Um dos participantes da reunião de partidos de esquerda convocada e liderada por Anderson assegura que não há a menor chance de, no primeiro turno de 2024, o grupo aderir a qualquer campanha que não seja identificada com Lula. E menos ainda a candidatura de quem tenha apoiado Jair Bolsonaro nas eleições de 2022.
Candidatura
É consenso que a preferência “número zero” é pela candidatura de Anderson a prefeito, mas ele tem dito que não está nos seus planos e ainda existem questões jurídicas a serem concluídas. E, segundo a fonte da coluna, o grupo só analisaria caminhar com Elisa se o outro corrente for malquisto pelo ex-prefeito.
Embrião
A frente pretendida pelo ex-ministro de Lula conta seguramente com PT, PDT (pelas mãos da vereadora Rochelle, ainda não filiada, mas com carta branca na sigla) e PCdoB. A Rede ainda é uma incógnita diante da possibilidade de ter a executiva mudada.
Novas adesões
Ainda esta semana, emissários do grupo estariam conversando com o Psol, e há possibilidade de negociações chegarem também ao PSDB. Outro partido está assegurado, mas precisará ter sua comissão provisória trocada, o que acontecerá. Questão de dias.
Almoço
Na terça-feira, Anderson recebeu para um almoço os ex-deputados Toninho Andrada e Nárcio Rodrigues. Hoje no PSB por sua estreita ligação com o vice-presidente Geraldo Alckimin, o ex-“tucano” foi embora mais cedo por ter vôo programado para as 15h. Inadmissível acreditar que a conversa dos três foi sobre futebol.
Distanciamento
Aguardando apenas a abertura da janela para trocar o PP pelo PDT, conforme o combinado com a deputada Duda Salabert, a vereadora Rochelle se distancia politicamente de Franco Cartafina. O PDT caminhará com candidato a prefeito indicado pela frente em fase de costura por Anderson.
Nada a ver
Entre os motivos que levaram o coronel Anderson Passos a pedir a própria exoneração na SESURB estariam insatisfações com o colega da SEDEC, Rui Ramos. Versão negada pelo próprio Passos em conversa com FALANDO SÉRIO. “São problemas de ordem familiar” – garantiu, ratificando informação da chefe do Executivo.
Substituto
A saída de Passos e a ocupação do cargo pelo também coronel Antônio de Sousa Filho, secretário adjunto da SMS, foram confirmadas por Elisa à coluna ainda na manhã desta 4ª feira, do que foram informados em 1ª mão os leitores da versão online da coluna.
Gratidão
Ao se despedir, Passos fez inúmeros elogios à chefe do Executivo, a quem rotulou de “admirável” e agradeceu pela confiança e apoio recebidos na Sesurb. Segundo ele, “foram marcantes os exemplos de humanidade, resiliência e integridade (de Elisa) na condução dos desafios superlativos da cidade”. Passos fez agradecimento também aos servidores com os quais trabalhou.
Sala especial
Ainda este ano, o 5º Departamento de Polícia Civil sediado em Uberaba terá instalada sala para a tomada de depoimento especial, que será um grande avanço na audição qualificada de menor de idade vítima de violência. A informação é do delegado Felipe Colombari.
Tecnicamente
Devidamente equipada (um investimento de cerca de R$ 150 mil) e com profissionais altamente qualificados para colher o depoimento de crianças e adolescentes, principalmente quando vítimas de violência sexual, sem expô-los a situações de constrangimentos ou abalos emocionais.
Emenda
Expectativa de Colombari é que a Polícia Civil consiga emenda parlamentar ou recursos de medida compensatória definida pelo Ministério Público para ter o equipamento o quanto antes. Essa abordagem especial a menores vítimas de violência tem sido exigida também ao município (e rede de proteção) pelo juiz Marcelo Lemos.
Notificada
Nesta 4ª feira, a Prefeitura foi notificada da decisão do juiz da Infância e da Juventude, que deferiu liminar requerida pelos promotores André Tuma e Anna Catharina, suspendendo o processo de escolha dos futuros conselheiros tutelares.
Reabertura
Magistrado determinou a reabertura do período de inscrições e a reaplicação das provas. Há necessidade de classificação de no mínimo trinta candidatos para as quinze vagas em disputa. Entende o MP que, com apenas quinze pré-selecionados, inexiste disputa, mas processo homologatório de nomes.
Prazo estadual
Em todo o Estado de Minas, as eleições devem ocorrer no primeiro domingo de outubro. Ou seja, resta pouco tempo para a Prefeitura e o Comdicau adotarem as providências determinadas.
Sem urna
A reabertura de todo o processo praticamente inviabiliza a votação em urna eletrônica, para o que o Tribunal Regional Eleitoral já estava preparado. Uberaba retrocederá, voltando a utilizar o voto de papel tão criticado e causador de vários pedidos de recontagem durante apurações anteriores.
Complicando
Complica-se ainda mais a situação do advogado e ex-presidente do PMN em Uberaba Gleibe Terra. Ele, que já era investigado sob suspeita de improbidade administrativa, agora passa a alvo de apuração também na área criminal pelo promotor José Carlos Fernandes.
Áudio
Na origem dos problemas que levaram Gleibinho a perder o comando da sigla está o áudio vazado de uma conversa sua com o engenheiro William D’Oliveira. No diálogo, o então dirigente partidário dava como certo emprego para D’Oliveira na administração municipal com parte do salário indo para o PMN.
Provas
Agora o promotor está pedindo à Justiça o compartilhamento das provas obtidas com a apreensão de telefone e computador de Gleibinho entre os dois procedimentos: o de improbidade e o criminal. Uma sinalização de que algo foi encontrado. As investigações estão correndo sob sigilo.