Médicos ausentes
Pacientes estariam ficando sem a assistência necessária e possível no Hospital de Clínicas, apesar da existência de 350 médicos nas folhas de pagamento da UFTM e Funepu. O ponto eletrônico não garante a presença da turma. Muitos deles não estariam cumprindo seus horários, nem mesmo no plantão presencial. Enfermeiros e os médicos-residentes é que estariam “segurando as pontas” – disse um deles. E não seriam raras as situações em que, com paciente passando mal à noite e na ausência do médico do setor, o enfermeiro teve de recorrer ao residente que fazia atendimentos em outras áreas, em busca de ajuda, sobrecarregando o profissional.
Por telefone
Haveria registros de enfermeiros em prontuários de pacientes internados que passaram mal e o médico não estava presente no hospital. Prescrições de medicamentos feitas por telefone pelo médico ausente – ao ser procurado – geram revolta nos enfermeiros, que temem pelas consequências do procedimento, na eventualidade de algo sair errado. E, diferentemente dos enfermeiros, cujos nomes ficam relacionados em cada setor, a escala dos médicos não é exposta para todos.
Indenização
O Walmart terá de indenizar funcionário da Universidade Federal do Triângulo Mineiro. Há dois anos, ele chegou a quebrar dois dentes ao morder em plástico duro encontrado no interior de um pão. Na loja, o consumidor foi simplesmente advertido para procurar seus direitos, o que fez. A sentença determinado a indenização está agora em grau de execução.
Contramão
Delegado levou uma “dura” de juiz de cidade da região em que atua. Magistrado cobrou por escrito o imediato encaminhamento ao fórum de inquérito policial presidido por ele, sob pena de responder por prevaricação. Em desespero, pois nem se lembrava do caso, o delegado foi verificar e constatou que o inquérito já estava no fórum há um ano e oito meses à espera de um despacho.
Entre as melhores
A administração das finanças de Uberaba está entre as 15 melhores de Minas e as 354 do País. A constatação é de estudo da Federação das Indústrias do Rio de Janeiro, rotulado “Índice Firjan de Gestão Fiscal”, levando em consideração a capacidade de receita própria do município, gastos com pessoal, investimentos e custo da dívida. Uberaba somou 0,7382 pontos no geral (a média nacional foi de 0,5393). O índice vai de 0 a 1.
Gestões ruins
Na área de influência direta de Uberaba, a gestão fiscal beira à falência. E a pior administração das finanças, segundo o Índice Firjan, está em Água Comprida (0,3604), que ficou em 737º lugar em Minas (4.495º no País). Em Campo Florido não é muito diferente. O índice 0,3900 colocou o município em 699º lugar em Minas e 4.292º no País. Delta apareceu em 564º lugar no Estado e 3.548º no Brasil com 0,4687. A exceção é Veríssimo, que está entre as melhores gestões fiscais: 115º em Minas e 1.046º no País com 0,6673 pontos.
Crítica velada
O trabalho falho da perícia não possibilitou que as investigações do assassinato de Antônio Stacciarini avançassem – disse delegado a FALANDO SÉRIO. Segundo ele, apesar das circunstâncias do crime, em que o criminoso, certamente, precisou se movimentar muito, pois o empresário estava deitado ao ser golpeado, a perícia não conseguiu encontrar sequer um fio de cabelo do assassino.
Acidente
Presidente da Câmara de Delta sofreu acidente no sábado, quando se dirigia para Belo Horizonte dirigindo veículo novinho da Casa, tendo como acompanhantes a esposa e uma sobrinha. Uma carreta “dançou” na pista, nas imediações de Campos Altos, formando “L” e atingindo o carro oficial. Além do susto, ninguém ficou ferido, mas Carlos Roberto dos Santos (Boca) não pôde seguir viagem.
Perna curta
Por telefone, o vereador confirmou o acidente e disse a FALANDO SÉRIO que iria receber, em Belo Horizonte, homenagem da Abracan (Associação Brasileira das Câmaras). Em verdade, iria participar de encontro da Revista das Câmaras, publicação trimestral, e estava na lista de homenageados, pelo que pagou R$580 (inscrição no evento e uma diária no Hotel Wimbledon).
E os critérios?
Consultado por e-mail sobre os critérios adotados pela revista para escolher seus homenageados, o diretor José Furtado Ramos não respondeu. Mas, disse que o evento se destina à troca de experiências e intercâmbio entre vereadores. E é de iniciativa da revista desde 1995.
Na dança
Quem será o primeiro dos contratantes a divulgar o resultado das mais recentes pesquisas eleitorais?// PDT Minas vai trocar comando e a presidência caberá ao “uberabense” deputado Zé Silva. Candidatura de João Franco a prefeito ganhará gás com a troca.// Câmara de Delta pagou R$50 mil por novo carro, em fevereiro. O do acidente de sábado.// Apenas 31% das Prefeituras de Minas têm boa gestão fiscal, de acordo com o Índice Firjan.
Uma e outras
Delegado Grilo avisa aos amigos e aos inimigos que continua vivo e trabalhando muito. No fim de semana a rádio peão anunciou que o titular da Delegacia Regional de Araxá havia morrido. Alegria de uns, tristeza de outros nas duas versões.// Fique sócio da AABB e desfrute de um dos melhores clubes sociais de Minas (3312-1080).// Casas não entregues e ainda sem infraestrutura no Residencial Tancredo Neves precisam ter carnês de IPTU trocados.