Bomba
Conselho fiscal formado pelos uberabenses Marcelo Borjão e Sílvio Júnior e o uberlandense Jerônimo Gomes Ferreira reprovou a prestação de contas da atual diretoria da Girolando. Entre as irregularidades encontradas, os conselheiros apontaram pagamento em duplicidade. Há uma semana, o uberabense Jonadan Ma elegeu-se presidente da Girolando e será empossado em janeiro.
Puxão de orelha
Estudantes de Medicina da UFTM ganharam um puxão de orelhas do presidente da Câmara de Vereadores. O grupo de cinco pessoas simplesmente permaneceu sentado durante a execução do Hino Nacional, que marca a abertura das sessões no Legislativo, indignando o vereador Elmar Goulart. Universitários estavam lá se dizendo contra a gestão compartilhada do Hospital Regional.
Por aqui também acontece
A libertação equivocada de Carlão – acusado de tráfico – na Penitenciária “Nelson Hungria” (Contagem) não é caso isolado. Pouco dias depois do episódio – revelado pela Polícia Federal, surpresa com o ocorrido –, fato semelhante se repetiu em Uberaba. Luiz Carlos da Silva foi posto em liberdade na Penitenciária “Aluízio Ignácio de Oliveira”, em cumprimento de alvará judicial, porque não tiveram a cautela de verificar que se tratava de homônimo.
Correndo atrás
Verificado o erro, o comando da penitenciária pediu socorro à Polícia Militar e participou diretamente das ações de recaptura, sem que a falha houvesse sido comunicada à Vara das Execuções Penais. O Luiz Carlos da Silva errado foi encontrado capinando o terreno de sua própria residência, no Residencial 2000, e preso novamente.
Provisória
Preso sob acusação de, armado com faca, tentar assaltar loja de celulares no bairro São Benedito, Guilherme Mendonça Ferraz foi posto em liberdade provisória graças à ação do advogado criminalista Tiago Juvêncio.
Para maior
Nas escolas do Estado menor de 18 anos não será matriculado no período noturno. Exceção será aberta aos estudantes que trabalhem durante o dia. Foi o que o superintendente de Ensino, Eduardo Callegari, comunicou à Câmara.
Sem socorro, abismo à vista
Se os sócios remidos não se dispuserem a injetar dinheiro no clube, o Sírio-Libanês tende a desaparecer, correndo o risco, inclusive, de ter seu patrimônio levado a leilão. Outrora charmoso e promotor de bailes carnavalescos concorridíssimos, o Sírio tem 24 processos trabalhistas, outros tantos na Receita, e não consegue sair do vermelho.
Assembleia decide
A crise se arrasta há mais de uma década e, mais recentemente, a diretoria presidida por Paulo Babula conseguiu reduzir suas dívidas de R$6 milhões para R$2,5 milhões, mediante acordos fruto de muita conversa com os credores. Mas, isso é insuficiente para garantir a sobrevida do Sírio, que terá seu destino sacramentado em assembleia de sócios programada para sexta-feira. Se os remidos disserem não ao apelo de injeção de capital, o clube estará entrando em caminho sem volta.
Socorro imediato
Com riscos reais ocasionados pelas chuvas, alguns imóveis do conjunto Gameleira 3 serão socorridos pela Cohagra. Por causa de aterro e cortes executados na área para a implantação dos lotes e a construção das casas por empreiteira, casas ficaram expostas a eventual deslizamento de terra de maneira ainda mais intensa com as chuvas. A contenção dos morros exigirá obras de engenheira a serem executadas imediatamente.
Troca
Depois de dois anos no cargo, o capitão Luiz Humberto Coletto deixará a chefia da Delegacia do Serviço Militar em Uberaba, substituído pelo tenente Laércio Alves da Silva, vindo de Recife.
Pra cima
Prefeito Paulo Piau prevê que 2014 marcará “um salto de qualidade” na Saúde em Uberaba e ressalta que não entregará a gestão ao Hospital Regional a amadores, em respeito aos pacientes.
Boas festas na cadeia
Por serem presos recentes, José Dirceu, Delúbio Soares, Valdemar Costa Neto e outros condenados do “mensalão” recolhidos à Penitenciária da Papuda passarão as festas de fim de ano no complexo. Eles não atendem às exigências estabelecidas em portaria disciplinando as saídas de Natal e ano-novo, baixada pela Vara das Execuções Penais do Distrito Federal.
Gatonet
Prática registrada em Uberaba, o “gatonet” – ligação clandestina de TV por assinatura – teve sua transformação em crime aprovada pela Comissão de Ciência e Tecnologia de Câmara. Ainda dependendo de aprovação em plenário, projeto prevê punição até dois anos de prisão.
ISS de pedágio
Uberaba, Delta, Uberlândia e outros municípios cortados pela BR-050 dividirão no futuro “bolo” de ISS (Imposto Sobre Serviço) incidente no faturamento das praças de pedágio. Serão alguns milhões de reais/ano quando elas estiverem funcionando.
Uma e outras
Absurdo futuros médicos não respeitarem o Hino Nacional – desabafou Borjão, referindo-se ao comportamento de universitários, segunda-feira, na Câmara.// Escândalo em Monte Carmel o secretário da Fazenda e a “controller” da Câmara estão presos, um empresário detido e quatro servidores públicos afastados, sob suspeita de envolvimento em esquema de corrupção na limpeza urbana e na Saúde.// Uberlândia já registra 177 homicídios este ano.
"Cada segundo é tempo para mudar tudo para sempre.”
(Charles Chaplin)