FALANDO SÉRIO

No 1º turno, esquerda quer distância de candidatura de bolsonarista

Wellington Cardoso
Wellington Cardoso
jornalistawellingtoncardoso@gmail.com
Publicado em 16/08/2023 às 20:08Atualizado em 17/08/2023 às 22:11
Compartilhar

Um dos participantes da reunião de partidos de esquerda convocada e liderada por Anderson assegura que não há a menor chance de, no primeiro turno de 2024, o grupo aderir a qualquer campanha que não seja identificada com Lula. E menos ainda a candidatura de quem tenha apoiado Jair Bolsonaro nas eleições de 2022. 

Candidatura
É consenso que a preferência “número zero” é pela candidatura de Anderson a prefeito, mas ele tem dito que não está nos seus planos e ainda existem questões jurídicas a serem concluídas. E, segundo a fonte da coluna, o grupo só analisaria caminhar com Elisa se o outro corrente for malquisto pelo ex-prefeito.

Embrião
A frente pretendida pelo ex-ministro de Lula conta seguramente com PT, PDT (pelas mãos da vereadora Rochelle, ainda não filiada, mas com carta branca na sigla) e PCdoB. A Rede ainda é uma incógnita diante da possibilidade de ter a executiva mudada. 

Novas adesões
Ainda esta semana, emissários do grupo estariam conversando com o Psol, e há possibilidade de negociações chegarem também ao PSDB. Outro partido está assegurado, mas precisará ter sua comissão provisória trocada, o que acontecerá. Questão de dias.

Almoço
Na terça-feira, Anderson recebeu para um almoço os ex-deputados Toninho Andrada e Nárcio Rodrigues. Hoje no PSB por sua estreita ligação com o vice-presidente Geraldo Alckimin, o ex-“tucano” foi embora mais cedo por ter vôo programado para as 15h. Inadmissível acreditar que a conversa dos três foi sobre futebol.

Distanciamento
Aguardando apenas a abertura da janela para trocar o PP pelo PDT, conforme o combinado com a deputada Duda Salabert, a vereadora Rochelle se distancia politicamente de Franco Cartafina. O PDT caminhará com candidato a prefeito indicado pela frente em fase de costura por Anderson.

Nada a ver
Entre os motivos que levaram o coronel Anderson Passos a pedir a própria exoneração na SESURB estariam insatisfações com o colega da SEDEC, Rui Ramos. Versão negada pelo próprio Passos em conversa com FALANDO SÉRIO. “São problemas de ordem familiar” – garantiu, ratificando informação da chefe do Executivo.

Substituto
A saída de Passos e a ocupação do cargo pelo também coronel Antônio de Sousa Filho, secretário adjunto da SMS, foram confirmadas por Elisa à coluna ainda na manhã desta 4ª feira, do que foram informados em 1ª mão os leitores da versão online da coluna.

Gratidão
Ao se despedir, Passos fez inúmeros elogios à chefe do Executivo, a quem rotulou de “admirável” e agradeceu pela confiança e apoio recebidos na Sesurb. Segundo ele, “foram marcantes os exemplos de humanidade, resiliência e integridade (de Elisa) na condução dos desafios superlativos da cidade”. Passos fez agradecimento também aos servidores com os quais trabalhou.

Sala especial
Ainda este ano, o 5º Departamento de Polícia Civil sediado em Uberaba terá instalada sala para a tomada de depoimento especial, que será um grande avanço na audição qualificada de menor de idade vítima de violência. A informação é do delegado Felipe Colombari.

Tecnicamente
Devidamente equipada (um investimento de cerca de R$ 150 mil) e com profissionais altamente qualificados para colher o depoimento de crianças e adolescentes, principalmente quando vítimas de violência sexual, sem expô-los a situações de constrangimentos ou abalos emocionais.

Emenda
Expectativa de Colombari é que a Polícia Civil consiga emenda parlamentar ou recursos de medida compensatória definida pelo Ministério Público para ter o equipamento o quanto antes. Essa abordagem especial a menores vítimas de violência tem sido exigida também ao município (e rede de proteção) pelo juiz Marcelo Lemos.

Notificada
Nesta 4ª feira, a Prefeitura foi notificada da decisão do juiz da Infância e da Juventude, que deferiu liminar requerida pelos promotores André Tuma e Anna Catharina, suspendendo o processo de escolha dos futuros conselheiros tutelares.

Reabertura
Magistrado determinou a reabertura do período de inscrições e a reaplicação das provas. Há necessidade de classificação de no mínimo trinta candidatos para as quinze vagas em disputa. Entende o MP que, com apenas quinze pré-selecionados, inexiste disputa, mas processo homologatório de nomes.

Prazo estadual
Em todo o Estado de Minas, as eleições devem ocorrer no primeiro domingo de outubro. Ou seja, resta pouco tempo para a Prefeitura e o Comdicau adotarem as providências determinadas.

Sem urna
A reabertura de todo o processo praticamente inviabiliza a votação em urna eletrônica, para o que o Tribunal Regional Eleitoral já estava preparado. Uberaba retrocederá, voltando a utilizar o voto de papel tão criticado e causador de vários pedidos de recontagem durante apurações anteriores.

Complicando
Complica-se ainda mais a situação do advogado e ex-presidente do PMN em Uberaba Gleibe Terra. Ele, que já era investigado sob suspeita de improbidade administrativa, agora passa a alvo de apuração também na área criminal pelo promotor José Carlos Fernandes.

Áudio
Na origem dos problemas que levaram Gleibinho a perder o comando da sigla está o áudio vazado de uma conversa sua com o engenheiro William D’Oliveira. No diálogo, o então dirigente partidário dava como certo emprego para D’Oliveira na administração municipal com parte do salário indo para o PMN.

Provas
Agora o promotor está pedindo à Justiça o compartilhamento das provas obtidas com a apreensão de telefone e computador de Gleibinho entre os dois procedimentos: o de improbidade e o criminal. Uma sinalização de que algo foi encontrado. As investigações estão correndo sob sigilo.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por