Exames desnecessários
Embora a informação contrarie alguns médicos, é incontestável o desperdício de recursos com o exagero de exames complementares. À informação de que 60% dos exames radiológicos mais simples solicitados, em Uberaba, fora do horário de expediente apresentam resultado negativo, somam-se outras. O conceituado administrador hospitalar José Carlos de Almeida, por exemplo, defende melhoria na regulação e orientação à sociedade de como usar melhor os recursos médicos, clínicos e tecnológicos.
Tendência de piora
Citando estatística da Associação Nacional de Hospitais Privados, segundo a qual 40% dos pacientes não buscam os resultados de seus exames, José Carlos teme pelo futuro da saúde pública. “Isso sufoca qualquer cooperativa, operadora de plano de saúde e o próprio SUS” – afirma, acrescentando que estudo também da ANHP indica que em 2022 poucas operadoras de plano de saúde e cooperativas estarão no mercado. A procura pelo SUS aumentará significativamente. A saída para a saúde – ressalta o administrador – é o diálogo.
Batalha
Primeira audiência de conciliação entre dirigentes do Sindicato dos Professores da rede privada e representantes dos estabelecimentos de ensino em todo o Triângulo Mineiro está programada para amanhã. Os patrões acenam com apenas 7% de reajuste, condicionado à perda de direitos anteriormente adquiridos pelos trabalhadores. Na falta de um acordo nesta quarta-feira, caberá à Justiça decidir a forma de correção dos salários.
Vale na Expo
Sem falar em valores, a assessoria de Comunicação da Vale Fértil confirma patrocínio destinado este ano à Exposição Nacional de Gado Zebu, anunciando que trezentas e cinquenta mil pessoas devem passar pelo Parque Fernando Costa (sem shows artísticos de nível nacional?). Em estande de 100 metros quadrados, e através de vídeos, a Vale mostrará sua contribuição na produção de fertilizantes e insumos para nutrição animal.
Advogado protesta
A submissão de profissionais do Direito à fila de espera (com senha em mãos) do INSS, para o protocolo de requerimentos, defesa ou recursos de segurados, é motivo de protesto enviado à 14ª Subseção da OAB pelo advogado Mauro Morais. Segundo o queixoso, o INSS está descumprindo a legislação e igualando os advogados aos rábulas. Mas, há privilegiados entre os advogados, ressalta o denunciante, sem nominá-los, reclamando à Ordem que faça o INSS cumprir suas próprias orientações. Mauro sentencia ainda que alguns advogados e rábulas, com suas ações nefastas, promovem a depreciação dos bons profissionais.
Não às GMs
Embora considerem importante o papel desempenhado pelas Guardas Municipais, a Secretaria de Estado de Defesa Social e a Polícia Militar resistem a considerá-las incluídas no sistema de segurança pública para o registro de ocorrências de crimes de menor gravidade. Embora presentes nas ruas das maiores cidades de Minas, as GMs, quando prendem alguém, precisam esperar pela PM ou entregá-lo à Polícia Civil para que seja feito o Reds.
Insegurança
Além das precárias condições de trabalho, os agentes penitenciários de Uberaba têm de se preocupar também com a aproximação do encerramento do contrato de muitos deles. Em todo o Estado a situação é semelhante e há mobilização da categoria para que os contratados – 12,2 mil contra apenas três mil concursados – sejam efetivados. Na Assembleia Legislativa, projeto de lei com esse objetivo tramita a passos de tartaruga.
Multas irregulares
Podem chegar a R$60 milhões as multas de trânsito irregulares aplicadas entre junho de 2011 e maio de 2012, em Minas Gerais. Neste período a delegação de competência mútua entre Estado e municípios – incluído Uberaba – estava desacobertada do indispensável convênio, parado na burocracia de Belo Horizonte. Sem o convênio, não há legitimidade para a PM fiscalizar multas de competência exclusiva do município e vice-versa.
Dinheiro rachado
Segundo anuncia a Associação Mineira de Municípios, os convênios começarão a ser assinados este mês e a arrecadação resultante das multas manuais será dividida meio a meio entre o Estado e o município. A receita da fiscalização eletrônica é exclusivamente de quem a implanta.
Para todos
Também os órgãos municipais serão obrigados a implantar poço de infiltração ou retenção de águas pluviais nas áreas públicas. A medida será imposta aos proprietários de imóveis em Uberaba, em ação voltada para o meio ambiente, nos termos de projeto de lei a ser enviado à Câmara de Vereadores nos próximos dias.// Policiais militares andam de queixando das longas jornadas de trabalho, decorrentes da falta de pessoal no 4º Batalhão. Quem está fazendo curso, estuda durante o dia e cumpre escala à noite.
Uma e outra
A partir de hoje o preço mínimo do cigarro é R$3. Isso vale também para os importados do Paraguai. Comerciante que não cumprir o decreto presidencial ficará cinco anos sem vender cigarros como penalidade.// A Printlog (José de Alencar, 218/calçadão) faz a melhor e mais completa recarga de cartucho a jato de tinta e toner. E, para sua comodidade, busca e entrega gratuitamente o cartucho a ser reciclado, levando também a máquina de cartão de crédito para o interessado nessa forma de pagamento.
“O maior passo em direção ao bem é não fazer o mal."
(Rousseau)