FALANDO SÉRIO

O que significa um cargo

A citação da revista Forbes de que Dilma é a 16ª pessoa mais poderosa do mundo ...

Wellington Cardoso
Publicado em 05/11/2010 às 10:40Atualizado em 20/12/2022 às 03:22
Compartilhar

Tio estupra sobrinhas. O que você faria se suas filhas de sete anos fossem estupradas pelo seu irmão? Em Iturama, policial militar formado pelo 4º Batalhão reagiu a bala. E foi por acaso que ele soube do comportamento do irmão, mas somente quinze anos depois dos abusos sexuais: ouviu, ao acordar de madrugada, as filhas, agora moças de 22 e 23 anos, contarem à mãe porque não gostavam do tio. Foi aí que decidiu interrogá-las, tomando conhecimento em detalhes dos episódios, em que uma das vítimas não sabia que a outra passara pelos momentos semelhantes nas mãos do irmão do pai, homem casado em cuja fazenda costumavam passear.

Revolta leva a assassinato. Consta no processo que o cabo PM, agora reformado, passou o restante da madrugada chorando, lembrando que sempre cuidara das filhas como bonecas de porcelana. Pela manhã, ele deixou Frutal, onde residia, e partiu para Iturama para conversar com o irmão. Queria ouvir dele, o irmão de quem dizia mais gostar, uma confirmação dos fatos narrados pelas filhas. Por fim, os dois se encontraram em um bar e, a partir daí, as versões variam. Mas certo é que o encontro terminou com o pai das moças estupradas matando o irmão com dois tiros, pelo que está respondendo na Justiça, em processo em que é defendido por advogado da Associação dos Praças da PM e Corpo de Bombeiros.

Falando à vontade. Entre os presos provisórios de uma única cela do pavilhão dos provisórios na penitenciária “Aluízio Ignácio de Oliveira”, agentes penitenciários encontraram, 4ª-feira, 15 gramas de maconha e aparelho celular e chip com R$ 450 em créditos. Na semana passada, outro telefone havia sido localizado. Desta vez, o detento Diego teria assumido a propriedade do celular, mas os agentes desconfiam que, em verdade, o aparelho seria daquele que se diz o chefe do PCC em Uberaba.

Vai render. Novas denúncias de irregularidades em Água Comprida chegarão ao Ministério Público a qualquer momento. Uma delas diz que a Prefeitura estaria prestando assistência continuada em fazendas, ao longo da semana, sem qualquer laudo de necessidades firmado pela assistência social. Outra sinaliza que servidores estariam ocupando até dois cargos no mesmo horário.

Sai da frente. Esta é direcionada à PM. Diz moradora de Água Comprida que, por lá, 90% das mulheres que dirigem o fazem sem CNH e é comum menor ao volante. Até motorista “profissional” estaria inabilitado e fazendo o transporte de crianças.

O amor é lindo. Agente penitenciário desabafa: “Os presos estão mandando na penitenciária”. Ele conta, entre outras coisas, que, por ocasião da visita semanal, os detentos homens passam o dia com as esposas também presas no pavilhão feminino. E todos, segundo o agente, “barra pesada”. Seria como se estivessem em suas próprias casas e não na cadeia.

Insegurança. O informante e outros colegas também se queixam da falta de segurança a que estão submetidos. Como exemplo citam a guarda do portão de entrada, desamparada de guarita e usando coleta à prova de balas com data de validade vencida.

Penalidade. Submetido à Câmara Municipal projeto de lei que altera legislação sobre o Sistema Municipal de Transporte e Circulação, adequando-o ao Código de Trânsito. Entre as novidades, a advertência via chat do monitoramento à concessionária e a solicitação de substituição de funcionário acusado de mau relacionamento com os passageiros.

Decadência. Extinto por decadência (denúncia fora do prazo legal) o processo por aliciamento de menores a que respondia, em Uberlândia, o ex-padre Jeová Toscano de Medeiros. A decisão é do juiz criminal Moura Faleiros. Processo teve início no ano passado e as vítimas teriam sido aliciadas quando frequentavam igreja em que ele exercia o ministério.

Traição. Veio de outro PM da reserva a defesa ao cabo/vereador em BH Júlio, criticado publicamente por sargento uberabense pelo que considera campanha errada do então candidato a deputado estadual e para o que Júlio estaria procurando culpados. Segundo a réplica, o uberabense, em verdade, teria traído Júlio, de quem foi cabo eleitoral durante boa parte do processo eleitoral.

Caçados. Operação da Polícia Federal com o apoio da Polícia Civil e da PM levou à prisão, ontem, em Uberlândia, sete homens suspeitos de integrar quadrilha especializada em arrombar caixas eletrônicos. Somente à CEF eles teriam dado prejuízos de R$ 600 mil e ainda seriam responsáveis por outros oito furtos. Uberaba não precisaria de ação semelhante?

Nova profissão. Instrutor de artes marciais poderá ser profissão devidamente regulamentada. É o que prevê projeto em tramitação na Câmara Federal. Serão profissionais os possuidores de faixa preta, certificado de instrutor, monitor, professor ou 1º Dan (graduação de arte marcial) expedido por associação ou federação devidamente registrada. Projeto é apreciado por comissões técnicas e não precisará ser votado em plenário.

Socorro!!!. Moradores da Vila Olímpica estão assustados. Em uma semana, três residências foram assaltadas naquele bairro nobre, duas delas numa mesma rua (Pau Brasil). Nem a proximidade com o quartel da PM intimida a bandidagem.

Desconforto. Comandante regional da PM disse ontem, em sessão na Câmara, que as Aisps e a integração entre as polícias apresentaram desconforto em seu início. O coronel Flávio Aquino não o detalhou nem foi questionado sobre a sua motivação. O oficial deixou explícito também que o efetivo da PM na cidade não está completo.

Sujou. Recusado pelo Tribunal Regional Eleitoral recurso da prefeita Lauzita, de Delta, que queria explicação da Corte quanto à decisão de acolher denúncia contra ela pela prática de crime eleitoral. Agora, a chefe do Executivo será citada para contestar a ação proposta pelo Ministério Público, em que ex-ocupantes de cargos de confiança naquela Prefeitura serão as principais testemunhas da acusação.

Inteligência. Polícia Civil está reorganizando seu Serviço de Inteligência em Uberaba, desativado há mais de dois anos, depois de montada estrutura separada da própria delegacia para a atividade do grupo selecionado sob a chefia do delegado Edson Morais. Bom para a cidade.

História. Em 1950, JK (PR/PSD) era eleito governador dos mineiros com 714,6 mil votos. Em votação à parte, como era moda na época, eleito vice-governador foi Clóvis Salgado (PR/PSD) com 676,9 mil votos. Minas contava com 1,9 milhão de eleitores. No mesmo ano, em Uberaba, elegia-se prefeito Antônio Próspero (PTB) com 4,1 mil. O vice Paulo Derenusson (UDN) teve mais votos: 4,6 mil (levantamento de Tião Silva).

Uma e outras. A citação da revista Forbes de que Dilma é a 16ª pessoa mais poderosa do mundo revela bem o que significa um cargo (muito mais que as ações).// Aeroporto de Uberlândia vai ganhar o Instrument Landing System, equipamento que melhora as condições de pouso de aviões em condições de visibilidade mais baixa.// Mesa farta e boa música (Érica Nara) para dançar hoje à noite no Jockey Park. No cardápio, camarão na moranga, strogonoff e mesa de frios.

“A vida é a arte do encontro, embora haja tantos desencontros pela vida.”

(Vinícius de Moraes)

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por