FALANDO SÉRIO

MP não recorre contra pena de 1 ano para homicídio e deixa advogado assistente indignado

Wellington Cardoso
Wellington Cardoso Ramos
jornalistawellingtoncardoso@gmail.com
Publicado em 13/11/2025 às 20:38Atualizado em 14/11/2025 às 17:03
Compartilhar

Integração
A confiança e o respeito atualmente existentes entre os principais atores da segurança pública em Uberaba têm sido determinante para o êxito de investigações e operações de campo. Delegados, comandantes militares, promotores e juízes criminais têm agido de forma que o espírito público suplanta eventuais vaidades. Mérito de todos.

Teje preso
Mais um exemplo disso foi dado com a prisão do suspeito do assassinato de Raphaella Fachinelli. Com parecer favorável do promotor Paulo Victor, o juiz Marco Antônio Macedo expediu o solicitado mandado para que a ação se concretizasse a mais de 130 Km de Uberaba.

Tamo junto
A essa altura, o delegado Luís Fernando Bernardes já estava com a equipe de investigadores preparada para ir a Franca. E recebeu uma oferta inesperada de reforço: o regional Armando Papacídero se ofereceu para acompanhar os subordinados porque conhece aquela cidade como a palma da mão.

Legítima defesa
Tese de que o réu havia praticado legítima defesa no homicídio pelo qual respondia, levou à absolvição de André Fortunato pelo Tribunal do Júri da 1ª Vara Criminal, nesta 5ª feira. André foi julgado pela morte de Cléber dos Santos, em dezembro de 2019, na Vila Ceres.

Excesso
A promotora Júlia D’Aléssio, em manifestação de cerca de 30 minutos, pediu a condenação do acusado por excesso da resposta à provocação da vítima. A defesa falou por aproximadamente 1h30, contestando o MP.

Um tiro
Tese foi rechaçada pelos advogados da defesa, Leuces Teixeira, Antônio Ricardo da Cunha e Leila Terezinha. Leuces lembrou ter André reagido a injusta agressão com um único disparo.

Sentença
Presidente da sessão, o juiz Marco Antônio Macedo Ferreira traduziu a decisão do corpo de jurados absolvendo o acusado.

Marcha lenta
Demorou um ano para que o município colocasse em prática acordo formalizado com o promotor Diego Aguillar para retirar da legislação a exclusividade da Ceasa na comercialização de hortifrutigranjeiros no atacado.

Sem privilégio
Foi preciso a intervenção do Ministério Público para que fosse eliminado o privilégio da Ceasa, sacramentada nesta 5ª feira com a aprovação de projeto de lei alterando a legislação que vigia desde a década de 80. Outros tempos.

Carências
Vereadora Silvana Elias deixou registrado nesta 5ª feira alerta à SEMED de que faltam equipamentos necessários ao momento da alimentação de crianças em alguns CEMEIS. 

Equívoco
E falou sobre isso em duas oportunidades: a primeira no espaço da sessão do Legislativo reservado ao registro de homenagens póstumas, quando foi interrompida. A ex-secretária é esperta demais para ter sido equívoco.

Faz sentido
Novo presidente do Conselho Municipal de Defesa do Idoso, Terence Melo parece mesmo disposto a dar uma guinada na forma de atuação do grupo. Em entrevista à 1ª edição do JM News, nesta 5ª feira, ele disse que o conselho deverá fazer uma “busca ativa” por idosos desamparados nas periferias de Uberaba.

Compromisso
Ele também pretende conscientizar conselheiros ou as entidades que os indicam sobre a necessidade de se fazerem presentes nas reuniões. Como em outros conselhos municipais, as faltas são frequentes. Terence vê como missão fazer parte de grupos que podem fazer a diferença na vida das pessoas.

Explorados
Presidente assegura que disposição não falta ao conselho para também denunciar às autoridades situações de exploração financeira aos idosos. Segundo ele, já aconteceu de filho “desaparecido” surgir em asilo para “visitar” o pai, correndo atrás de meios ardilosos para pegar empréstimos em seu nome.

Morreu na praia
Ellen Miziara e China retiraram as assinaturas no pedido de instalação de CEI sobre as viagens bancadas pelo município, articulada por Jammal. Petição ficou com número insuficiente de assinaturas, negadas também por Cléber Júnior e Caio Godoi.

Constrangimento
Disse Jammal que o Executivo dificulta a coleta de assinaturas, submetendo vereadores a situação de constrangimento. Segundo ele, “alguns querem assinar, mas não conseguem”. E frisou que está fazendo cruzamento de datas de viagens e de reuniões políticas em Belo Horizonte.

Indignado
Advogado Leuces Teixeira, que atuou como assistente da acusação no julgamento do homem levado a Júri na semana passada pelo assassinato da madrasta com 15 a 17 golpes de faca e chutes na cabeça, recorreu da condenação do réu a 1 ano de prisão pelo crime. E se diz indignado com a atitude do Ministério Público.

Promessa
Segundo ele, familiares da vítima ouviram do MP que haveria recurso contra a decisão. O prazo venceu na segunda-feira e isso não ocorreu. O único recurso existente é o do próprio Leuces Teixeira.

Piso da enfermagem
A título de complemento para o pagamento do piso da enfermagem, o Ministério da Saúde repassou pouco mais de R$ 1 milhão à Secretaria Municipal de Saúde. Ao Hospital Hélio Angotti, também via SMS, o Governo Federal transferiu R$ 2,3 milhões para o custeio de serviços de assistência hospitalar e ambulatorial.

Ufa!!!
E está homologado o resultado do certame voltado para o credenciamento de instituição que possibilitará ao servidor municipal fazer contribuição para a previdência complementar. A vencedora foi a BB Previdência – Fundo de Pensão do Banco do Brasil. 

Protesto
Mais de 1,3 mil contribuintes estão com prazo de sete dias para um acordo com a Secretaria da Fazenda. Todos eles devedores de ISSQN de 2021, IPTU e Taxa de Resíduos Sólidos do exercício de 2022. Depois disso, suas dívidas serão encaminhadas ao Cartório de Protesto.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por