Barril de pólvora
Penitenciária “Aluízio Ignácio de Oliveira” traz lembranças do “cadeião” do Parque das Américas: está superlotada, tem apenas 6 agentes vigiando 1000 presos em fim de semana, computadores parados por falta de uso e veículos inativos por falta de manutenção. Estas e inúmeras outras irregularidades foram detectadas ao longo do ano pelo Conselho da Comunidade “Helvécio Moreira de Almeida”, que acompanha o dia-a-dia do complexo.
Presos doentes
Sem contar com assistência médica e psicológica, muitos detentos estão doentes. Alguns deles com problemas mentais (que levaram dois ao suicídio recentemente), outros com micose, sarna e doenças variadas. Há poucos colchões em condições de uso, o fornecimento de água é cortado nos dias de visitas (para conter o consumo), a biblioteca está fechada e os visitantes dos presos aguardam ao relento e sem banheiro à entrada no complexo.
Promotor é acionado
A imediata instauração de ação civil pública contra o Estado está sendo requerida ao promotor Emmanuel Carapunarla pelo Conselho da Comunidade – formado por representantes da OAB, ACIU,CDL e outras instituições. O ofício é assinado pelos advogados Vitor Rachid Daher (presidente) e Paulo Leonardo (secretário).
Lei seca
Aprovada pela Assembleia Legislativa emenda à lei que impõe a lei seca nas rodovias de Minas Gerais. Agora, o Estado poderá celebrar convênio com os municípios para que estes também ajudem na fiscalização aos bares, lanchonetes e restaurantes das estradas.
Ressocialização
Em partida de futebol entre policiais civis e militares, ontem de manhã, pelo menos dois ex-detentos (por tráfico de drogas) estavam entre os atletas. Além do exemplo de ressocialização, também a integração entre as duas polícias se refletiu no placar: 2x2.
Fim do couvert em bares
Está tramitando na Câmara dos Deputados projeto que proíbe a cobrança por bares e restaurantes de qualquer produto (a chamada entrada, por exemplo) não solicitado pelo consumidor. Caso o item seja servido sem o pedido será considerado cortesia do estabelecimento. Com o mesmo objetivo, a Assembleia de Minas aprovou em 1º turno projeto do deputado sargento Rodrigues.
Acesso proibido
O policial não tem o direito de acessar os dados de telefone celular de pessoa detida ou suspeita do cometimento de um delito. A afirmação é do advogado criminalista Leuces Teixeira, da Comissão de Prerrogativas da OAB. Segundo ele, essas informações são pessoais e de inviolabilidade assegurada por lei. Advogado acrescenta que “o sigilo telefônico de uma pessoa somente pode ser quebrado por ordem judicial”. O uso de telefone de detidos tem levado à prisão de traficantes de drogas.
Advertência
Recado do Ministério da Saúde aos futuros prefeitos e secretários de Saúde: novos recursos somente com a comprovação de que o teto do SUS estabelecido e em vigor é insuficiente. Quem o trouxe foi o gestor do Hospital Hélio Angotti, José Carlos de Almeida que esteve em encontro de instituições filantrópicas de combate ao câncer, em SP.
Férias em dobro
Os donos das escolas particulares que se preparem; em 2013, o Sindicato dos Professores incluirá as chamadas “férias em dobro” na pauta de reivindicações. Medida funcionaria para os estabelecimentos com mais de 200 professores, aos quais seria devido mais um salário por ocasião das férias, pago no mês seguinte.
Entrega de documentos
Até o início da tarde de ontem o prefeito Baguá, de Sacramento, não havia sido notificado da decisão da juíza Roberta Fonseca para que entregasse ao seu sucessor, Bruno Cordeiro, os documentos da Prefeitura por ele reclamados. Para Baguá, Bruno está fazendo tempestade em copo d’água: “Eles acham que a eleição não acabou”. O prefeito garante que somente não foram colocados à disposição do eleito e sua equipe de transição os documentos que não podem ser fechados com dias de antecedência ao do encerramento da administração.
Bonita
Nem mesmo a chuva da noite passada tirou o brilho da praça Magalhães Pinto, enfeitada com motivos natalinos pela Polícia Militar.
Pau nele
Professores municipais aproveitam carta de solidariedade à professora Célia Fortunata para fazer oposição desde já a Aécio-presidente.
Maus-tratos denunciados
Mais uma denúncia de maus-tratos no Centro Sócioeducativo (ex-Caresami) agora mantido pelo Estado. Desta vez, a “vítima” teria sido adolescente interno que, levado com colegas para recreação no Centro Avançado do Boa Vista, teria fugido e sido recapturado. Já à noite, homens encapuzados – ainda de acordo com a denúncia – teriam invadido o quarto e agredido o rapaz. Informação é categoricamente negada por fonte do Centro Sócioeducativo, onde os diretores têm restrições de contato com a imprensa.
Uma e outras
Esgotados os ingressos no Pacote Black para as duas superfestas que fecham o an Branco/Preto e Natal da Pró(Eventos). Agora, só os individuais, que variam de R$35 a R$110.// Dica RN Saúde: a hipertensão arterial aumenta o risco de doenças cardiovasculares (angina, infarto), dos vasos cerebrais (derrame) e causa lesão direta dos rins, dilatação e falência do coração, lesão da retina, dentre outras.// Paulo Piau recebe hoje o relatório de como está a Prefeitura.// Porta-Voz circula com várias exonerações.
“A vida, como a fizeres, estará contigo em qualquer parte”.
(Chico Xavier)