Exigências novas
Surgem novas exigências para condutores de veículos, feitas pelo Contran, conforme resolução que entrará em vigor em noventa dias.
Exames
Todo motorista ou motociclista terá de se submeter a novos exames para a renovação da sua habilitação a partir de junho.
Curso
Entre as novas exigências figuram exame de aptidão física (e mental) e curso de atualização ou de aperfeiçoamento, mesmo que seja um especialista no assunto.
Mais aulas
Mesmo que não tenha sequer anotação negativa em seu prontuário, o motorista terá de voltar a CFC para dez horas de aulas teóricas.
Cassação
Quem não passar no teste a ser aplicado pelo Detran, como ocorre na primeira habilitação, ficará sem poder dirigir. E terá de começar tudo de novo para ter a CNH.
Justificativa
Segundo Maurício Pereira, diretor do Denatran, o curso servirá para atualizar o motorista sobre alterações inseridas no CTB e poderá ser feito a distância.
Formação
Verdade é que condutores de veículos são mal formados nos CFCs, mas não se conhece, apesar do baixo aproveitamento de seus alunos, um que tenha sido cassado.
Poucos
No ano passado, 13 de 22 CFCs e filiais registrados em Uberaba pelo Detran não aprovaram sequer 20% dos seus candidatos no exame de direção na categoria B.
Recordista
A autoescola com alunos de melhor desempenho conseguiu aprovar apenas 30,23%, mostra relatório oficial.
Motos
Para pilotar motos, com exame menos rigoroso, o grupo andou aprovando de 48% a 73% dos seus alunos.
No bolso
Os gastos com CFC aumentarão, principalmente para os candidatos a motociclistas. Na autopista, um instrutor não poderá acompanhar mais de um aluno por vez.
Nas ruas
Nas aulas obrigatórias nas ruas, o candidato à CNH A não poderá ser acompanhado ao mesmo tempo que o aluno da categoria B. O instrutor terá de se dedicar a ele.
Tecnologia
No exame de direção, o candidato poderá usar veículo com sensor de ré, câmera e assistente de partida em rampa, mas o câmbio automático ainda não foi liberado.
É projeto
Existe projeto em tramitação para que o candidato possa optar por dirigir exclusivamente veículo com câmbio automático.
Exclusividade
Em medida que favorece as autoescolas, o candidato que for flagrado treinando sem a companhia de instrutor credenciado terá o processo de habilitação cancelado.
Fora do ar
Os frequentes apagões no sistema de consulta para agendamento de exames de laboratórios via Unimed têm feito pacientes retornarem aos consultórios médicos.
Drogas e drogas
Difícil a ocorrência policial em que não haja sequer referência a drogas. Apesar disso, inexiste um plano de combate ao tráfico. A ação é no varejo.
Ô loco!
O Congresso custa R$28 milhões ao dia aos contribuintes brasileiros, segundo cálculos feitos pela respeitável ONG Contas Abertas.
Calendário
Com a redução dos efetivos das polícias, não demorará muito e os calendários artísticos e culturais terão de ser previamente submetidos às instituições de segurança.
Um ou outro
Haverá o momento em que um evento não poderá ocorrer se não houver o cancelamento de outro. O futebol é um exemplo disso, em São Paulo.
Restrição
Na dificuldade de atender às demandas, o Estado opta por vetar algumas, em nome da segurança.
Protesto
Presidido por Cassiano Teodoro Neto, o PR Afro (uma das novidades da sigla em Uberaba) protestou ontem contra o assassinato da vereadora carioca Marielle Franco.
Covardia
Em nota, Cassiano diz que “não devemos temer falar a verdade e nem esconder o que é nosso por direito por medo de alguns covardes”.
Então, tá!
Em recente decisão, a 5ª Turma do STJ sentenciou que a polícia não pode ter acesso às mensagens de WhatsApp de alguém sem o seu consentimento.
Suspeita
Decisão foi tomada em ação em que suspeito denunciado por cidadã foi abordado pela polícia, que em seu WhatsApp encontrou mensagens sobre imóveis a serem furtados.
De fora
O STJ considerou a prova colhida de forma irregular (quebra de sigilo) e mandou desentranhar as conversas dos autos. E assim caminha o Brasil!
Frente Popular
Em Uberaba, dois partidos políticos (PT e PCdoB) e nove sindicatos e movimentos integram a Frente Brasil Popular, que aguarda a adesão do Psol.
Pró-Lula
Frente faz parte da estratégia de apoio ao movimento pelo direito de Lula de ser candidato a presidente da República.
Sindicatos
Aderiram a ela os Sindicatos dos Previdenciários, Trabalhadores do Transporte Coletivo, Rodoviários, Sinpro, MST, professores das redes estadual e municipal.