FALANDO SÉRIO

Móveis Basílio: delegado não vê disposição de empresários em colaborar

Wellington Cardoso
Wellington Cardoso Ramos
jornalistawellingtoncardoso@gmail.com
Publicado em 26/03/2025 às 20:19Atualizado em 27/03/2025 às 21:18
Compartilhar

As condições de abandono em que se encontram as antigas instalações de Móveis Basílio põem em risco os bens apreendidos pela PC para garantir o ressarcimento dos clientes e ex-funcionários vítimas da “implosão” da empresa. Como em outras oportunidades ainda recentes, na madrugada desta 4ª feira o prédio foi novamente arrombado.

Furtos
Foi constatado que dependentes químicos ou pessoas em condições de rua adentraram o imóvel e de lá furtaram parte da fiação. Na ausência de alarme, ninguém foi identificado, e não foi a primeira vez de aviso à polícia de que estava escancarada a porta de acesso àquela que foi mais conhecida fabricante de móveis planejados da região.

Depositária fiel
Tânia Carvalho, que havia sido presa com o marido, e colocada em liberdade dias depois para cuidar das filhas, é a depósitária fiel daquele patrimônio, assim nomeada pela Justiça. Uma condição que lhe impõe responsabilidades sobre os bens apreendidos.

Vulnerável
E, segundo advogado criminalista, o não cumprimento a contento dessas responsabilidades deixam a empresária vulnerável a um eventual pedido de revisão de sua liberdade mediante condições. Consultado, o delegado Felipe Columbari foi lacônico, mas incisivo: “Boa fé pressupõe disposição em auxiliar e minimizar os prejuízos das vítimas”.

Colaboração
E, para o chefe do 5º Departamento de PC, “isso (eu) não estou verificando na conduta dos investigados e de sua defesa técnica”.

Almoço 
Na semana passada, o ex-secretário José Renato Gomes foi visto almoçando com o atual titular da Sedec, Celso Neto. O que mais chamou a atenção foi a duração do almoço: das 11h30 às 15 horas. E não comeram peixe.

Haja paciência!
Senhoras receberam aviso da Prefeitura recomendando que se recadastrassem no CadÚnico com urgência. Foram então ao CRAS do Elza Amuí, nesta 4ª feira, e de lá saíram revoltadas. Foram informadas que não tinham estrutura para atendê-las. Bate boca andou alto em algum momento.

Herança
CRAS que não cumpre os seus objetivos é apenas uma das heranças recebidas por Ernani Nery ao assumir a SEDS. Um problemão, porém, é casa de proteção de menores retirados do seio familiar pelas condições de vulnerabilidade em que se encontravam. A Prefeitura não tem estrutura suficiente e necessária para isso. Mas, a obrigação é sua.

Como assim?
Em fala no Legislativo, nesta 4ª feira, a vereadora Luciene contou que não foi mãe muito jovem. “Tive meu primeiro filho aos 25 anos” – afirmou. Estava exatamente na metade do período de maior fertilidade da mulher.

Condomínio
Mais um loteamento passará a ser fechado: o Jardim Imperial. A aprovação das tratativas da empresa com a Prefeitura ocorreu na mesma sessão da Câmara. A loteadora pagará ao município R$ 390 mil para usar as áreas públicas.

Nada satisfeita
A vereadora Ellen Miziara pediu vistas do projeto, mas foi vencida no voto. Ela não se conformou com o fato de o município ceder áreas públicas à razão de apenas R$ 64 o metro quadrado, e fez questão de dizer. Em defesa da aprovação saíram cabo Diego, líder da prefeita, e Marcos Jammal, afirmando que as regras de cálculo estão em lei.

Legalidade
Ela entendeu o aspecto legal da cessão das áreas, mas ainda assim considera o valor do m2 pago pela empresa à Prefeitura muito baixo. E lembrou que muitos outros loteamentos foram aprovados nas mesmas condições, e sem se discutir sobre equipamentos públicos.

O entorno
Não é o caso dos condomínios, mas o entorno deles crescerá, atraindo pessoas que irão precisar de escola, posto de saúde, e não estamos discutindo isso – afirmou a vereadora. “A gente precisa ter responsabilidade para discutir e aprovar algumas questões na cidade” – frisou Ellen à coluna.

Progresso
E acrescentou: “Eu, mais do que ninguém, sou a favor da geração de emprego, renda, e, obviamente, do desenvolvimento de Uberaba. Mas, com responsabilidade”.

Sem brecar
Consta de lei aprovada que o futuro loteamento fechado não poderá impedir a entrada de quem não seja morador do local, desde que identificado e cadastrado. 

Manutenção
Cemitérios de Uberaba continuam sem empresa de limpeza responsável pela manutenção. A última licitação deu deserta e a SESURB espera pela realização de um novo certame. Enquanto isso, o secretário Pedro Arduíni tem deslocado alguns homens para o São João Batista e o Medalha Milagrosa.

Teje (sic) preso
No Gama/DF, a Justiça Criminal manteve a prisão de psicólogo de 30 anos, suspeito de maus-tratos contra 16 gatos. Segundo as primeiras investigações, ele adotava os animais a pretexto de protegê-los, mas desaparecia com os bichinhos dias depois. Psicólogo responderá 16 vezes por crime que prevê pena de 2 a 5 anos.

LGBT
Uberaba terá a sua 1ª Conferência Municipal LGBTQIAPN+. Para isso foi designada comissão integrada por Lucimira Reis, Ana Paula Gomes Boaventura, Wellington Donizete Marques de Lima, Glenda Almeida Oliveira e Bruno Cristiano Gonçalves. A data da conferência não está definida. A promoção é da Fundação Cultural.

Decisão
Corinthians e Palmeiras decidem o Campeonato Paulista nesta 5ª feira, 21h35, na Arena de Itaquera.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por