FALANDO SÉRIO

O índice de desenvolvimento da educação em Uberaba saltou

Manteve a mesma 27ª posição no Alto Paranaíba (Leia mais...)

Wellington Cardoso
Publicado em 03/06/2014 às 10:41Atualizado em 19/12/2022 às 07:28
Compartilhar

Melhorou, mas...

O índice de desenvolvimento da educação em Uberaba saltou de 0,6626, em 2005, para 0,7911, em 2011, mas no ranking regional o município não saiu do lugar. Manteve a mesma 27ª posição no Alto Paranaíba e Triângulo Mineiro, e caiu no estadual (de 208º para 305º). A avaliação está na edição 2014 do Índice Firjan (Federação das Indústrias do Rio de Janeiro). Em âmbito nacional, Uberaba ocupa o 1.534º lugar (era o 1.738º). O índice de desenvolvimento 0,7911 é considerado moderado pela Firjan.

Correndo atrás

O desenvolvimento educacional de Uberaba, em 2011, foi menor que o de Araxá (o 4º de Minas e 268º brasileiro), Perdizes, Araporã, Cascalho e Iturama, Ipiaçu e Pirajuba, entre outros municípios do Triângulo e Alto Paranaíba.

Em alta

No estudo da Firjan, a saúde de Uberaba manteve em 2011 o conceito de alto desenvolvimento registrado em 2005 com índice acima de 0,8 (a nota vai de 0 a 1). Mas, perdeu posições no ranking estadual (de 73º para 143º) e nacional (de 786º para 1.155º).

Fumar é proibido

Dentro de seis meses, o cidadão não poderá fumar sequer em pontos de ônibus com abrigo. A proibição consta da regulamentação da lei antifumo, feita pelo Ministério da Saúde. Também desaparecerão os espaços reservados aos fumantes em estabelecimentos públicos e privados (de acesso público) que possuam cobertura, teto, parede, divisórias ou toldo. Isso inclui bares e casas de eventos. Proibida estará também toda propaganda de cigarros. Estabelecimentos infratores poderão ser multados e até ter o alvará de funcionamento cancelado. A fiscalização será da Vigilância Sanitária.

O resultado

Com as medidas de prevenção adotadas após o caos do ano passado, Uberaba tem atualmente um dos menores índices de dengue em Minas. Registra apenas cem casos. Uberlândia está com quatro mil.

Chapéu

Tem preso da mão de obra carcerária tentando dar “chapéu” no empregador. Nesta 2ª-feira, três deles foram destinados ao local em que deveriam prestar serviços e desapareceram em dez minutos.

Uma pequena lição

No que pode ter sido uma tentativa de menosprezar o trabalho da vereadora (dedicada à causa animal), mulher ligou para Denise Max e anunciou que três pessoas estavam na rua precisando de ajuda. Como resposta, ouviu que nada seria feito para não lhe tirar a oportunidade de fazer caridade. Insatisfeita, a mulher fez postagem no Face contra a vereadora e “apanhou” de inúmeros ativistas da causa animal.

O “jeitinho” brasileiro

Ministério da Saúde recomendará aos hospitais públicos que evitem a liberação de pacientes sem a satisfatória prestação do serviço. É que para economizar recursos do seu orçamento, hospital tem dado alta a paciente sem a assistência que deveria proporcionar como o fornecimento de medicamento ou até a implantação de prótese.

Empurrando para outro

Liberado com a receita em mãos, o doente das patologias de tratamento mais caro acaba batendo na porta do Ministério Público, gerando despesas para outros órgãos. Há relatos de ocorrências do gênero em Uberaba. E também denúncias sobre atrasos na compra de produtos para quimioterapia e de combate a outras doenças.

Hotel

Rua São Sebastião poderá ganhar um hotel em área de casarão. Projeto está em discussão no Conphau, pois envolve também questões relativas ao patrimônio histórico.

Saúde

Com clínica de medicina ocupacional, a RN Saúde proporciona as melhores condições de trabalho sadio e seguro que sua a empresa pode oferecer aos colaboradores.

Multa salgada

Conselho do Patrimônio Histórico e Artístico estará se reunindo com a promotora Claudine Lara no dia 24. Na pauta, a multa de R$200 mil aplicada à proprietária de imóvel na rua Vigário Silva, 143, descaracterizado por completo com obras de engenharia. Inventariado e integrante do centro histórico de Uberaba, o casarão art decó “desapareceu”. Multa poderia ter chegado a milhões de reais, pois a legislação permite que o seu valor chegue a 300% da avaliação do imóvel.

Estacionamento

O que não faltam ao Conphau são pedidos de autorização para a derrubada de casas no centro histórico para a implantação de novas áreas de estacionamento (um dos grandes negócios naquela região).

Para gringos

Como FALANDO SÉRIO havia antecipado, 450 soldados do 36º Batalhão do Exército, sediado em Uberlândia, foram embarcados domingo para Brasília, onde reforçarão o policiamento do Mundial.

CTBC reduz tarifa

Parceria firmada ontem pela Algar Telecom com a Telefônica Vivo permitirá com os clientes da antiga CTBC paguem menos por serviços de voz e de dados quando fora da área de cobertura da operadora triangulina. Com o acordo, os uberabenses com linha CTBC deixarão de ser bloqueados para uso da internet em região do país. A parceria começará no dia 12 e terá validade por 18 meses.

Uma e outras

Onze assaltos à mão armada, domingo, em Uberaba. Postos de combustíveis e ônibus coletivo tiveram prioridade.// Os ladrões também levaram cinco veículos (três deles sob mira de revólver).// Praça Jorge Frange ganhará busto do homenageado. Projeto da arquiteta Daniela Velludo.

“Vale a pena viver, nem que seja para dizer que não vale a pena.”

(Mário Quintana)

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por