FALANDO SÉRIO

Outro autor de feminicídio é condenado a 12 anos de prisão

Wellington Cardoso
Wellington Cardoso
wellingtoncardoso@terra.com.br
Publicado em 20/11/2021 às 20:44Atualizado em 18/12/2022 às 17:00
Compartilhar

Vai render

Virou registro em TCO – Termo Circunstanciado de Ocorrência, na sexta-feira, ameaça feita por agente de Trânsito a superior hierárquico, a quem teria desrespeitado na presença de testemunhas.

Desvio

Secretaria de Saúde estaria recorrendo aos plantonistas contratados como auxiliar e técnico de Enfermagem para cozinhar, lavar roupas e até banheiros nas residências terapêuticas. Espaços criados há anos para tirar de asilos e unidades de saúde pacientes com alta “esquecidos” pelas famílias.

Sem resposta

A denúncia de servidor inclui o que seriam outras irregularidades, que motivaram pedido de informações à SMS na tarde de sexta-feira. A resposta não veio.

Esquecem mesmo

Em 2019 foi necessária a intervenção do Judiciário, acionado pela promotora Cláudia Freddo, agora aposentada, para que a Prefeitura de Patos de Minas providenciasse o retorno para aquela cidade de mulher com alta no Sanatório Espírita há dois anos.

Condenação

É de 12 anos de prisão a pena imposta ao acusado de matar a companheira, a golpes de faca, em outubro do ano passado em residência da rua São Caetano, no bairro Abadia.

Agilidade

Julgamento ocorreu na 6ª feira, pouco mais de um ano após o crime, e foi presidido pelo juiz Fabiano Veronez, em cuja Vara Criminal, a Segunda, tramitam todos os processos de violência contra a mulher.

À distância

Preso em janeiro deste ano em Indaial, Vale do Itajaí, em Santa Catarina, o homem de 41 anos participou da sessão do Tribunal do Júri por videoconferência. E foi mantido preso pela sentença do magistrado uberabense.

Testemunha

Crime foi praticado na presença de filho da vítima, autista.

Caso Nutriplus

Em apenas três meses, este ano, a Nutriplus, responsável pela merenda escolar no município, foi alvo de várias reclamações, incluindo pão mofado, baixa qualidade de produtos servidos, ausência e falta de capacitação de merendeiras e alteração de cardápio sem comunicação.

É grave

Segundo relato da Semed à coluna, outras irregularidades graves foram registradas como eletrodomésticos e utensílios de cozinha, de responsabilidade da empresa, em precárias condições por falta de manutenção. E há o caso do feijão, “que nem porco come”, em kit de alimentação.

Tolerância

E também revela a secretaria que, por causa dessas e outras irregularidades, a Nutriplus “foi advertida e notificada várias vezes”. Mas, não houve nenhuma aplicação de penalidade, ainda dependendo de manifestação da Procuradoria Geral.

Vítima

Embora admita a deficiente fiscalização aos serviços contratados, a Semed se diz tão vítima da empresa quanto os estudantes. “E é desejo que em 2022 a merenda esteja nas mãos de quem realmente deseja cumprir com lisura e qualidade o trabalho para o qual foi contratado”.

Bota fora

Na Prefeitura o que se diz é que a Nutriplus será colocada para correr. O que, na prática, tem duas opções: rompimento do contrato em vigor e a deflagração de uma nova licitação.

Contra o relógio

Desconsiderados os obstáculos de encerramento de exercício e eventuais recursos surgidos no caminho, o que não é improvável, a Prefeitura tem três meses para isso. E esse é o tipo de concorrência que chega a consumir seis meses ou mais, quando há disputa.

Advogadas põem a campanha na rua

Adesivaço

Integrantes da chapa de oposição à sucessão na 14ª Subseção da OAB foi à avenida dos Advogados, neste sábado pela manhã, promover um adesivaço de veículos. Resultado foi considerado extremamente positivo pela advogada Natália Salge.

Residência

Já tem professor da UFTM querendo levar residentes da Medicina para participar de cirurgias de média complexidade no Hospital Regional por falta delas no Hospital de Clínicas.

Desapropriação

Advogado diz à coluna não ver como algo possível de ser feito, não sem muita discussão jurídica, a desapropriação de sepulturas dos Cemitérios “São João Baptista” e “Medalha Milagrosa” consideradas abandonadas pelas famílias. E elas realmente existem aos montes.

Construídas

Segundo ele, o entendimento se aplica principalmente àquelas em que realmente houve algum tipo de construção em alvenaria, mármore ou outro material. E alerta quanto à possibilidade de ocorrer vilipêndio de cadáver (ou suas cinzas) o que é crime.

Perpétuas

No caso do “São João Baptista”, as sepulturas escrituradas são consideradas perpétuas. Mas, afirma o advogado, nada impede que a Prefeitura acione as famílias para que providencie a restauração das que estiverem abandonadas.

Vai melar

E são grandes as chances de melar licitação que sequer foi colocada no papel para a compra e instalação de equipamentos em áreas públicas. Um negócio de cerca de R$ 22 milhões.

Relações entre crianças

Mãe procurou a PM para registrar ocorrência, dizendo ter ouvido do filho de 6 anos que ele se relacionou sexualmente por três vezes com a priminha também de 6 anos. E com penetração.

Infecção

Caso teria sido descoberto a partir de infecção urinária apresentada pelo menor, antecedida de dores no pênis, motivo da procura por médico. As relações sexuais entre as crianças, negadas pela prima, teriam ocorrido quando o garoto estava na casa do pai. O casal é separado.

Arte

“Espaço Hélio Siqueira” será formalizado na Câmara de Vereadores na próxima 5ª feira. Uma homenagem ao talentoso artista uberabense. Área servirá à exposição de desenhos feitos por ele e de outras obras de arte. Marão marcou a cerimônia para as 9h30.

Doses a mais

Dizendo perceber que, em Uberaba, profissionais estão conseguindo retirar do frasco mais doses da vacina Astrazeneca do que as detalhadas no rótulo (dez), Jurandir Ferreira bateu na porta da Fiocruz. E mereceu resposta.

Inseguro

O laboratório respondeu por escrito ao ativista do SUS que “nem sempre pode ser retirada uma dose extra completa, de forma segura e no tempo estabelecido em bula após a abertura do frasco”.

Descarte

Esclareceu ainda a Fiocruz que não recomenda a mistura de líquidos de um frasco com o de outro. E toda dose não utilizada dentro do prazo previsto deve ser descartada.

Cães e gatos

Vereadora Denise volta a reclamar da falta de respostas concretas do executivo às suas reivindicações. Uma delas, de abril, postulando o isolamento de área no Departamento de Zoonoses para cães e gatos com doenças infecciosas, principalmente cinomose e esporotricose.

Riscos de surto

Pioneira em Uberaba no ativismo da causa animal há mais de duas décadas, Denise chama a atenção da SMS para os riscos de surto, especialmente em ambientes com grande número de animais não vacinados. Os cães errantes e os de tutores sem condições financeiras são os mais expostos e prejudicados – diz ela.

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por