Disparate
Prestadores de serviços fizeram propostas com valores até 100% acima dos de mercado na tentativa da Fundação Cultural de fazer o chamado registro de preços, que facilitaria futuras contratações de estruturas para eventos. A constatação do que poderia resultar em superfaturamento de preços levou à suspensão do edital pela presidente Sumayra Oliveira. Documento será revisto.
Tática
A FALANDO SÉRIO alguns prestadores de serviços afirmaram que, em cotações preliminares, muitos elevam os preços que, em verdade, não são formalizados na hora do pregão. Uma tática – segundo os informantes – para despistar os demais candidatos. Eles disseram também que os atrasos de pagamentos na FCU, em anos anteriores, levaram ao desinteresse de alguns em participar de concorrências.
Câncer aumenta internações
As internações hospitalares de pacientes com tumores aumentaram de 1,6 mil em 2010 para 1,8 mil no ano passado. Os números são exclusivamente do SUS (Sistema Único de Saúde) em Uberaba. Excluídos os partos (com decréscimo de 2,7 mil para 2,5 mil de 2011 para 2012), o que mais provoca internações no município são as doenças dos aparelhos respiratório (1,6 mil no ano passado) e digestivo, circulatório (1,5 mil) e digestivo (1,4 mil).
Os estragos dos acidentes
Os acidentes – sobretudo os de trânsito – também provocam estragos nas contas do SUS. No ano passado houve 1,5 mil internações hospitalares por causa de acidentes e traumatismos acidentais. Centenas de trabalhadores ficaram meses afastados de suas atividades, muitos deles sobrevivendo de auxílios da Previdência Social. Os mutilados também foram muitos.
Criminalização
Reação positiva à informação divulgada ontem por FALANDO SÉRIO sobre a aprovação (por enquanto pelo Senado) de projeto criminalizando a venda e a distribuição de bebida alcoólica para menores. Manifestações vieram por e-mails e em um deles cidadão diz que, às 16h de 4ª-feira, rapaz de 15 anos estava sentando diante de bar, no bairro Boa Vista, tomando uma cervejinha. Todos esperam que a Câmara referende a iniciativa e que haja fiscalização de fato. A pena prevista para os infratores é de dois a quatro anos de prisão.
Violência
Dados do SUS atestam: foram cinquenta e um os homicídios consumados em Uberaba no ano passado. Mas, chama a atenção também o fato de que lesões autoprovocadas voluntariamente foram a causa de vinte e três mortes.
Liberdade
Depois de sustentação oral feita pelo advogado Leuces Teixeira, o Tribunal de Justiça determinou ontem a soltura dos irmãos Fábio e Fernando Martineli Cherin, acusados do assassinato de André Luiz Ferreira, em outubro do ano passado.
Processo à vista
Não será nenhuma surpresa se responderem também a processo criminal as educadoras exoneradas pela Secretaria de Educação, sob denúncia de maus-tratos a crianças. Além das medidas administrativas, a Prefeitura decidiu submetê-las ao Conselho Tutelar dos Direitos da Criança e do Adolescente. A autoria das arbitrariedades em Cemei do bairro Chica Ferreira, que vinham desde o ano passado, é atribuída a apenas uma. Outras duas estariam envolvidas por omissão.
Castigo
Uma das atitudes atribuídas à autora - pelas colegas consideradas testemunhas - é a de castigo a que seriam submetidas algumas crianças. Elas ficariam confinadas em um banheiro, sem alimentação, pelo período determinado pela acusada. A apuração está apenas começando.
Na mosca
Como o delegado Luiz Fernando havia dito nas horas que se seguiram ao crime, o assassino do empresário Antônio Stacciarini “é pessoa da sua intimidade”. É o que mostram as primeiras conclusões do inquérito ontem reveladas pelo delegado Alexandre Oliveira, de Belo Horizonte.
Provas existem
A afirmação de Alexandre de que existem provas materiais que levam a Djalma Bessa - já preso - como possível autor da morte de Antônio Stacciarini é altamente positiva para o trabalho inicial de investigação feito pelo delegado Luiz Fernando com a colaboração da perícia. Se as provas “põem Djalma na cena do crime”, elas só podem ter sido coletadas no calor dos acontecimentos.// Reciclagem de cartuchos com tintas de qualidade e carga total é com a Printlog (José de Alencar, 218).
Ainda os trotes na UFTM
Comissão está sendo criada na UFTM para fazer valer o que dispõe o Regime Disciplinar Discente, inclusive quanto aos trotes. A revelação é da pró-reitora Rosimar Alves Querino, a partir de denúncias feitas por calouros da universidade. Segundo ela, apesar de a comissão ainda não estar instalada, o universitário que se sentir ultrajado pelo trote pode procurar a pró-Reitoria, e a ele estará assegurado o sigilo.
Sob sigilo
Investigação do assassinato de Stacciarini está sob sigilo, mas, extraoficialmente, soube-se que inexiste ligação de relação amorosa com o crime, diferentemente do que chegou a ser especulado.
Olho Vivo
Estado realiza pregão nesta 6ª-feira para a contratação de serviços e equipamentos para a implantação do projeto Olho Vivo em Uberaba, com 54 câmeras de videomonitoramento em vias públicas.