Era previsto
Nenhuma surpresa para o leitor de FALANDO SÉRIO a decisão de ontem do juiz Habib Jabour: indeferido o registro da vice de Angela Mairink, Candinha Furtado.
Nada altera
Sentença em nada altera o resultado da eleição para prefeit Paulo Piau está reeleito no 1º turno com 55,3% dos votos válidos.
O favorito
No mês passado, dom Paulo Mendes Peixoto liberou os padres para abraçarem – os que quisessem – a campanha de Rubério Santos para vereador.
Assessor
Servidor municipal, Rubério é assessor de imprensa não remunerado da Igreja Católica e servidor da Cohagra.
Fortalecido
Reeleição de Paulo Piau deixa Marcos Montes ainda mais fortalecido para as eleições parlamentares de 2018. A concorrência está enfraquecida, para não dizer alijada.
Liderança
O cacife político de MM em Uberaba, do que Lerin desfrutou em 2010 e 2012, ficou mais uma vez evidenciado.
Na mosca
Pesquisa para consumo doméstico feito pelo Instituto Ápice de Uberaba, de resultado conhecido na sexta-feira, acertou na mosca o desfecho da eleição para prefeito.
Percentuais
Luiz Cláudio Campos, seu diretor, disse que Piau teria 56% dos votos; Lerin, 20,5%; Wagner, 16%, e Angela, 5,5%. É só conferir com os percentuais oficiais.
Gangorra
Quatro anos depois de perder a reeleição para Reinaldo Sebastião, cassado durante o mandato, Luizinho do Doca está de volta à Prefeitura de Veríssimo.
Dose dupla
Desta vez ele venceu não apenas Reinaldo, mas também Adalberto Luiz da Costa, o vice que cumpre o restante do mandato do prefeito cassado pela Câmara.
Renovação
Legislativo verissimense experimentou ampla renovação. Dos nove vereadores, apenas três (Cacá, Gê e Anilton) foram reeleitos.
Retorno
Quem também volta à chefia do Executivo é Baguá, em Sacramento. E ainda Ronaldo Bernardes, em Campo Florido.
Escolha errada
Luciene Fachinelli (PSL) foi mais uma vítima de escolhas erradas, dela e da sigla. Com os seus 2.631 votos estaria eleita no grupo PHS/DEM ou no PTB.
Na esteira
Ao optaram pelo PR, Marcelo Borjão e Edmilson Doidão incorreram no mesmo erro.
Apenas três
Dos 14 vereadores eleitos, apenas três foram superados em votos por candidatos que não se elegeram.
Pois é!
Um dos rostos mais vistos nas redes sociais na semana passada por conta de polêmico vídeo em que aparece o empresário Jota Júnior, Ana Nader teve apenas 203 votos.
Crucificados
Vereáveis do PSB colocaram azeitona na empada do PR. Ficaram distantes das vagas, mas ajudaram a eleger dois vereadores e um “ex” do Partido da República.
De fora
Com muito mais homens do que a PC, a PM continua de fora da Câmara Municipal, enquanto a Polícia Civil mantém dois representantes (Dutra e Ismar Marão).
Votação
Os PMs no pleito foram major Augusto e subtenente Gonzaga (impugnado por não ter um ano de domicílio eleitoral), e tiveram 508 e 1,9 mil votos, respectivamente.
Boa estreia
Aos 24 anos, o filho do desembargador Doorgal Andrada (ex-juiz em Uberaba), que assina nome e sobrenome do pai, foi eleito vereador em Belo Horizonte.
Pouco
A campanha de 2014 (para deputado) e a presidência da Cohagra (2013 e parte de 2014) agregaram pouco para Wagner Júnior.
Fatia
Ao estrear na política, em 2012, ele contou com 15,36% do eleitorado e, este ano, foram 15,94%.
Crescimento
Quem mais cresceu no período foi o reeleito Paulo Piau, que saltou de 31,71% dos votos no 1º turno de 2012 para 55,3%.
Para cima
Em números absolutos, cresceu a abstenção. Foram 43,2 mil faltosos em 2012 e 48,4 mil agora (20,27% a 21,56%). Parte dela atribuída à insatisfação da esquerda.
Saúde
A RN conta com clínicas próprias e rede de conveniados para oferecer a melhor assistência à saúde.
Queda
Borjão e Cléber tiveram expressiva queda em suas votações de 2012, o que explica a derrota. O primeiro caiu de 3,1 mil votos para 2,2 mil e Cabeludo, de 2,8 mil para 510.
Bactéria
Uma bactéria no dente levou o diretor da Zoonoses, Antônio Carlos, a grave quadro de inflamação com inchaço do rosto e internação de urgência no Hospital de Clínicas.
Reação
Ontem à tarde, ele, que sequer conseguia abrir os olhos, já reagia satisfatoriamente com os medicamentos.
Evangélicos
Bancada evangélica na Câmara salta de um (Samuel Pereira) para três (Ronaldo Amâncio e Fernando Mendes).
Escala
Servidores mineiros receberão seus salários, este mês, dias 10, 14 e 18. Em novembro, 14, 18 e 23. Que dureza!