FALANDO SÉRIO

Pacientes do AM: Promotora adverte sobre protocolos

Wellington Cardoso
Wellington Cardoso
wellingtoncardoso@terra.com.br
Publicado em 23/01/2021 às 12:48Atualizado em 18/12/2022 às 12:03
Compartilhar

Coragem

Inegável que a decisão da Prefeita, abrindo as portas de Uberaba para pacientes da Covid-19 de Manaus, é um ato de coragem, seja ele político ou técnico. Ou ambos.

Risco

Há riscos e o futuro será o julgador. Se der tudo certo, logo cairá no esquecimento. Se não, a marca ficará, como experimentaram ex-prefeitos em outras circunstâncias.

Reflexos

Fisicamente, Elisa já acusa os efeitos dos primeiros 23 dias à frente do município. O cansaço está estampado nos olhos.

É pesado

Uma coisa é passar 12h diárias (ou mais) no trabalho. Outra coisa é ter de tomar decisões a cada instante, com efeitos diretos sobre 325 mil habitantes.

Suporte

No caso específico dos amazonenses, as manifestações do Comitê Técnico e do Ministério Público pesaram significativamente.

Humanitária

A promotora Cláudia Marques opinou que é uma questão humanitária e o Hospital Regional tem capacidade técnica e leitos vagos para o acolhimento.

Protocolos

Coordenadora regional das Promotorias de Defesa da Saúde advertiu, porém, sobre o cumprimento de todos os protocolos técnicos de enfrentamento à Covid-19.

Alerta

A promotora alertou para a necessidade de apoio do Estado. Ou seja, esse apoio precisa ser real, e não mera peça de ficção.

É dever

É obrigação de Zema para com Uberaba e, em especial, com a Prefeita.

Cantou de galo

Afinal, Elisa livrou a pele dele, que, muito antes de consultá-la, havia anunciado ao Brasil que Minas acolheria os amazonenses.

Pois é...

Nos seus 2 anos de gestão, Zema não repassou os recursos do Hospital Regional pactuados com o Estado ainda no Governo Pimentel, mas agora se serve dele.

Estado de alerta

O inesperado recebimento de pacientes amazonenses terá desdobramentos além da ocupação de leitos: entre eles, a possível falta de pessoal da “linha de frente”.

Carência

A carência de médico intensivista, entre outras, é uma realidade. Já existia e poderá ter as consequências disso agravadas. A atividade exige formação específica.

Crise

A pequena quantidade de vacina enviada a Uberaba pelo Estado tem os reflexos esperados: as reações de profissionais de Saúde que ficaram de fora da vacinação.

Processados

Fato raro em Minas Gerais. Em Itapagipe, a Polícia Civil produziu 13 TCOs contra quem desrespeitou o isolamento social. Todos submetidos ao Judiciário.

Acontece

Vez ou outra, ex-proprietário de veículo recebe notificação de multa por infração cometida pelo comprador antes do registro da transferência no Detran.

No limbo

E fica sem saber o que fazer para se livrar do encargo.

Jurisprudência

Decidido está pelo STJ que o responsável pela multa é o comprador, desde que comprovada a transação. No Detran, a transferência é mera formalidade.

Quem não chora

Depois de tentar trocar de gabinete com a colega Luciene Fachinelli, sem êxito, China falou tanto na cabeça de Ismar Marão que conseguiu espaço maior.

Cômico

E, ao ouvir outro vereador se queixando do tamanho do gabinete, Jamal não se conteve: “Uai, você diz que não terá assessores. Pra que precisa de mais espaço?”.

Perdas

Como o transporte coletivo, os táxis também perderam passageiros este ano. Taxista diz que, no seu caso, a queda foi de 70%, mas em consequência dos aplicativos.

Audiência

Suspensa no ano passado, audiência de instrução e julgamento do processo que apura desvio de recursos em Peirópolis será retomada em abril na Justiça Federal.

No exterior

Adiamento resultou da impossibilidade de ouvir uma das testemunhas arroladas pelo Ministério Público Federal por ela estar vivendo no exterior.

Vídeo

É possível que a tomada do depoimento agora seja por videoconferência, pois não funcionou o recurso da carta precatória.

Acusação

Diz a denúncia que funcionários da UFTM e empresários se juntaram para o desvio de verbas destinadas ao Complexo Cultural e Científico.

Buscas

As investigações foram conduzidas pela Polícia Federal, que chegou a cumprir mandados de busca e apreensão em Peirópolis.

Alô, Procon!

Caixa Econômica tem lançado nas contas dos correntistas tarifa de R$5 a título de tarifa de extrato enviado pelos Correios. Como assim? Sem que o cliente peça o serviço?

Facada

A cobrança tem sido de até R$20 em um período inferior a trinta dias.

Reconhecimento

Em entrevista ao Pingo no J, nesse sábado, Elisa reconheceu o trabalho da gestão anterior em preparar a rede hospitalar para os pacientes da Covid-19.

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por