FALANDO SÉRIO

MP pede novos exames e oitivas sobre a morte do menino Marcelinho

Wellington Cardoso
Wellington Cardoso Ramos
jornalistawellingtoncardoso@gmail.com
Publicado em 22/02/2024 às 20:01Atualizado em 26/02/2024 às 21:46
Compartilhar

As investigações sobre a morte do menino Marcelinho, no Hospital das Crianças, não estão de todo encerradas. O Ministério Público pediu novas diligências, incluída a anexação de laudos toxicológicos. Isso já foi atendido pela Polícia Civil, que pediu dilação de prazo para outros procedimentos requisitados.

Tragédia
Marcelinho Gabriel, de 13 anos, morreu em 29 de abril do ano passado, enquanto aguardava transporte (Samu) para outro hospital, episódio que provocou a criação de uma comissão de óbito pela Secretaria de Saúde. Essa comissão fez detalhado levantamento do atendimento ao menino, ainda hoje mantido em sigilo.

Vazou
Poucos detalhes vazaram do relatório, mas, entre os que chegaram ao conhecimento da coluna, o possível atendimento ao menino por dois residentes sem supervisão e a incapacidade técnica da equipe em entubar o garoto. Cópias do documento foram enviadas à Polícia Civil, que havia instaurado inquérito, e ao MP.

Laudo
Por meses a PC ficou no aguardo de perícia pedida ao Instituto de Criminalística, sediado em BH. Quando o laudo chegou, a conclusão foi de que não houve crime (culpa médica) no episódio. Entendimento alicerçado em vasto material como depoimentos, documentos e laudos periciais, segundo o delegado Armando Papacídero.

Oitivas
Ainda de acordo com o competente delegado, no momento ele e equipe estão empenhados no cumprimento da cota de pedidos do Ministério Público. E isso inclui alguns depoimentos.

Julgamento
Nos dias 13 e 14 de março, os acusados da tentativa de assassinato contra o então candidato a prefeito de Campo Florido irão a julgamento em sessão do Tribunal do Júri da 3ª Vara Criminal de Uberaba. Crime ocorreu em 30 de junho de 2017, às vésperas da eleição extemporânea motivada pela cassação do então prefeito.

Baleado
Cadeirante, Renato Soares, o Renatinho, foi surpreendido por homem que teria sido pago para matá-lo, recebendo tiros no ombro, peito e pescoço, disparados de uma pistola 380. Trazido às pressas para Uberaba, o candidato sobreviveu, venceu a eleição, ainda internado, e depois foi reeleito.
 
Desacordo
Parece distante a possibilidade de um acordo entre a Prefeitura e os sindicatos dos servidores da Prefeitura e da Codau quanto à correção salarial deste ano. Depois de abrir os cofres para algumas categorias nos dois últimos anos, a administração se vê agora pressionada, em especial pelos segmentos não contemplados.

Pulou fora
A Codau, que aumentou 33% na folha com o aumento da jornada de trabalho de 6 para 8 horas/dia, se preserva nas tratativas. As negociações ficam concentradas no secretário da Administração, Belzinho. E, nesta 5ª feira, ele recebeu lideranças dos dois sindicatos.

Inflação
Há uma enorme distância entre o que pretendem os trabalhadores e o que a Prefeitura se dispõe a dar. O município sinaliza, inclusive, com a possibilidade de não promover qualquer reajuste no tíquete alimentação e reposição apenas da inflação do período, pouco mais de 3 por cento.

Greve
“O pátio está inflamado” (referência à movimentação de servidores na Codau) – diz o vice-presidente do Sindae, Claudinei Silva. Segundo ele, tão logo foi comunicado aos trabalhadores, nesta 5ª feira, a falta de uma proposta concreta, “a turma inflamou”. E até já fala em greve se a Prefeitura pretender mesmo fazer uma queda de braço.

ITBI demorado
O acúmulo de demandas no carnaval, quando o sistema esteve ativo apesar do feriado e dos pontos facultativos, e as requisições provocadas pela quitação de imóveis do FAR/CEF sobrecarregaram o setor de emissão de guias de ITBI na Secretaria da Fazenda. A explicação é do secretário Roberto Tosto. Além das demandas acumuladas são feitos, em média, 50 novos protocolos por dia.

Expectativa
Tosto admite as dificuldades e trabalha com a expectativa de que o sistema volte à normalidade já em março.

Queixas
Empresários do ramo imobiliário têm se queixado da demora na obtenção da guia do imposto a ser recolhido, o que tem reflexos na concretização de transações e até mesmo na aprovação de financiamentos pela Caixa Econômica Federal.

Sob sigilo
No mais absoluto sigilo duas investigações do que seriam irregularidades no serviço público atraem as atenções de equipe da Polícia Civil há algum tempo. Não haveria previsão de conclusão dos trabalhos e as provas até aqui levantadas não seriam suficientemente fortes.

Sintomático
Quando criou a Divisão de Combate à Corrupção e ao Crime Organizado, o delegado Felipe Colombari acenou com algumas ações também voltadas para os “intocáveis” órgãos públicos. E, aos poucos, o que era sinal se transformou em realidade. Os exemplos estão aí: Cisvalegran e Vigilância Sanitária.

Rastreamento
E Colombari ainda escolheu a dedo os integrantes da equipe, que já eram ou se especializaram no rastreamento de dinheiro de corrupção, em ciências contábeis e outras coisinhas mais. Como o time tem atuação em todos os municípios do Triângulo Sul, desnecessário dizer das suas limitações numéricas.

Chegando a hora
Vereadores insatisfeitos ou pressionados em suas siglas têm mais dois meses para decidir por qual sigla tentarão a reeleição. Entre eles estão cabo Diego, em posição de desconforto no PP, e o pastor Eloísio. O prazo vai de 7 de março a 5 de abril.

Boa tacada
Sabedor de que terá concorrência na Polícia Militar e, possivelmente, no Corpo de Bombeiros, cabo Diego ganhou reforço de peso para a sua equipe de trabalho: o subtenente William Alberto, coordenador da Associação de Praças da PM e do CB. Um dos PMs de maior trânsito e prestígio nas forças de segurança de Uberaba.

Nem pensar
A exceção de Celso Neto, uma possibilidade,
Elisa não deve perder nenhum secretário para a desincompatibilização necessária em abril para quem pretender disputar cadeira no Legislativo. Prazo vale para todos os ordenadores de despesa.

Prestígio
Promotor uberabense Carlos Valera é convidado especial do Seminário Segurança Hídrica, Agricultura e Degradação Ambiental no Contexto das Alterações Climáticas. Um dos mais importantes encontros de discussões sobre o meio ambiente, realizado pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro.

Palestra
O coordenador regional das Promotorias do Meio Ambiente fará palestra sobre “Tutela Jurídica da Água para a Conservação do Solo em Áreas Agrícolas”.

Malas feitas
E quem também está quase de malas prontas para ir ao exterior é o advogado criminalista Gilberto Ferreira. Ele estará na Universidade de Barcelona, a convite, para proferir palestra jurídica no dia 9 de março. E tem dois convites para falar a universitários da UFU.

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por