A disputa pelos bens deixados pelo empresário Luiz Botina tem provocado inúmeros desdobramentos extra-autos, incluídas denúncias de advogados contra advogados à OAB, ameaças, tentativas de invasão ao Santuário Ecológico e pulverização da aérea, colocando sob risco os animais exóticos lá ainda abrigados.
Delitos
Agora, surge uma nova “bomba” motivada pelo que se tem lido nos autos de uma das ações em andamento e ouvido em conversas telefônicas. O Ministério Público recomendou à Polícia Civil que instaure inquérito para apurar eventuais crimes de fraude e patrocínio infiel, independente da decisão da Justiça no processo.
Reta final
Investigação de responsabilidades na morte do menino Marcelinho, no Hospital da Criança, deverá estar fechada até o final do mês que vem. Diligências da Polícia Civil foram iniciadas imediatamente após o lamentável episódio de 29 de maio.
Depoimentos
Encarregado da elucidação da causa da morte do garoto, que aguardava transferência para o Hospital de Clínicas, o delegado Armando Papacídero ouviu vinte pessoas, entre as quais médicos e enfermeiros. E já tem alguns laudos juntados ao inquérito.
O que falta
Ao Instituto Médico Legal da Polícia Civil, em Belo Horizonte, o encarregado do inquérito pediu exame de responsabilidade médica. O instituto tem um corpo de profissionais especializados na determinação das causas de um óbito. Com o posicionamento do IML, o delegado deverá concluir a investigação, produzindo relatório.
Parecer
Aos autos está anexado o relatório conclusivo da Comissão de Óbitos criada pela Secretaria Municipal de Saúde. Uma cópia dele foi destinada ao promotor Eduardo Fantinati, que só se manifestará sobre o caso depois de concluído o inquérito, que é produzido sob sigilo para não atrapalhar as investigações.
Reunião
Diante da insatisfação de alguns GCM com ela, externada à coluna na edição de 4ª feira, a subcomandante da Guarda Civil compareceu à troca de turno das 6h desta 5ª feira. Fazendo referência à publicação, ela disse não se preocupar nem temer “notinhas”.
Colo
Mais tarde, a subcomandante foi vista no Centro Administrativo, onde, segundo relatos, tentaria conversar com Elisa.
Lealdade
No início da noite, a GC Jéssica Beatriz afirmou à coluna que “lutar pelo certo nem sempre agrada a todos”. E frisou se manter fiel e leal aos seus princípios, àqueles que lhe confiaram o posto (superiores hierárquicos e prefeita) e à própria GCM.
Médico deixou seu Estado para estudar em Uberaba e acabou ficando por sessenta anos (Foto/Reprodução)
Desencarne
Faleceu 4ª feira, na Clínica Ibirapuera, em São Luís do Maranhão, o médico José de Castro Gomes, formado na 1ª turma de Medicina da então Faculdade de Medicina do Triângulo Mineiro, agora UFTM. Aqui, ele morou por mais de 60 anos. Zequinha, como era tratado pelos amigos, havia completado 93 anos no último domingo.
Reabertura
Diante de irregularidades chegadas ao seu conhecimento e da “inexistência” de disputa por vagas já que os classificados são em número equivalente ao de vagas, a promotora Anna Catharina sugeriu ao Comdicau que reabra o processo de escolha de conselheiros tutelares para aumentar os candidatos.
Aos montes
São tantas as demandas causadas por desrespeito aos direitos da criança e do adolescente que três Conselhos Tutelares é pouco para Uberaba – afirma a promotora. Lembrando que o terceiro grupo será constituído somente agora.
Pichação
Está com o promotor Laércio Conceição, para oferecer denúncia ou pedir o arquivamento, o inquérito policial que apurou pichação ocorrida na sede do PL em Uberaba, em julho de 2022. Dois homens foram apontados como responsáveis pelo vandalismo.
Teto
Enquanto o município não aderir a uma empresa de previdência privada, o teto já aprovado para os proventos dos servidores aposentados não entrará em vigor. Adesão que vem sendo discutida pela Secretaria de Administração desde o ano passado.
Indenização
Uberabense para o qual financeira lançou empréstimo consignado não solicitado será indenizado em R$ 5 mil. A decisão é do Tribunal de Justiça, em grau de recurso formalizado pelo advogado Sebastião Severino, depois de o requerente não lograr êxito em 1ª instância.
Sem desconto
O contrato foi desfeito administrativamente antes mesmo de o queixoso buscar a Justiça. E não houve desconto em seu pagamento. O relator do recurso considerou que o uberabense teve apenas dissabor, e não levou em consideração o tempo por ele dispendido para reverter o contrato irregular. Ao final, 2x1 votos pró-indenização.
Boa memória
O ativista social e cadeirante Israel Gercez esteve na Procuradoria da República nesta 5ª feira, expondo aos novos procuradores, substitutos de Thales Cardoso e Felipe, a existência de parecer do MPF contra a eliminação da linha exclusiva do BRT na Leopoldino. Uma manifestação de 2015.
Improbidade
À época, Thales Cardoso acenou com a instauração de procedimento de improbidade administrativa contra os gestores municipais, caso não houvesse a exclusividade no trecho Leste/Oeste. Uma alteração agora discutida entre o presidente da Câmara, Fernando Mendes, e a SEPLAN.
Resistência
“Ainda não foi preciso, mas se for, formalizarei uma nova denúncia ao MPF para barrar a pretensão” – afirma o ativista social.