador Zema. Estará iniciando atividades na Gasmig. 

Protetivas
A cada 24 horas, em média, 3,13 medidas protetivas foram autorizadas no ano passado pelo juiz Fabiano Veronez, da 2ª Vara Criminal, onde tramitam os processos de violência doméstica. No total de 2023, 1 mil 143 ordens foram dadas em defesa das vítimas.

Absolvição
Advogados Marcelo Henrique Martins e Matheus Barbosa Rocha Nogueira também conseguiram reverter condenação de cliente a 5 anos e 4 meses como acusado de participação em assalto ocorrido em maio de 2022. Crime ocorrido no estacionamento do antigo supermercado Villefort. Absolvição dada pelo TJMG.

Publicidade
A paulistana Companhia de Comunicação e Publicidade está na frente na disputa pela conta publicitária de quatro secretarias municipais (SEDS, SEMED, SMS e SECOM). Em 2º lugar aparece a ribeirão-pretana Versão BR. Agora começa a correr prazo para recurso. Nenhuma empresa de Uberaba se interessou pelo certame.

Lanche
Gabinete e SEMED poderão gastar até R$ 150,7 mil em lanches prontos, no período de um ano, conforme ata de registro de preços publicada nesta 6ª feira. Na lista de produtos estão bolos variados, pão de queijo, broa doce, bolachas, biscoitos, salgados, refrigerantes, sucos e até salada de fruta.

E o decreto?
Depois de ter conseguido, em tratativas com a SMS, a recomposição do Conselho Municipal de Proteção e Defesa dos Animais, o ativista Jurandir Ferreira agora se queixa da morosidade da SeGov. Segundo ele, a minuta do decreto de nomeação dos conselheiros, costurada com a Secretaria de Saúde, está há quatro semanas parada na Secretaria de Governo à espera de formatação e publicação. Sem isso, os conselheiros não podem tomar posse.

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por