Atualizada às 22h do dia 26 de janeiro de 2021
Retenção de macas
Enfermeiro denuncia que o HC continuaria retendo macas de ambulâncias que chegam com pacientes encaminhados à internação, seja pelas UPAs ou por cidades da região.
Consequência
Afirma ele que o procedimento prejudicaria o transporte de outros pacientes que eventualmente aguardassem remoção para hospitais, ou para procedimentos em outras unidades de saúde.
Consulta
As denúncias chegaram a FALANDO SÉRIO já à noite, e imediatamente email foi enviado à assessoria de Comunicação do HC em busca de informações ou esclarecimentos, que devem ocorrer já nesta 4ª feira.
Lotado
Mas, um ex-diretor ouvido disse que, quando isso acontecia, era em razão da lotação do PS. “Nunca houve nenhum interesse em se reter maca de outras instituições por nada” – afiançou.
Outra vez
Nova mudança no formato do boletim epidemiológico de Uberaba. O que foi divulgado na noite desta terça-feira eliminou o número de infectados das últimas 48 horas, mantendo apenas o das 24h, que caiu para 57, depois de ter chegado aos 229 na véspera.
Sob investigação
Foi eliminada também a indicação das mortes nas 48h com a citação de nenhuma ocorrência nas 24h. E acrescentado que há um caso sob investigação.
Pacientes em UTI
A ocupação de leitos de UTI passou de 18% (8) na segunda-feira para 60% (27) na terça, na rede pública, e de 54% (15) para 68% (19) na rede privada.
Desinterditada
Com a celebração de TAC com o Ministério Público, a UAI, que representa o Estado na emissão e entrega de documentos, vai voltar a funcionar.
Condições
As condições do TAC foram impostas pelo promotor José Carlos Fernandes: a empresa UAI para Todos destinará R$30 mil à Secretaria de Saúde para a compra de EPIs.
Atrelada
O tempo de permanência da UAI no shopping dependerá também da obtenção do documento pelo próprio Praça, que está dentro de um novo prazo dado pelos Bombeiros.
Mudança
Se o shopping não se regularizar, a UAI terá de se mudar de lá até o fim do ano.
Torturado
Em representação ao Ministério Público, advogado conta ter sido torturado na penitenciária, onde esteve preso por ordem da Justiça em Frutal.
Acusação
E ainda faz acusação contra um colega que o visitou.
Sozinho
Acrescenta ele ter deixado a penitenciária graças a habeas corpus que conseguiu “sem qualquer ajuda da OAB”.
Equívoco
Parece ter gente no Hospital Regional interpretando de forma equivocada o decreto que suspende visitas e acompanhantes a pacientes.
Sem proibição
Não há proibição alguma de se informar ao parente ou responsável o estado do internado por Covid-19. Lei federal garante o direito a isso.
Normatizar
Como informações sobre pacientes, por razões óbvias, não podem ser dadas de qualquer jeito, o caminho é normatizar o procedimento. E com horários definidos.
Boletim
Em hospital particular, e mesmo o público, dependendo do “nível” do paciente, o boletim médico é o instrumento.
Muvuca
Ao sinalizar com a possibilidade de proibir o consumo de bebida alcoólica na rua, a Prefeitura tenta conter a “muvuca” que se forma diante de bares no fim se semana.
E lá dentro?
Comitê discutiu a limitação ainda maior de público em ambientes abertos e fechados, mas os detalhes ainda não são conhecidos.
Ao ar livre
Está cientificamente provado que as chances de se contrair Covid-19 em espaços fechados são muito maiores que em locais abertos.
IPTU verde
ProGer vai contestar a constitucionalidade do IPTU Verde, aprovado pela Câmara, mas a Prefeita já sinalizou que tem simpatia pela causa, em entrevista ao JM.
Saída
E até sinalizou a busca por outra fonte de reposição do recurso, que a Prefeitura viesse a perder com o desconto.
Queda de braço
Pauta de reivindicações aprovada pelo Sindicato dos Servidores sinaliza queda de braços com o Executivo.
Vedação
Lei federal veda reajuste salarial em todo o País até dezembro deste ano, mas, no caso específico, a argumentação será pela reposição de perdas.
Para advogados
Certamente, o primeiro embate no campo jurídico entre o Executivo e o sindicato.
Acertar de vez
Definido o secretário de Saúde, em escolha acertada, há necessidade urgente de definir chefias importantes na secretaria, como a Vigilância Sanitária.
Tempo demais
Em tempos de pandemia, um mês é tempo demais para que setores decisivos permaneçam sem chefe.
Reinfecção
Uberaba tem dois casos suspeitos de reinfecção pela Covid-19, segundo o Ministério da Saúde.
Triângulo
Outras três cidades do Triângulo, em um total de cinco, e uma em Minas estão na lista, que tem cinquenta e seis casos: Uberlândia (2), Ituiutaba (1) e Frutal (1).
Inconclusivo
No caso de Uberaba, o Estado considerou os dois casos inconclusivos, por falta de material dos pacientes para novos testes.
Particular
Em ambos os casos as suspeitas surgiram a partir de exames em clínicas particulares.
Sintomas
Raramente uma pessoa é infectada pela segunda vez e, quando acontece, ela pode não apresentar sintomas, mas favorecer o surgimento de nova variante do vírus.
Higienização
Dizem infectologistas que mesmo quem já foi contaminado deve manter o hábito de higienizar as mãos com álcool em gel e usar máscara facial.
É ordem
Justiça Federal determinou à Ebserh a contratação de mais médicos para o HC de Uberlândia, onde funciona o setor de Radioterapia Oncológica.
Dramática
A situação do setor é considerada “dramática” com atrasos ou suspensão de tratamentos por falta de médicos.
Sem ofensa
No HC em Uberaba está tudo bem, Ebserh?
Mais queixa
Paciente de oncologia se queixa da morosidade da Hapvida na compra de catéter necessário ao seu tratamento, com guias de autorização já emitidas.