Nova rodoviária
A construção de um novo terminal rodoviário, às margens da BR-050, está nos planos de Paulo Piau. Para isso, a Prefeitura firmou protocolo de intenções com a Companhia Paulista de Desenvolvimento, que promoverá estudos para viabilizar o investimento na forma de PPP (Parceria Público-Privada), sistema que canaliza recursos privados para o setor público.
Escolas na mira
Também a modernização, adequação e manutenção das escolas municipais no modelo PPP serão alvo de estudos de viabilidade econômica sob responsabilidade da Companhia Paulista de Desenvolvimento. Com a escassez de verbas públicas para investimentos, o sistema se apresenta como uma alternativa de avanços igualmente na área de tratamento de resíduos sólidos.
Vai render
Postulando a criação de mais delegacias de Polícia Civil e Varas Criminais em Uberaba, o promotor Laércio Conceição admite que o sistema não consegue acompanhar a produção da Polícia Militar no combate à criminalidade. Mesmo com a tropa do 4º Batalhão reduzida a 60% do que era há dez anos. A PM prende, mas a morosidade das investigações da Polícia Judiciária e de julgamento no Judiciário atrasa a punição, sem contar os casos que ficam impunes por inteiro.
Exemplo
Dos mil e vinte e quatro inquéritos que chegaram à 5ª Promotoria, em fevereiro, somente cento e trinta e nove estavam com investigações concluídas. A PC carece de homens e verbas.
Injusto
Há de se reconhecer a injustiça que a legislação faz com a PC. Enquanto o Judiciário tem todo o prazo do mundo para julgar, ela conta com 30 dias (prorrogáveis com autorização) para investigar.
Ainda revoltado
Quase uma semana depois do julgamento, em que seu cliente foi condenado a 56 anos de prisão, Leuces Teixeira continua indignado com o Ministério Público. Para o criminalista, a acusação (MP) foi “desonesta e leviana” ao sugerir que o laudo de semi-imputabilidade de Edson Fernandes era “pegadinha do Faustão”. Lembra o advogado que o mesmo Ministério Público havia concordado com o exame de insanidade mental do acusado, em Barbacena, com o próprio laudo psiquiátrico e proposto sua internação.
“Infantis, ingênuos e bobos”
Leuces não se conforma também com a manifestação dos jurados (entre eles empresários e advogados), aos quais rotula de “infantis, ingênuos, bobos”. Segundo ele, ao se posicionarem contra a semi-imputabilidade do réu, decidiram contrariando as provas dos autos. “Onde me for possível, nunca mais quero ter essas pessoas como juradas onde eu estiver atuando” – desabafou, esclarecendo ter recorrido ao TJ contra a sentença. “Não em razão da condenação, mas por ter contrariado as provas e isso é não fazer justiça.”
Acumulando renda
Procuradores da República e juízes federais vão receber pelo acúmulo de ofícios numa mesma cidade desde que compatíveis por mais de três dias. Anúncio é do deputado Aelton Freitas, relator da Comissão de Finanças e Tributação da Câmara. O PL é do MPU e recebeu emenda pró-magistrados. Que a medida não sirva para a União rarear ainda mais as convocações de concursados.
A Cesar...
Justíssima a gratidão de Marcelo Palmério a Fahim, externada na inauguração do Hospital Universitário. Fahim foi um dos poucos médicos que abraçaram a criação do Curso de Medicina da Uniube, contra o qual se opunham à época “cabeças” da UFTM.
Monopólio
Algumas lideranças da então Faculdade de Medicina “detonavam” nos bastidores o projeto do reitor Marcelo Palmério de também formar médicos pela Universidade de Uberaba. Os “do contra”, querendo a exclusividade da FMTM, diziam que não daria certo.
De roubo a homicídios
Escutas telefônicas feitas durante meses mostram ações do crime organizado em Uberaba voltadas para roubos, tráfico de drogas e homicídios. Permanecem recolhidos à penitenciária mais de trinta dos integrantes da quadrilha com várias ramificações, ligada ao PCC e à chamada Família Alfredo Freire, e contra os quais o Ministério Público deve formalizar denúncia nos próximos dias. Inquérito é um trabalho de fôlego da combalida e desmotivada Polícia Civil.
Desapropriação
Prefeitura está se preparando para fazer com a Procalco acerto decorrente da desapropriação de área para a implantação das marginais da BR-262. Projeto de lei prevendo compensação de tributos por ela devidos será encaminhado à Câmara.
Crack
No contexto do programa “Crack. É possível vencer”, coordenado no município pela Prefeitura, o governo federal credenciou a UFTM Centro Regional de Referência para formação permanente de profissionais na prevenção contra a dependência química.
Quem entende?
O Estado meteu os pés pelas mãos ao aprovar uma série de benefícios para policiais, esvaziando quartéis e delegacias ao conceder aposentadorias a servidores com menos de 50 anos de idade. O afastamento do delegado Heli Grilo do comando da PC/Araxá por ter 35 anos de serviço mostra as bobagens do sistema, desprezando o auge da capacidade intelectual dos seus homens de segurança pública. Tudo isso para assegurar promoções aos policiais que tentam se aproximar do topo de pirâmide, muitos deles por puro apadrinhamento.