Gasoduto
Contra a entrada de capital estrangeiro (espanhol, no caso) na estatal Gasmig, Adelmo Carneiro Leão volta a pôr em debate o gasoduto destinado a abastecer a planta de amônia de Uberaba. Se construído por Minas Gerais, a partir de Queluzito rumo ao Triângulo Mineiro, prometido pelo Governo do Estado, ou o da iniciativa privada, vindo de São Carlos/SP, e não viabilizado. Para retomar a discussão, o deputado petista propôs e a Assembleia marcou audiência pública para amanhã, em BH. Entre os convidados para o debate, o prefeito Paulo Piau, o presidente da Aciu Manoel Rodrigues e Carlos Assis, ex-secretário de Anderson. A eventual rejeição do projeto do Governo, de participação do capital espanhol na Gasmig, como pretende Adelmo, terá reflexo direto no investimento da Petrobras em Uberaba.
Privatização
A oposição, que é minoria na Assembleia, é contra o que considera privatização da Gasmig.
Saia justa
Candidatura de Marcelo Borjão a deputado federal deixa líderes do DEM de “saia justa”. É que alguns deles pretendem fazer campanha para Marcos Montes, agora no PSD. E todos conhecem o temperamento do vereador.
Queridinho
Já Samuel Pereira (PR) está bem perto de se transformar em um dos “queridinhos” do comando da campanha de Pimenta da Veiga, em Minas. Candidato a deputado estadual, o vereador atendeu a convite e esteve em BH conversando com o supersecretário Danilo de Castro, que o quer no caminhão do candidato “tucano” ao Governo do Estado.
“Efeito orloff”
Ontem, como naturalmente ocorre às segundas-feiras, o número de pacientes nas UPAs foi cerca de 25% superior ao dos demais dias da semana. Na análise do secretário de Saúde, Fahim Sawan, o interesse de muitos dos pacientes excedentes é simplesmente por atestado médico para justificar falta ao trabalho, depois de um fim de semana de exageros.
Menos doações
A partir do momento em que a Prefeitura passou a destinar R$ 15 mil/mês à Supra para alimentar os cães lá recolhidos, as doações à ONG praticamente zeraram. Quem admite isso, em postagem na rede social, é a própria direção da Sociedade de Proteção aos Animais.
Coincidência
Interrupção das doações coincide também com a assunção de cadeira na Câmara pela então presidente da entidade, Denise Max. Muita gente passou a propagar, maldosamente, que a Supra já não precisaria de dinheiro. E chegaram a deixar cachorro no gabinete da vereadora.
Saúde
Em espaço único e exclusivo, o Centro de Promoção da Saúde da RN coloca médicos, fisioterapeutas, nutricionistas, psicólogos, enfermeiros, assistentes sociais e educadores físicos em trabalho conjunto para seus assistidos, oferecendo-lhes ações de prevenção e qualidade de vida.
Impunidade explícita
Roubos a mão armada praticados contra Xumbim Lan House e o Posto Star, em outubro de 2007, ficarão impunes. Na semana passada, o promotor Laércio Conceição pediu o arquivamento do inquérito instaurado contra os acusados (J.V.S., P.R.M. e J.C.S.R.), afirmando inexistirem provas de que estivessem envolvidos nos delitos.
Falou ou não falou?
A citação em boletim de ocorrência da PM de que um deles teria emprestado a própria moto aos demais para a prática dos delitos foi desmentida em depoimento na delegacia. E a PC não conseguiu reunir provas contra o trio, não reconhecido fisicamente pelas vítimas. O promotor recomendou que a Polícia Judiciária retomasse as investigações, mas, com certeza, serão casos caídos no esquecimento por falta de pessoal para tanta ocorrência.
Basta querer
A partir de hoje, o atendimento eletrônico das operadoras de telefonia e TV paga terá de constar a opção “cancelamento”. Por ele, o cidadão poderá cancelar o serviço que tiver contratado (linha fixa ou móvel, Internet e assinatura de TV por assinatura), sem precisar falar com atendente.
Pré-pago
É que entra em vigor resolução da Anatel, impondo também validade mínima de 30 dias para créditos de telefone pré-pago, que poderão ter prazo de 90 e 180 dias.
Antiálcool
Temendo briga numa final Brasil x Argentina, o MP do Rio recomendou à Fifa proibir a venda de bebida alcoólica, domingo, no Maracanã. É precisa estar bêbado?
Queda de braços
“Folha de São Paulo” deu repercussão à matéria da colega Gisele Barcelos (JM) mostrando a queda de braços entre produtores rurais de Uberaba e o promotor Carlos Valera. O cerne da disputa são as ações movidas pelo Ministério Público contra fazendeiros, com base no Código Florestal antigo. Valera ressalta a intenção de não recuar, frisando que os acordos firmados (TAC) não foram cumpridos.
“Nem o ódio nem a lisonja são cristais fiéis, adulteram a verdade; aquele das virtudes faz vícios e esta, dos vícios, virtudes”. (Baltasar Gracian/prosador espanhol)