FALANDO SÉRIO

Não agradou o Comandante Lunardi

O deputado Adelmo criticou a integração entre as polícias, que considera inexistente

Wellington Cardoso
Publicado em 14/10/2010 às 08:50Atualizado em 17/12/2022 às 06:51
Compartilhar

Reforço pela metade. A absolvição de doze policiais civis acusados da prática de tortura contra conhecido delinquente não significará muito para os quadros uberabenses da corporação. Três deles já não pertencem à Regional de Uberaba, três devem requerer a aposentadoria e a delegada está à disposição de Belo Horizonte há quase cinco anos, restando apenas cinco para a iminente reintegração à ativa, segundo o delegado Francisco Gouvêa. A volta do grupo às atividades ocorrerá tão logo a sentença de absolvição do juiz Daniel Collaço seja oficialmente comunicada ao comando da PC.

O domínio do barro. Oleiros de Conceição das Alagoas temem que o cerco a eles feito pelo Ministério Público/IEF/Polícia Ambiental, impedindo-os de retirar mais barro para a produção de tijolos, possa beneficiar uma única pessoa. E prometem “botar a boca no trombone”, denunciando, inclusive, situações de corrupção em órgãos ambientais, caso avance o que consideram projeto de monopolização do setor.

Uma longa história. Por mais estranho que possa parecer, a legislação o permite a pretexto de que o subsolo é da União, empresário uberabense conseguiu para si, à revelia do dono da fazenda, o registro de lagoa da qual é retirada a argila. E, com todas as mais de 60 olarias de Conceição com atividades suspensas por não estarem regularizadas, estaria propondo a oleiros participação na produção para a utilização do barro da “sua lagoa”.

Clima é explosivo. Ontem, dois oleiros anunciaram a FALANDO SÉRIO que, abandonadas à própria sorte, as cerca de 350 famílias dependentes da atividade farão manifestação diante da Prefeitura e do fórum. “As panelas estão vazias desde que cessou a produção de tijolos” – explicaram. A indignação é também para com a classe política, pois parece que elas não existem. E estranham os oleiros que todas as olarias estejam regularmente registradas na Prefeitura há anos, pagando impostos, sem que o empresariado fosse por ela alertado para o que diz a legislação ambiental.

Meia-boca. A falta de efetivo impede que a Polícia Civil ocupe por inteiro seu espaço nas Áreas Integradas de Segurança Pública, onde se faz presente apenas no horário de expediente comercial. O que acontece à noite em cada área precisa ser encaminhado ao único plantão noturno mantido pela corporação, no prédio do antigo cadeião, com perda de tempo e gasto de combustível. Mas, como miséria pouca é bobagem, os detetives vivem enfiando a mão no bolso para remendo de pneus e outras pequenas despesas. Alguns carros estão com os pneus mostrando os arames.

Tiririca. Comandante Lunardi não gostou dos comentários de Adelmo sobre a segurança pública em Uberaba. Em entrevista ao colega Edson Santana, o deputado criticou a integração entre as polícias, que considera inexistente.

Alheio. Em outras palavras, o tenente-coronel ressaltou que Adelmo “mordeu no arame”, pois a integração em Uberaba só não é completa porque em muitas oportunidades falta a presença do Judiciário, segundo o oficial. O tema segurança não tem sido o forte dos parlamentares uberabenses.

Pistoleiros. A folha de ponto pode reforçar as suspeitas da Polícia Civil de Uberaba de que foram policiais os autores da execução do empresário Romes Daher, por engano de alvo. Ao que tudo indica, os pistoleiros vieram do Nordeste do País para fazer o serviço. E seriam homens usando distintivo.

Dependência. Secretaria de Saúde está finalizando entendimentos para a criação de 28 leitos hospitalares para dependentes químicos em Uberaba. Valdemar Hial já deixou claro à Defensoria Pública que cinquenta, como ela pretende, é número impossível, pois há carência de leitos também para outras especialidades.

Estupro. Alteração na denúncia contra Wesley Silva e Diego Fernandes, por assalto a residência no conjunto Frei Eugênio, somente será alterada se o menor apontado como autor do estupro lá verificado denunciá-los. É o que diz o promotor Eduardo Pimentel, frisando que nos autos inexiste qualquer ligação entre os dois e o estupro. Até agora tudo indica que Wesley e Diego realmente não sabiam da agressão à jovem.

A lição. Enquanto alguns governantes assistem impassíveis ao massacre diário de seus cidadãos, vitimados pela violência urbana, o presidente chileno perfurou a terra para garantir a vida de trinta e três mineiros. Nem tudo está perdido.

Para cima. Com as olarias de Conceição das Alagoas praticamente paradas, o preço do tijolinho deve sofrer aumento de 30 a 40% nos próximos dias, saltando de R$120 o milheiro para algo em torno de R$160, segundo as previsões dos fabricantes.

É sério. Se as autoridades de Conceição não botarem “panos quentes” no caldeirão em que está se transformando o imbróglio das olarias, alguém pode sair machucado. Ver filho passando fome tira qualquer um do sério.

Força da mente. A importância do controle do pensamento na prevenção de acidentes é um dos temas a serem abordados na Sipat 2010 da Copervale, com início no dia 18. Alcoolismo, drogas ilícitas, postura, aparência, estresse, água e energia também serão temas de palestras.

É dever. “Não se trata de aceitar, mas de recebê-los, pois é aqui que são lotados” – frisou ontem o delegado Francisco Gouvêa diante da indagação se acolherá os investigadores absolvidos pelo juiz Daniel Collaço e há anos afastados das ruas.

Cartel. Para os que questionam os preços dos combustíveis: “Se alguém tiver alguma prova de combinação de preços entre os empresários, eu estou pronto para recebê-la e instaurarei uma investigação”. Palavras do promotor Carlos Valera, explicando não ter elementos suficientes para abrir um procedimento. Recentemente, processo contra inúmeros donos de postos recebeu sentença de absolvição da acusação de cartel.

Uma e outras. Dica do Corpo de Bombeiros para dia chuvos se estiver de carro, não pare debaixo ou próximo a postes e árvores.// Mais um trabalho do professor François Ramos (Facthus) foi selecionado (é o segundo) para ser apresentado à comunidade acadêmica na UFU, ainda este mês.// Jornalista e advogado, François falará sobre “A cola como elemento de transgressão ética e legislativa”.// Uberaba discute a pedofilia em seminário programado para a noite de hoje, na Aciu, pela Secretaria de Educação.

“O sofrimento é a única promessa que a vida sempre cumpre.”

 

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por