Novo comandante do 4° Batalhão
Veto total
“Aqui ele não voltará a trabalhar, mesmo que a Justiça autorize seu retorno às atividades (das quais está afastado).” A afirmação é da chefe do 5º Departamento de Polícia Civil, Maria de Lourdes Camile, referindo-se ao escrivão preso em flagrante, em janeiro, sob suspeita de embolsar dinheiro cobrado a título de fiança de autor de delito afiançável e falsificação de assinatura do delegado Hércules Cardoso. Daniel Pena teve sua prisão relaxada horas depois, quando já se encontrava, sob escolta, nas imediações de Bom Despacho, a caminho da casa de detenção de policiais civis.
Inquéritos
Para que Daniel fosse levado para Belo Horizonte, a delegada Camile precisou enfiar a mão no bolso. O Departamento não tem recursos para o pagamento de diárias, fazendo apenas reembolsos sem data programada. Os inquéritos contra o escrivão já foram concluídos, mas ele poderá ser exonerado da Polícia Civil antes da conclusão dos processos. Sindicâncias anteriormente instauradas contra o policial e os autos relativos ao desvio de fianças foram enviadas pela chefe da PC para o corregedor Cylton Brandão (ex-Uberaba), para a instauração de processo administrativo.
Laços afetivos
Mesmo nunca tendo servido ao 4º Batalhão, o novo comandante da unidade tem ligações afetivas com ela. Os ex-comandantes Antônio de Sousa Filho e João Lunardi foram colegas de Academia do tenente-coronel Ademir de Moura, como ele próprio fez questão de ressaltar em seu discurso de posse. Ademir foi também subordinado do coronel José Roberto da Silva, de carreira feita no 4º Batalhão, à época em que o oficial esteve em Patos (Zé Roberto morreu tragicamente afogado na Bahia, quando, já aposentado, era diretor da Controladoria da Prefeitura de Uberaba).
Ausências
A cada cerimônia de posse de comandante do 4º Batalhão, menos autoridades de outras áreas se fazem presentes. Ontem, por exemplo, foram notadas as ausências, principalmente, de juízes e promotores. Até mesmo lideranças comunitárias e povo têm-se afastado dessas solenidades. Nada contra quem chega.
Força popular
Em janeiro, quatro eleições de associações de bairro foram coordenadas pela Fabu, dirigida pelo advogado Antônio Donizette: “José Barbosa” (eleito presidente Milton Monteiro), “Valim de Melo” (Adjar Barcelos), “Jardim Uberaba” (João Batista Sudre) e “Parque dos Girassóis” (Reginaldo Costa).
Traficantes presos
Presos no Mato Grosso do Sul e em Ituiutaba os donos dos quase 700 quilos de maconha furtados da Delegacia de Polícia de Iturama, em dezembro do ano passado. Os dois haviam conseguido fugir ao cerco da PC e da Polícia Militar, ocorrido em novembro, quando houve a apreensão da droga e a prisão de seis homens. Levada para a Delegacia de Iturama, um mês depois a droga (670kg) foi furtada do prédio sem vigilância noturna e com o sistema de alarme desativado. A base da quadrilha de traficantes é Ituiutaba e há suspeita de envolvimento de “gente do sistema”.
Provocação
Em mural, ontem, no Facebook, Narcio Rodrigues fez uma provocaçã “Curiosa a situação em Uberaba” – diz – “o PSDB é o único partido que definiu um pré-candidato (...) O resto é só divisão (...) Todo mundo querendo discutir o pré do PSDB”. Além da manifestação de alguns “tucanos”, pelo menos dois lamentando o alijamento de Fahim Sawan, o advogado Lawrence Borges referiu-se ao PV para contestar a postagem. Mais incisivo foi Luciano Julusi, do Instituto ContraPonto, para quem a autoria do comentário inicial é de assessor e não do próprio Narcio.
Certificação
A implantação da ISO 9001:2008 e a busca da certificação da ONA (Organização Nacional de Acreditação) como resultado de práticas de gestão voltada para a qualidade que marcam as políticas de excelência vivenciadas nas principais nações do mundo são objetivos da Unimed/Uberaba. O projeto de múltiplas ações voltadas para essas conquistas foi aprovado pela diretoria presidida pelo médico Sétimo Bóscolo, para quem a atenção à saúde e a garantia de serviços bem prestados no setor exigem avanços contínuos, sempre perseguidos pela cooperativa.
Alteração no trânsito
Secretaria de Trânsito prepara alterações também para a rotatória “professor Murilo Pacheco de Menezes”, nas imediações do Santuário da Medalha Milagrosa, revela o subsecretário Antônio de Sousa Filho. Nos planos, a instalação de um semáforo para regular a saída da avenida Pedro Salomão e o fechamento da pequena rua que, a partir do trevinho da rua Tupaciguara, sobre o viaduto da Santa Beatriz, permite o acesso à rotatória. O fechamento da rua eliminará ponto de conflito e melhorará a segurança dos veículos que contornam a rotatória ou demandam da avenida Santa Beatriz.
Uma e outras
Ducha de água fria nos PMs. Diz o presidente da Câmara Federal, Marco Maia, que o Congresso não é lugar para discutir salários das polícias estaduais. Em outras palavras: a PEC 300 não vai andar.// Quer saber mais sobre a ótima AABB, onde o lazer é garantido? Consulte www.uberaba.aabb.com.br.// Novo comandante do 4º Batalhão se livrou de um abacaxi onde estava (Governador Valadares): dois PMs, de 22 e 23 anos, foram presos e um policial civil estava sendo procurado ontem, acusados da execução de dois jovens de 12 e 17 anos, disparando mais de 20 tiros contra o carro que ocupavam.// O ex-comandante do 4º, João Lunardi, está à frente das investigações pela PM.