
Contrato da colega de lixo regional vem sendo executado exclusivamente em Uberaba. (Foto/Arquivo)
Passar o lixo a limpo é o que pretende o vereador Marcos Jammal. Ele considera de suma importância fazer uma “faxina” geral no “lixo regional”, separando o que é notícia verdadeira do que é fake. É que, passados três anos da adoção do sistema, apenas Uberaba abraçou o serviço que é para oito cidades.
Convocação
Para isso, ele apresenta requerimento ao Legislativo convocando Convale – detentora do “contrato mãe” do sistema -, prefeituras consorciadas e instituições públicas e privadas diretamente envolvidas para uma conversa “olhos nos olhos” com os vereadores, em plenário.
Os “por quês”
Na expectativa de arrancar “porquês” (sic) verdadeiros, Jammal elenca uma série de “por quês” como motivo da convocação. Um deles: a tarifa de lixo paga pelo uberabense foi fixada levando em consideração o lixo de todos os consorciados ou “estamos pagando o pato(conta)”(?).
Unicamente
Cita o vereador, em seu requerimento, matérias publicadas pelo JM sobre esse imbróglio, argumentando que apenas Uberaba está cobrando a taxa de lixo diretamente na conta de água. Não apenas cobra, mas é, com honrosa exceção, a única a criar esse tipo de taxa.
Voz ao povo
Com a convocação de audiência pública para o “lixo regional”, o vereador do PSDB quer dar voz não apenas a prefeitos, vereadores, Convale e S Ambiental, mas também ao povo. E, se possível, o Ministério Público.
Condenação
Acusado de tráfico de drogas, depois de ser preso na rua com 18 pedras de crack e ter outras 10 pedras encontradas no banheiro de sua residência, Igor Júnio Nunes da Silva foi condenado a 11 anos, 10 meses e 15 dias de prisão pelo juiz Gustavo Moreira, da 2ª Vara Criminal.
Quebra de sigilo
No telefone da Apple apreendido pela PM foram encontradas diversas conversas que reforçaram a denúncia contra Igor. Não apenas de ser traficante, mas também responsável por “biqueiras” e “dono de região” de tráfico. O condenado já estava preso e assim permanecerá.
A defesa
A defesa tentou anular a busca feita no acusado e em sua residência por PMs, que usaram cães farejadores. Advogado alegou que policiais entraram no imóvel sem autorização judicial ou de morador, lembrando o juiz, porém, que a prisão ocorreu em via pública, a poucos metros de casa, e a busca ter sido consequência disso.
Outros alvos
Vários outros nomes de suspeitos constam de manifestação do Ministério Público e da decisão judicial, mas essas pessoas não estavam em julgamento na mesma ação penal.
Celeridade
A celeridade do processo chega a surpreender, levados em consideração os padrões da Justiça no País. A prisão de Igor ocorreu em setembro do ano passado e a sentença saiu 4 meses depois, em audiência de instrução e julgamento.
Sem contato
Coluna tentou, sem sucesso, falar com os advogados de defesa citados na sentença de condenação de Igor. Nos autos constam também que foi pedida a absolvição do cliente. Espaço permanece aberto para eventuais considerações que a defesa queira fazer.
Protesto
Mais presente nas redes sociais, Marão protestou nesta 6ª feira contra o restabelecimento do contrato da Prefeitura com a Gathi. Presidente do Legislativo, também investigador da PC, se diz decepcionado com a decisão liminar do Tribunal do Justiça beneficiando a empresa sob investigação do Ministério Público.
Fiscalização
Marão afiançou que estará examinando com lupa a qualidade do serviço que a Gathi prestará, em proteção às crianças e adolescentes por ela transportados.
Antifraude
Cartilha antifraude (“conluios”) em processos licitatórios da Prefeitura, surgida do imbróglio Gathi, está passando por revisão do fluxograma do procedimento pela Secretaria de Administração. Depois, será submetida pela Controladoria Geral à Secom para a diagramação final.
Funcional
Como a controladora geral havia assegurado à coluna em novembro do ano passado, a cartilha estará pronta para distribuição em fevereiro, se no formato online ou impresso, o que ainda não está decidido, mas é provável que aconteça pela existência de links de redirecionamento no material. Júnia Cecília antecipa que vários exemplos de fraudes são citados na cartilha de orientação aos servidores.
Quem receberá
De acordo com a controladora geral é certo que todos os servidores que lidam com compras em qualquer fase do processo e os que atuam na execução contratual serão as orientações.
Excluído
Ratificando o que já havia dito a FALANDO SÉRIO, no ano passado, Samir Cecílio foi claríssimo em sua entrevista ao “Pingo do J” (Rádio JM): levou um chega pra lá do próprio partido do qual é vice-presidente, em relação a candidatura em 2026. E sem conversa prévia.
Sem convite
Chega a ser inexplicável. Se em 2024 ele foi a “tábua de salvação” para o PL ter candidato a prefeito e se firmar aos olhos do eleitor uberabense, e ainda sair do pleito como pré-candidato natural a deputado, assim como Romeu Borges, agora nem convidado para certos eventos tem sido.
Arrecadação
Uberaba é o 75º município brasileiro em arrecadação de tributos. O levantamento foi feito pelo Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação e a receita é de 2024. O município atingiu a marca de R$ 3 bilhões 621 milhões 868 mil 580. No Estado foi superado por BH, Uberlândia, Betim, Extrema, Araxá e Juiz de Fora.
Gasoduto
A partir de nota técnica da Empresa de Pesquisa Energética, o jornal eletrônico “O Fator” calcula que pode cair 74% o preço cobrado pelo uso da infraestrutura de gás natural no Brasil. E isso impactaria no preço do combustível , o que, por sua vez, viabilizaria o gasoduto e o projeto de fertilizantes nitrogenados no Triângulo.
Condicionado
Ainda segundo a publicação, o Plano Decenal de Expansão da Energia (2026/2035) condiciona a instalação da unidade de nitrogenados em Uberaba à construção do gasoduto de suprimentos. Uma iniciativa de 2014 com a planta de amônia da Petrobrás, que não teve continuidade e os equipamentos foram vendidos.
Tarifa de ônibus
Solução para o imbróglio da tarifa de ônibus pode estar em pequeno reajuste no preço da passagem, cessão de área para as empresas e subsídio no mesmo valor do ano passado (R$ 16 milhões). Negociações estão em curso. Não há martelo batido, mas opções colocadas à mesa.
Em nome do amor
Em Campina Verde, cidade a 204 Km de Uberaba, a Justiça autorizou a retificação de certidão de nascimento para a inclusão do nome do pai socioafetivo no documento, ao lado do nome do pai biológico. O pedido para que isso acontecesse partiu do padrasto, do pai da mãe e do próprio adolescente.