(Foto/Marcelo Casal/Agência Brasil)
Nada a ver
Menos de uma hora após o incidente da BR-262, considerado como tentativa de assalto, Elisa foi filmada em estabelecimento comercial da rua Goiás e apareceu em vídeo (de qualidade de imagem ruim) nas redes sociais. Assegura assessor da chefe do Executivo que foi compromisso de agenda, e nada improvisado.
Segurança
Segundo ele, Elisa foi se encontrar com empresário que já estava na companhia do chefe de Gabinete Caio Presotto. Encontro que ocorreu cercado de segurança proporcionada pela Guarda Civil. De acordo com o informante, a prefeita não correu nenhum risco, mas estava visivelmente abalada com o episódio da BR-262.
Detalhes
Relato feito na delegacia tem detalhes que reforçam a possibilidade de que o incidente da rodovia tenha sido mesmo de trânsito. Homem que desceu do veículo para abordar o carro em que estava a chefe do Executivo usava bermuda vermelha e chinelo, calçado inadequado para quem eventualmente precisaria correr.
Descrição
Detalhou ainda o GCM que o desconhecido tem pele clara. Quanto ao veículo por ele usado, foi descrito como Jetta branco com escapamento esportivo e vidro fumê. Não houve referência à placa.
Pois é!
O que está emperrando a liberação da autorização para a construção de 192 apartamentos do que seria o Residencial Cascata, de projeto apresentado ao programa Minha Casa Minha Vida? O questionamento é do vereador Túlio Micheli ao secretário nacional de Habitação, Alfredo Eduardo dos Santos.
Papelada
Aparentemente, não foi apresentada em tempo hábil, já encerrado, a papelada exigida para a concretização do financiamento. Vereador fica na expectativa de que, obtida a manifestação do Governo, algo possa ser feito para “salvar” o empreendimento.
Caos na saúde
Mesmo sem estar de mãos dadas com algum deputado federal, Túlio circulou por ministérios, em visita a Brasília. No da Saúde, o vereador relatou o que considera “caos” em Uberaba. Ele encaminhou pedido à ministra Nísia Trindade de destinação de viaturas e equipamentos para o Samu.
Previne Brasil
Informações ouvidas no MS pelo vereador sinalizam que o próximo ranking do Previne Brasil continuará mostrando o fraco desempenho da Secretaria Municipal de Saúde na área da assistência primária.
Seguro
Lula deve sancionar ainda este mês a lei que cria o Seguro Obrigatório para Proteção de Vítimas de Acidente de Trânsito, de valor ainda indefinido, mas que ficará entre R$ 50 e R$ 60, segundo fontes do Governo. Seguro substitui o antigo Dpvat e será pago pelos proprietários de veículos.
Excluídos
Acidentado assistido por seguro privado e plano de saúde não terão direito ao recebimento do auxílio.
“Jeitinho”
Para promotor de Justiça, o encurtamento do período oficial de campanha eleitoral trouxe no vácuo a chamada pré-campanha, em que “pré-candidatos” fazem explícita campanha sem a obrigação de prestação de contas de gastos à Justiça Eleitoral. Se não há fiscalização eficiente no período eleitoral, agora então...
Cobrança
Mas, segundo o promotor ouvido, nada impede que o Ministério Público cobre de cada dos “pré” esclarecimentos sobre gastos eventualmente feitos nesse período, em que até adesivos “sugestivos” já estão colocados em veículos.
Violência
Juízes que atuam na área da violência doméstica estiveram reunidos em Belo Horizonte, trocando experiências. Fabiano Veronez, da 2ª Vara Criminal de Uberaba, esteve presente e fez relato de como contribuiu e estimulou a criação de uma rede de proteção ao alcance das mulheres com envolvimento da Prefeitura e da PM.
Acidentes
Concessão de benefícios previdenciários acidentários caiu 49,56% em Uberaba, entre 2013 e 2022, de acordo com dados da Previdência Social. Redução está diretamente relacionada com a incidência de acidentes do trabalho. Entre 2000 e 2022, o pico foi registrado em 2013.
Aposentadoria
Ainda em 2022, último ano de dados publicamente expostos, em Uberaba foram concedidas quarenta e duas aposentadorias por invalidez acidentária. Número que, proporcionalmente, representou o 4º lugar no Estado e o 16º no País e fez com que o território uberabense aparecesse em vermelho no mapa.
Categorias
No mesmo ano, os serviços hospitalares e de administração pública foram os primeiros em notificação de acidente do trabalho. Ainda assim, nos hospitais houve uma redução de 2,8% na comparação com 2021, enquanto na administração pública houve crescimento de 16,6%.
Na bronca
Vanzeiros estão na bronca com a Prefeitura. Não conseguem liberação para trabalhar no transporte de passageiros para a CIA, nem por fretamento, mas sabem que, como sempre acontece, Uberaba será “invadida” por vanzeiros e motoristas de aplicativos de outras cidades.
Demora
Uma proposta de nova legislação para o segmento chegou a ser articulada pelo vereador Marão, mas a minuto do decreto “não anda”, de acordo com os queixosos.
Vida longa e feliz a todas as mães.