Que base é essa?
Nunca um governador de Estado foi recepcionado em Uberaba por tão poucas lideranças partidárias como Anastasia, sábado. Apenas dois presidentes de partidos lá estiveram: o do PSB, que por causa de Lerin não poderia faltar, e o do DEM. O PSD (de Marcos Montes) não conta, pois praticamente não existe na cidade. E foi a primeira vez que o partido do governador não esteve presente. O PSDB demonstrou no silêncio da ausência a sua insatisfação.
Fragilidade exposta
O não comparecimento dos presidentes de outras nove siglas expõe a fragilidade da harmonia da chamada base aliada do Governo de Minas em Uberaba. E, por extensão, deixa o próprio Anastasia em posição delicada já que não consegue por no caminhão de Lerin a maioria dos partidos. Integrante da cúpula do PSDB não tem dúvida em jogar a responsabilidade disso nos ombros de Marcos Montes, nomeado coordenador da base aliada na cidade.
O bode
Para o PSDB/Uberaba, o veto do Governo a Fahim partiu do ex-prefeito, que em 2002 estimulou e apoiou a candidatura do “tucano” a deputado estadual. A mesma fonte, sempre preservando Nárcio Rodrigues, o mentor do PSDB/Uberaba, diz ter ouvido de Maurício Cecílio que o diretor do INDI somente aceitou a própria pré-candidatura a prefeito depois de conversar com Montes, no ano passado, em Brasília. Marquinhos nega ter estimulado a candidatura de seu ex-secretário.
O que é isso?
Uberabenses que têm pressionado antigos companheiros e partidos para que apoiem Lerin em nome do “Projeto Aécio” (para 2014) precisam explicar o que é isso. Se essa pressão toda for realmente para ter o PSB (Brasil) na eventual campanha presidencial do senador, fica a pergunta: qual PSB? O que leva “tucanos” a chutarem candidato do próprio PSDB em Uberaba ou o que é PT em São Paulo? O PSB não pode continuar acendendo uma vela para Deus e outra para o diabo.
Noivas não faltam
Para Lerin foi mais fácil ter o apoio do Governo do Estado – por causa do Projeto Aécio (sic) – do que se livrar dos candidatos a vice. João Franco (PDT), Eclair Gonçalves (DEM) e Vicentinho Araújo (PV) são três deles. Para segurar um, ele certamente desagradará outros. A menos que ofereça “medidas compensatórias”.
“Eu juro”
Enquanto afirma e reafirma publicamente que não negociará cargos para ter apoios partidários, a conversa reservada de Lerin com o DEM teve promessas. Segundo um dos participantes do encontro, o deputado ofereceu a vaga de vice ao partido, de olho no tempo de televisão do Democratas (Lerin jura que não é verdade, sem fechar as portas).
Conflitante
O DEM tomaria uma decisão na sexta-feira, depois de ter ouvido Marcos Montes, mas resolveu adiá-la para esta segunda. Antes, queria ouvir o governador Anastasia, o que ocorreu no sábado. Na prática, porém, não houve esclarecimento algum (nada foi acrescentado ao que se conhecia). O Governo discursa que seu apoiado é Lerin, mas diz que as peculiaridades locais serão respeitadas. Mais confunde do que esclarece.
Carne de cão
Vigilância Sanitária não recebeu nenhuma denúncia nem fez qualquer constatação de que pastelaria uberabense estaria usando carne de cachorro em seus pastéis. A garantia é do chefe da Vigilância, Emerson Mariano, atribuindo os comentários veiculados em redes sociais à eventual concorrência desleal entre empresários do setor. Recente fiscalização em lanchonetes do centro não detectou nenhuma irregularidade do gênero.
Comunistas com Piau
PCdoB programou sua convenção para quinta-feira, quando oficializará sua presença na campanha de Paulo Piau. Em recente nota firmada pela presidente Sumayra Oliveira, o PCdoB frisou não se tratar mais de “o partido dos meninos”, como era visto até recentemente, e exigiu respeito. Uma resposta aos críticos – entre eles Adelmo Carneiro Leão – do rompimento da histórica aliança com o PT. Neste fim de semana, Sumayra ressaltou em manifestação no Facebook que “política se faz com cérebro e não com o coração, muito menos com estômago”.
Prudência
Conta-se nos dedos as vezes que o governador (desde Aécio Neves) esteve em Uberaba e não foi acompanhado por Nárcio Rodrigues. Uma dessas ocasiões raras foi sábado. O secretário/deputado não integrou a comitiva de Anastasia no giro por Conquista, Delta e Veríssimo, com “pit stop” no Aeroporto “Mário Franco”. Depois de ter abraçado a pré-candidatura de Maurício Cecílio, em prejuízo de Fahim, e novamente apoiando o ex-parceiro de dobradinha, Nárcio parece ter preferido ficar distante do anúncio pró-Lerin.
Sem vergonha
“A política nunca esteve tão sem vergonha, em Uberaba e no restante do País, quanto agora” – sentencia o vereador Marcelo Borjão, que trocou o PMDB pelo DEM e tentará seu segundo mandato consecutivo (em 2005/2006 era suplente). Como exemplo dessa “pouca vergonha”, ele cita o acordo do PT com Paulo Maluf “por causa de 1 minuto a mais no horário eleitoral”, em São Paulo. Em Uberaba, ele defende que o DEM apoie quem (seja Piau, Lerin ou Fahim) tiver um democrata como candidato a vice-prefeito
Umas e outras
Escrever a história de uma comunidade não é para qualquer um. O JM faz isso há 40 anos e comemora na sexta-feira homenageando personagens deste período.// Ituiutabano está entre os ganhadores da Quina de São João e vai receber R$ 12 milhões.// O repentino “amor” da cúpula do PSDB a Fahim é, em verdade, “raiva de Marcos Montes” – disse-me integrante da Executiva do partido.// Livraria Academia do Pensamento Espírita (praça Thomaz Ulhoa) oferece até 50% de desconto em livros para divulgar a doutrina.
Sê senhor da tua vontade e escravo da tua consciência.”
(Aristóteles)