FALANDO SÉRIO

Nomeação de integrantes do PSL para a Comissão Especial sobre Mortos e Desaparecidos Políticos tiraria a isenção necessária ao trabalho

Wellington Cardoso
Publicado em 04/08/2019 às 07:04Atualizado em 17/12/2022 às 23:06
Compartilhar

Redator Interino François Ramos

Causando

Repercussão exagerada está sendo dada à troca de nome promovida por Bolsonaro na Comissão Especial sobre Mortos e Desaparecidos Políticos. Críticas se concentram de forma especial na nomeação do deputado federal Filipe Barros Baptista de Toledo Ribeiro e do advogado Marco Vinícius Pereira de Carvalho, ambos do PSL.

Tem mais

Segundo a oposição e alguns veículos de comunicação, a nomeação de integrantes do PSL para a Comissão Especial sobre Mortos e Desaparecidos Políticos tiraria a isenção necessária ao trabalho. Trata-se, contudo, de prática comum, pois um dos nomes excluídos foi justamente o do deputado Paulo Pimenta, líder do PT, nomeado pela então presidente Dilma Rousseff.

E aí?!

Se de um lado entram aliados de Bolsonaro que de antemão foram rotulados de “defensores” de perspectiva presidencial, de outro saem nomes que historicamente foram ligados a distorções e exageros nas versões contadas acerca do golpe militar e da pretensa revolução proletária tupiniquim. Assassinatos, torturas e outras condutas criminosas foram de ambos os lados. Verdade seja dita, democracia jamais foi o objetivo de qualquer desses grupos. O que se pretendia era a sucessão de um regime ditatorial (militar) por outro (comunista).

Poder

Assim que um determinado grupo político assume o poder romantiza e exagera suas perspectivas históricas com a finalidade de promover a completa alienação de um povo. As tragédias do passado, que alcançaram a sociedade em um combate com o qual a maioria não se solidarizava, devem é servir de lição para a importância da democracia e de uma educação apta a formar cidadãos críticos capazes de por si só definirem suas perspectivas acerca do que realmente aconteceu e evitar “reprise” em tempos presentes e futuros.

Em alta

Governo federal reduziu alíquotas entre 14% e 16% do imposto de importação para zero a 240 máquinas e equipamentos industriais sem produção nacional. O objetivo é fomentar novos investimentos no país. Cerca de 20 itens de informática e telecomunicações também entraram no pacote.

Boa

Outra boa notícia para o brasileiro é que o governo federal estuda novas medidas para reduzir o preço do gás de cozinha. A possibilidade de venda fracionada, ou seja, sem a imposição de adquirir o botijão de 13 quilos e a utilização de um mesmo botijão por todas as marcas está entre as novidades que podem ser anunciadas.

Erro

Homem condenado há três anos de prisão por roubo no Paraná após 11 anos vê reconhecida a injustiça decorrente de flagrante erro em seu processo. R.A.P. que alegava nunca ter sido processado quando foi intimado pela Secretaria de Execuções Penais do Paraná, mas foi obrigado a cumprir sentença para não ir para a cadeia.

Absurdo

Seguindo as regras penais, a pena que R.A.P. teve contra si foi convertida em prestação de serviços e chegou a cumprir 243 horas para evitar a conversão em restrição da liberdade. Tudo isso devido a confusão quanto ao nome do réu. Um equívoco que se iniciou na lavratura do auto de prisão em flagrante do verdadeiro autor do delito.

Indenização

Após a justiça reconhecer o erro, R.A.P. processou o Estado e agora teve definido em segunda instância seu direito a uma indenização de R$40 mil. Durante o julgamento do recurso, na 3.ª Câmara Cível, o desembargador relator foi enfático ao dizer que “o erro atribuível aos agentes estatais foi grave, porque eles foram alertados pela advogada nomeada ao verdadeiro réu de que o nome estava equivocado. Era um erro que poderia e deveria ter sido evitado”.

Show

Boa notícia para os amantes do heavy-metal. Banda Metallica fará turnê pelo Brasil no ano que vem e Belo Horizonte está entre as cidades que vão receber a “pancadaria”. O Mineirão será o palco da banda que se apresenta pela primeira vez em Minas Gerais.

Rock Solidário

Falando em show, hoje é dia de festa para quem curte o bom e velho rock’n roll. O projeto Codau Cultural promove a 2ª edição do Rock Solidário. Evento acontece no Parque das Barrigudas, a partir das 11 horas da manhã. Haverá atividades de educação ambiental e brincadeiras para a “molecada” e logo depois começa a programação musical.

Solidariedade

O 2º Rock Solidário, evento no qual a Codau conta com a parceria da Fundação Cultural de Uberaba, receberá as bandas Orion (Rock), Edson Santana e os Outros (Rock), Banda B4 (Pop Rock), Broken Jazz Society (Rock) e Uganga (Rock). O evento é gratuito, mas haverá arrecadação de óleo, extrato de tomate e açúcar, que serão doados ao Sanatório Espírita de Uberaba.

Destaque

A banda de hard rock Black Pantera encerrará as apresentações do 2º Rock Solidário. O grupo surgiu em Uberaba no ano de 2014 e já abriu shows de artistas de expressão do cenário nacional e internacional como O Rappa, Slayer, Sepultura, System of a Down, Green Day, entre outros.

Fui

Pedidos de aposentadoria registrados em 2019 já superam todo o volume que deu entrada em 2018. Reflexo direto da reforma da Previdência, já aprovada pela Câmara dos Deputados, e seus possíveis impactos caso o texto seja mantido. A região sudeste lidera a corrida com 40,6% dos pleitos. Tem muita gente que não está a fim de, como dizia minha avó, “deixar o certo pelo duvidoso”.

Calendário

Aliás, a reforma da Previdência terá sua discussão retomada no plenário já neste início de semana. O presidente da Câmara, Rodrigo Maia, marcou oito sessões com o objetivo de pautar a PEC 6/2019. Assunto é o primeiro a ser avaliado na volta do recesso. Aliás, é o único programado até o momento.

“Para realizar grandes conquistas, devemos não apenas agir, mas também sonhar; não apenas planejar, mas também acreditar.” (Anatole France)

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por