De olho no TSE
O destino da candidatura de Fahim Sawan poderá ser determinado na sessão de amanhã do Tribunal Superior Eleitoral. Por ter contas de campanha rejeitadas pela Justiça Eleitoral, a situação jurídica do “tucano” divide opiniões (o que é comum quando se trata de interpretação de legislação feita para os políticos). Para uns, Fahim é inelegível (sua assessoria jurídica diz que não é verdade).
Pá de cal
A divergência de entendimento será sepultada nesta 6ª-feira com o bater de martelo do TSE, que dirá se o impedimento prevalece (para todos os casos) como determina resolução de março. A votação iniciada na 4ª-feira está empatada em 3x3 e falta apenas um voto, o do ministro Dias Toffoli. Pelo impedimento votaram os ministros Marco Aurélio, Carmen Lúcia e Nancy Andrighi. A revisão da resolução (em discussão) foi requerida por 14 partidos.
Pulando fora
É grande a lista de nomes conhecidos no cenário político uberabense que estão desistindo da disputa por cadeiras na Câmara Municipal. Entre eles figuram o presidente do Ipserv, Afrânio Machado Borges, o subsecretário de Desenvolvimento Econômico, Agnaldo Silva, e os ex-vereadores Valdir Vilela, Bolão e Valdeci Borracheiro. Algumas siglas serão ainda mais esvaziadas com a celebração das coligações.
No desespero
O DEM é a última esperança de Lerin de contar com uma grande sigla – ainda que com muito espaço perdido nos últimos dez anos. O PSB está praticamente isolado e, curiosamente, mesmo tendo o candidato que o Governo de Minas diz ser o seu. O deputado começou discutindo a campanha das oposições com outros nove partidos, mas deixou escapar o grupo, e só lhe resta duas formas de ter o DEM: oferecendo o vice ou por pressão de BH.
Ainda os resquícios
Seu ex-comandante, o coronel Hely Araújo está indignado com o que considera falta de gestão pela preservação da memória do 4º BPM. Ele insiste para que patrocinadores da festa de comemoração do centenário do batalhão, em 2009, tenham seus nomes inseridos em placas que homenageiam os PMs ali lotados à época. Pleito negado pelo comandante regional, que, anunciando obras no prédio, disse que as tais placas sairão das paredes da entrada.
O que foi destruído
Em nova correspondência ao coronel Laércio dos Reis, Hely faz alusão às “dificuldades criadas” pelo Comando Regional (à época dirigido pelo coronel Flávio Aquino, não citado nominalmente) para as comemorações planejadas por seu filho – Sidney, então comandante do batalhão. E lamenta ações de outros comandos, que não preservaram a memória do 4º Batalhão, derrubando as guaritas e o palanque existentes diante do prédio. E indaga: para onde irão as placas do centenário?
Trocas
Procuradoria da República em Uberaba troca de uma vez só os seus dois procuradores. Raquel Cristina está de mudança para Piracicaba (SP) e Frederico Paiva irá para Brasília. Seus substitutos já estão definidos: o ex-chefe da Procuradoria da República no Amazonas Thales Messias Pires Cardoso e Onésio Soares Amaral, que estava lotado em Patos de Minas. Na Justiça Federal, o juiz Osmar Vaz vai para Uberlândia e retorna o juiz Lélis Gonçalves.
Chico Xavier
Programação de “10 anos de saudade de Chico Xavier”, organizada pelo Grupo Espírita da Prece, será aberta às 19h30 desta 6ª-feira com a palestra sobre a vida e a obra do médium e comentários evangelizadores. No sábado, 9h30, haverá prece e visitação ao túmulo da maior liderança espírita das Américas, seguindo-se culto à tarde e lançamento de revista comemorativa à noite, na avenida João XXIII, 1.469, no Parque das Américas.
Que zona que virou isso!?
Reunidos para discutir um chapão (formado por várias legendas) para a eleição proporcional, os vereadores Borjão, Cleber, Afrânio, Itamar, Samuel, Chiquinho e Lourival e dirigentes partidários não puderam avançar nos entendimentos. Foram surpreendidos com a informação da intervenção no PP, o que deixa os candidatos da sigla em situação delicadíssima e os das demais – com quem estão conversando – inseguros para a celebração do acordo.
Briga que segue
Presidente destituído do PTdoB deve bater na porta do Judiciário nesta 5ª-feira. Marcelo de Oliveira, segundo o advogado Lawrence Borges, questionará a legitimidade da convenção convocada pela Comissão Provisória liderada por Adriano Leal, argumentando que há irregularidades quanto ao cumprimento dos prazos. Lawrence, coordenador do implodido Projeto Vitória (PTdoB, PTN, PV), diz que será questionada também a filiação do “vereável” Ildeu Menezes, feita por BH. Ildeu diz ter certidão da Justiça Eleitoral.
Umas e outras
Colocado na lista de nomes para vice de Adelmo (PT), o comunicador Kaká Se Liga (PSL) se diz lisonjeado, mas agradeceu, pois está inteiramente voltado para o seu projeto de chegar à Câmara de Vereadores.// Nomes novos na corrida por vaga: coronel Antônio de Sousa Filho e os ex-secretários Samir Cecílio e Belzinho.// Entre o patrimônio desaparecido do 4º BPM está placa que citava nominalmente os PMs mortos em serviço até a década de 80.// Passagens de ônibus interestadual sobe 2,5% dia 1º.
Na bronca
Ressaltando pagar R$500/mês à RN Metropolitan, pai contou ter ficado à espera de atendimento no PS do SD para filho de 14 anos, das 10h30 às 15h30. E disse ter presenciado quem precisava de pediatra ter ficado à espera de profissional, quando o único de serviço saiu para o almoço.
“Sonhos não morrem, apenas adormecem na alma da gente.”
(Chico Xavier)