FALANDO SÉRIO

Mudança na base de cálculo do esgoto pressiona tarifa final da Codau

Wellington Cardoso
Wellington Cardoso
wellingtoncardoso@terra.com.br
Publicado em 27/04/2022 às 21:57Atualizado em 18/12/2022 às 19:32
Compartilhar

O impacto final do reajuste nas tarifas da Codau será de cerca de 22%, pois a base de cálculo da tarifa de esgoto estará passando de 70% para 95%. Os 14% anunciados incidirão sobre a água. O aumento também terá reflexos na taxa de lixo a ser paga pelo contribuinte a partir do ano que vem, e calculada em cima do consumo de água.

Serviços prejudicados

A aprovação do reajuste ocorreu no final de março, em reunião do Comitê Técnico de Regulação Técnica dos Serviços de Saneamento Básico. A Codau argumentou que sem a correção, a autarquia teria de fazer um drástico corte de despesas nos serviços prestados.

Votos contra

Votaram contra o reajuste os representantes da Câmara (Kiko Marineli), FABU (Antônio Donizetti Ferreira) e Instituto de Engenharia (Walmir de Almeida Januário). Favoráveis, fazendo o placar de 5x3, foram os representantes dos órgãos municipais com cadeira no Conselho.

Dança dos cargos

Governo mexeu em cinco secretarias para inserir dois novos nomes no secretariado. A maioria das alterações já era esperada, em especial a nomeação do ex-vereador Agnaldo Silva como secretário do Agronegócio, passando José Geraldo, servidor de carreira, a ser o adjunto. Um único secretário deixa a administração.

Faltou o “a pedido”

A outra cara nova da administração é Edmo Silveira, agrônomo, aposentado do IEF, que assume a Secretaria de Meio Ambiente. Nota da Prefeitura sobre a mudança diz que Carlos Delfino deixa o Governo com reconhecimento pelo trabalho prestado. Mas, no decreto de exoneração não consta “a pedido”.

Bateu forte

“Se essa administração não calçar as sandálias da humildade, Uberaba irá, a cada dia mais, se tornando uma cidade lá tinha” – sentencia Aelton Freitas, indignado com o episódio Heineken, em que outras lideranças foram deixadas de lado pela Prefeitura.

À disposição

O próprio deputado havia se colocado à disposição da administração há alguns meses, de forma genérica, mas não foi procurado.

Gosto amargo

Uberabense se deitou na noite de terça-feira e amanheceu com o gosto amargo da sensação de perda da cervejaria.

Vaidade

A opção da Heineken por Passos levou o vice-prefeito Moacyr Lopes a se manifestar pela rede social, demonstrando contrariedade. Mas, distribuiu as críticas, atribuindo a perda às vaidades das forças políticas que não se unem. Algumas dessas forças já informaram que não foram demandadas pelo Executivo.

Foi política

Contrariando explicações da cervejaria, ele disse que a decisão foi política e não técnica.

“Boicote”

Moacyr virou-se também para o centro do poder municipal, revelando que não recebeu sequer um convite para participar de reunião com diretores da Heineken, e até recebeu recomendação do Governo (não nominou o autor) para ficar quieto e nada comentar sobre a empresa.

Proximidade

A Heineken já havia se aproximado de Passos há quatro meses, quando seus representantes estiveram reunidos na Prefeitura daquela cidade para tratar de assuntos ligados à instalação da empresa. Pelo menos foi o que revelou o vice-prefeito passense.

Simples assim

Folha de pagamento do USC praticamente dobrou este ano, na comparação com a do Campeonato da 3ª Divisão. O crescimento dos patrocínios, porém, ficou em 20%. Revelações do presidente Rodrigo Alcino, que faz uma gestão sem mistérios.

Multas

Em março, segundo balanço da SDS, foram aplicadas em Uberaba 307 multas de trânsito, que representam R$ 80,6 mil. As infrações mais comuns foram dirigir segurando celular (93) e avanço de sinal (52). Juntas elas representaram quase 50% das multas aplicadas pelo município.

Socorro

Seplan vai recorrer aos fiscais de Posturas para acelerar vistorias necessárias à expedição de alvarás de funcionamento. A secretaria não conta com servidores para esse trabalho, apesar de ser responsabilidade sua. 

“Bolsolindas” se preparam para recepção de sábado.

Pois é!

Quatro anos depois do episódio, Bolsonaro visita Uberaba, cidade em que morou Adélio Bispo, o homem que o esfaqueou durante a campanha eleitoral de 2018, em Juiz de Fora.

Rasteira

Rasteiras e tentativas quase sempre marcaram os processos eleitorais na UFTM, desde à época da Faculdade de Medicina. Uma delas é contada pelo ex-diretor Nilson de Camargos Roso e ocorreu em 1985.

Churrasco

Nilson, que era o diretor clínico do Hospital Escola, encabeçava a lista tríplice submetida ao Ministério da Educação e a sua nomeação era tida como certa. Às vésperas da nomeação, ele soube por universitários que havia churrasco programado para comemorar a escolha de outro candidato.

Reação

O médico recorreu então ao “principal apoiador da minha candidatura”, o diretor da FFTM, José Fernando Borges Bento, que, imediatamente, se comunicou com Aureliano Chaves, ex-governador de Minas e à época ministro de Minas e Energia.

Telefonema

Para a surpresa de José Fernando, Aureliano disse ter recebido uma ligação de Uberaba anunciando que Nilson havia desistido da disputa, o que o levara então a dizer ao colega ministro Marco Maciel, da Educação, que nomeasse outro.

Corre-corre

Ciente de que a informação da desistência era falsa, Aureliano voltou a falar com Marco Maciel, que saiu à captura do decreto de nomeação do outro, que já estava assinado. Houve tempo de abortar a publicação. Por pouco a rasteira não se consumou. Nilson foi nomeado.

Fechando

Estacionamento que Léo Derenusson Júnior mantém no histórico prédio em que funcionaram a Rádio PRE-5 e concessionária Ford, encerra suas atividades no próximo sábado, último dia em que atenderá à clientela.

Poço artesiano

Também a água consumida de poço artesiano servirá de base de cálculo para a taxa da coleta de lixo a ser praticada em Uberaba, possivelmente a partir do ano que vem.

Hidrômetro

Os poços autorizados contam com hidrômetro da Codau, para a cobrança da taxa de esgoto, o que permite saber o consumo. O esclarecimento é da autarquia.

Polícia Penal

Aprovado em 1º turno pela Assembléia projeto do deputado Heli Grilo incluindo a Polícia Penal no rol das instituições mineiras de segurança pública.

Carreira

Projeto garante o ingresso na força apenas por concurso e ainda a criação de cargos internos para assegurar promoções dos seus integrantes.

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por