Tráfico
No que depender do Ministério Público serão aumentadas as penas de prisão aplicadas pela Justiça Federal aos paraguaios Luís Carlos Saavedra Jara e Nestor Gonzales Sosa e ao uberabense Júlio Cesar Feliciano Abrão. O primeiro pegou 10 anos e 3 meses e os outros dois, 9 anos e 2 meses, todos em regime fechado, por tráfico internacional descoberto pela Polícia Federal.
Ação de risco
O trio foi preso em fevereiro deste ano, em campo de pouso de Campo Florido. Já em terra, eles tiveram o avião interceptado por agentes federais, recebidos a tiros. Duas pessoas que aguardavam a droga foram mortas e o avião explodiu, atingido por disparos. Operação da PF resultou na apreensão de 113 kg de cocaína vinda do Paraguai, dois fuzis, lança granada, três granadas e munições.
Leite fraudado
Condenados em Passos por fraude no leite comercializado pela Casmil seguiram o caminho de uberabenses envolvidos em episódio semelhante e também recorreram ao Tribunal Regional Federal. Levadas a julgamento há pouco mais de um mês, vinte e seis pessoas ligadas à cooperativa sediada em Passos pegaram penas de até dezoito anos de prisão.
Impróprio para o consumo
Escândalo estourou por lá à mesma época que em Uberaba. O Ministério Público acusou diretores da Casmil e funcionários do Serviço Federal de Inspeção de se associarem para a colocação no mercado de leite impróprio para o consumo. Havia adição irregular no leite de substâncias químicas como soda cáustica, citrato de sódio e água oxigenada – segundo a denúncia.
Riscos de morte
Na sentença condenatória, o juiz federal citou laudo do Laboratório Nacional Agropecuário atestando a fraude e afirmando que “a ingestão e soluções em concentração igual ou superior a 10% ou grande quantidade de soluções a 3% tem sido associada com morbidade e mortalidade severa”. Os lotes de leites apreendidos apresentavam concentração de peróxido de hidrogênio a 50%.
Deu B.O.
Para colaborar, o empresário Jota Júnior colocou no sábado dois banheiros químicos à disposição das famílias que visitavam os presos. Como isso não se repetiu no domingo, os detentos fizeram o maior alvoroço na penitenciária.
Rotatória
Concluído pela Seplan o projeto de readequação da rotatória de acesso ao Shopping Uberaba pela avenida Santa Beatriz. Execução da obra dependerá de desapropriações de áreas, para que a rotatória seja realmente solução, e não problema.
Cemig processa rancheiros
Cemig comunicou oficialmente ao Ministério Público Federal ter, em cumprimento de acordo firmado, ajuizado quinze ações para retomar áreas invadidas às margens do rio Grande e transformadas em ranchos. Todos os invasores estão no entorno dos reservatórios das hidrelétricas de Volta Grande e Jaguara. No pacote estão pessoas de Uberaba, Delta, Sacramento, Conceição das Alagoas, Água Comprida e Conquista.
Altamente poluidores
Tomada de providências pela Cemig era cobrada pela Procuradoria da República em Uberaba desde 2011. Diz a denúncia do MP que a ocupação irregular das margens dos reservatórios acarreta danos ao meio ambiente. E mais: coloca em risco a própria segurança da hidrelétrica, uma vez que interfere no local previsto para a vazão do reservatório. Por ser a área de preservação permanente, o MP lembra que a invasão configura crime ambiental.
Simples lazer
Folder a ser distribuído pela Cemig nas cidades com ranchos irregulares ressalta que os invasores submetem bem comum a danos coletivos, “meramente para terem momentos de conforto individual”.
Na bronca
Universitários, em especial os da Educação Física, estão aborrecidos com a UFTM, que não estaria fornecendo transporte a todos os que têm atividades uma vez por semana no ginásio da Univerdecidade.
Tragédia em família
Cinco pessoas morreram e duas outras ficaram gravemente feridas quando caminhonete dirigida por mocinha de 15 anos bateu violentamente em árvore à beira de estrada rural, em Monte Alegre de Minas. O dono do veículo, de 63 anos, que a exemplo da motorista morreu no local, havia passado o volante à sobrinha. Uma irmã da jovem, de 13 anos, um primo, de 18, e uma amiga, de 15, também morreram.
Desmoralizante
Diretores de fornecedora de pessoal (telefonistas, recepcionistas e mensageiros) para o Ministério da Justiça embolsaram os R$ 2 milhões destinados ao pagamento dos trabalhadores, e sumiram. O MJ teve de pagar os salários pela segunda vez.
Indenização
O veterano cantor Cauby Peixoto (e bota veterano nisso) vai faturar uma boa grana do Banco Itaú, a título de indenização. A instituição incluiu seu nome, sem motivo, na lista de maus pagadores do Serasa e demorou a retirá-lo mesmo com ordem judicial.
Uma e outras
Indenização à Prefeitura pelo uso de vias públicas para a criação do condomínio Estância Ipê será paga pela empresa responsável pelo loteamento, e não pelos compradores. Valor foi fixado em R$ 1,3 milhão.// A partir da semana que vem, a Prefeitura poderá contar com trabalho carcerário em suas obras.// Nas periferias de Uberaba, assassinato não pode ocorrer sem autorização de organização criminosa.