FALANDO SÉRIO

Outro ônibus assaltado

Os passageiros dos ônibus interestaduais que passam pelas rodovias federais...

Wellington Cardoso
Publicado em 17/05/2012 às 09:15Atualizado em 19/12/2022 às 19:39
Compartilhar

Comitês contra a violência

O Estado regionalizará as discussões sobre a criminalidade e o Ministério Público – até aqui ausente do Igesp (Integração da Gestão de Segurança Pública) – estará do lado de dentro. Minas será dividida em dezesseis a vinte regiões (o Triângulo será uma), haverá comitês integrados pelos promotores da área criminal e os comandos das polícias. Polícias e Ministério Público, em Uberaba, ainda não foram informados sobre os detalhes do projeto.

Fator positivo

Para o delegado regional de Uberaba, a inclusão do Ministério Público no grupo de estudos minuciosos da criminalidade é altamente positiva. Francisco Gouvêa ressalta a importância dos promotores na cadeia de segurança pública e entende que a sociedade só tem a ganhar com a ampliação da integração.

A réplica

E vem da assessoria do deputado Aelton Freitas a contestação aos comentários de Samir Cecílio ontem veiculados por FALANDO SÉRIO. Segundo ela, a mentira está do outro lado e inexistem motivos e legitimidade para que Aelton aceite por si só rever o que foi decidido pela Executiva do PR: a candidatura de Almir Silva. E muito menos se dispor a tratar de assuntos do partido em outra entidade (a assessoria não cita, mas seria a dos construtores civis), como Samir Cecílio teria sugerido.

E agora?

O Sinduscon bem que tentou emplacar a candidatura de um engenheiro a prefeito, mas isso está fora de questão nos partidos com “bala na agulha”. A menos que o engenheiro não seja civil, e aí restaria Paulo Piau como alternativa para o grupo, já que o deputado é engenheiro, mas agrônomo. O candidato do PT é médico, no bloco de oposição disputam a indicação outro médico e um comerciante. Os nomes desejados – Roberto Velludo, Samir Cecílio, entre outros – estão fora do páreo.

Outro ônibus assaltado

Os passageiros dos ônibus interestaduais que passam pelas rodovias federais do Triângulo Mineiro estão mesmo à mercê dos bandidos. Na madrugada de ontem, veículo que fazia a linha Belo Horizonte/Goiânia, foi interceptado na BR-050, em Uberlândia. Quatro homens armados saquearam os viajantes.

Sem prisão

Foi o terceiro episódio do gênero em menos de um mês. Nos dias 20 e 23 de abril, outros ônibus haviam sido cercados na BR-452 (Uberlândia/Araxá). Entre as vítimas figurou policial civil goiano, que ficou sem a pistola ponto 40 e R$300 e no assalto do dia 23 um dos assaltantes passou mal dentro do veículo e saiu carregado pelos companheiros. Ninguém foi preso até ontem à noite.

Página virada

Conselho Nacional de Segurança Pública/Ministério da Justiça está recomendando aos governadores que retirem do regulamento disciplinar da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros a pena de prisão administrativa. A pena restritiva e privativa de liberdade para punições de faltas disciplinares na PM e CB, em Minas Gerais, foi abolida há mais de cinco anos. O rígido Regulamento Disciplinar foi substituído por Estatuto de Ética, o que, segundo oficiais, enfraqueceu a autoridade dos comandantes de batalhões.

Isso não se faz

Precisa ser levada em consideração a denúncia feita ontem pelo vereador Lourival dos Santos: a CEF está atrasando a ocupação das novas casas populares do bairro Morumbi, de chaves já entregues. Como os contratos de financiamento ainda não foram assinados, os imóveis não podem ser ocupados. Se houver depredação, o que não é difícil de acontecer, pois bandidos estão roubando até cuecas, a CEF se exime de responsabilidade, ficando o mutuário com os prejuízos decorrentes do vandalismo.

Quem aguenta?

Difícil a vida de sindicalista. Principalmente no Sindicato dos Servidores Municipais de Uberaba. Se não bastasse o desinteresse dos servidores pela entidade (os números das assembleias atestam isso), seus dirigentes vivem administrando “misérias”. E notícia ruim é o que não falta, como a representada pelas duas ações de cobranças judiciais herdadas pelos atuais diretores e que somam mais de R$120 mil, junto ao Ecad e à Cemig.

Cadastro em lan house

Aprovada pela Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia projeto de lei que torna obrigatório o cadastro dos frequentadores de lan house. Proposta não representa nenhuma novidade em Uberaba, onde existe lei municipal do gênero. O que falta é fiscalização. Mapeamento das lan houses foi solicitado à Guarda Municipal pela Comoveec (Comissão de Monitoramento da Violência), que aguarda o relatório para a adoção de medidas.

Troca de casa

Sede da Delegacia Regional de Polícia será transferida da rua Maranhão para o prédio da Risp (Região Integrada de Segurança Pública), ao lado do 4º Batalhão. Mudança, autorizada pelo chefão da PM, Cylton Brandão, ocorrerá em duas semanas, no máximo.// Entre os anúncios de hoje do governador Anastasia poderá estar a contratação de mais cinco mil homens para a PM, o que estava previsto somente para 2013. É que a coisa está feia.

Fuga

Sete detentos fugiram da cadeia de Monte Carmelo e somente dois haviam sido recapturados até a tarde passada.// A AABB tem o melhor plano para empresas interessadas em oferecer lazer aos seus funcionários (isso aumenta a produtividade). Ligue 3312-1080 e conheça os detalhes.// Pelo Facebook, o ex-sindicalista Mariano Leite fez um apelo ao deputado Marcos Montes: que o Governo Federal subsidie, total ou parcialmente, o preço do Viagra.

"A verdade só é encontrada quando os homens

são livres para a perseguir.”

(Franklin Roosevelt)

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por