De olho no Cachoeira
Se alguma das construtoras citadas no escândalo que envolve o contraventor Carlinhos Cachoeira prestou serviços à Prefeitura da região, isso será devidamente apurado pelo promotor José Carlos Fernandes. O curador do Patrimônio Público enviou requisição de informações aos prefeitos de Uberaba, Veríssimo, Delta, Água Comprida e Campo Florido. Ele indaga se as empresas Delta, Alberto, Brava e Mapa tiveram contrato com o município nos últimos dez anos. Se sim, quer cópias da documentação.
Integração complicada
Enquanto a Polícia Civil também não funcionar 24h, a integração dela com a PM estará comprometida. Foi o que se viu ontem na Aisp da Guilherme Ferreira, onde dois presos foram mantidos ali pela PM, na ausência de delegado, até que fosse convocada a levá-los ao plantão (único) do prédio do Parque das Américas. Quem foi preso à meia-noite não tinha o flagrante lavrado até as 8 horas.
Desentendimento implícito
Ao chegar à Aisp, por volta das 8h, o delegado João Francisco indagou ao plantão da PM o que os presos estavam fazendo ali sem escolta. “As guarnições precisaram voltar para as ruas porque o trabalho não para” – teria detalhado o interlocutor. O delegado teria, então, recomendado que um dos presos, embriagado e vítima de acidente de trânsito, recebesse socorros médicos, o que já havia sido providenciado. Foi-lhe lembrado que, por falta de atendimento pela PC, os detidos estavam há horas sob a custódia da PM.
Venda suspensa
A 14ª Subseção da OAB suspendeu a venda do prédio que ainda abriga sua sede na rua Lauro Borges. A ordem veio da Caixa de Assistência dos Advogados, proprietária do imóvel, com avaliação projetada para pós-mudança do fórum em R$ 450 mil. No período em que o prédio esteve à venda, a OAB recebeu apenas duas propostas de interessados, mas com valores muito abaixo.
Imbróglio
O PR saiu da base aliada de Anderson, mas o vereador Samuel Pereira continua sendo o vice-líder do prefeito no Legislativo. E assim permanecerá até que haja comunicação oficial em contrário. Posicionamento de Samuel tem dividido os integrantes da cúpula do PR. A Câmara, por sua vez, não tomará conhecimento da situação enquanto não houver manifestação expressa do Chefe do Executivo.
Cuidado com o trânsito
Motoristas e motociclistas precisam redobrar a atenção no centro da cidade a partir deste fim de semana. Hoje e amanhã, a Secretaria de Trânsito estará promovendo uma série de alterações no setor, incluindo a inversão do sentido de direção de algumas ruas e a redução das áreas de estacionamento em via pública.
Mão invertida
Assim que for concluída a sinalização (até domingo, no máximo), a direção da rua Afonso Rato passará a ser no sentido centro (Manoel Borges)/bairro (Bento Ferreira), em mão única. A Governador Valadares terá mão no sentido “Uberabão”/Correios.
Vai e volta
Tão logo o promotor José Carlos Fernandes questionou, há quatro anos, o recebimento de 13º salário por vereadores, secretários e ex-secretários, o então deputado Fahim Sawan se antecipou a qualquer ordem judicial. Devolveu o que havia recebido. O pagamento de quem estava na ativa foi suspenso pela Prefeitura e alguns deles até deixaram a administração tempos depois por outros motivos, sem o respectivo acerto.
Só cobrando
Agora, com a decisão do Tribunal de Justiça de que o 13º é legal, todos eles – incluídos Fahim – têm direito ao que devolveram ou simplesmente deixaram de receber. Mas, para botar o dinheiro no bolso, terão de entrar com processo administrativo na Prefeitura ou recorrer ao Judiciário. Um complicador a mais é o fato de as contas dos exercícios anteriores terem sido encerradas pela Prefeitura sem que os valores fossem lançados.
Apelando ao bispo
Nem bem assumiu o posto e o arcebispo Paulo Mendes Peixoto será chamado pela OAB para participar das gestões contra a transferência imotivada de detentos da Penitenciária “Aluízio Ignácio de Oliveira” para outras cidades. Transferências incluem presos do regime semiaberto (já em processo de ressocialização) e provisórios, sem comunicado à família ou aos seus advogados.
Denúncia por cima
Na semana que vem, o presidente Helder Batista e outros dois diretores da Ordem (um deles, Lucas Teixeira de Ávila) irão à Secretaria de Estado de Defesa Social. Ao secretário Rômulo Ferraz eles deixarão registrados os transtornos e a indignação que essas transferências têm provocado. Para o vice-presidente da 14ª Subseção, Leuces Teixeira, o procedimento fere a Lei das Execuções Penais.
Na bronca
Empresários e empresas estão na bronca com o Sindicato dos Trabalhadores em Hotéis, Bares, Restaurantes e Similares, que engloba também os trabalhadores em condomínios. O problema é a taxa assistencial voluntária que estaria sendo exigida dos patrões, como denuncia síndico de condomínio.// Polícia Civil sob o comando de Grilo prendeu ontem seis traficantes em Ibiá e um suspeito do furto de transmissoras de rádio de Tony Carlos em Sacramento.
Boca livre
PV promove comemoração do Dia das Mães, neste sábado, e aproveita a presença de lideranças políticas para referendar a candidatura de Vicentinho Araújo a prefeito – anuncia o advogado Lawrence Borges. “Boca livre” (cerveja e churrasco) começará às 14h, na Vila Vitória.// Fim de semana de gente bonita, papo de amigos e muito lazer na AABB. Se você ainda não é sócio, fique (3312-1080). Dê esse presente para a sua família.