Para defesa
Juíza federal Cláudia Salge deu dez dias de prazo para que sete denunciados pelo MPF de irregularidades no complexo da UFTM em Peirópolis se defendam.
Consulta
Tratados como “réus” pela magistrada, eles também devem dizer se têm condições de constituir advogado.
Despacho
O despacho é datado de segunda-feira, consequência de acusações feitas pela Procuradoria da República em Uberaba, e nele a juíza diz receber a peça acusatória.
Os acusados
Entre os acusados estão funcionários públicos federais, um da Funepu e empresários, alvos da Operação Estirpe, deflagrada pela PF em novembro de 2017.
Conduzidos
Agentes federais cumpriram oito mandados de condução coercitiva e sete mandados de busca e apreensão.
Montante
Na ocasião, o delegado-chefe Marcelo Xavier disse que os desvios de recursos federais no complexo Peirópolis da UFTM chegaram a R$ 1,8 milhão.
Os crimes
Os sete pronunciados respondem por crimes previstos na Lei 8666 (que rege as licitações) e no artigo 171 do Código Penal.
Penas
As penas previstas vão de 2 a 4 anos no caso da Lei das Licitações e de 1 a 5 anos, com possibilidade de aumento de um terço, no artigo 171 do CP.
Locatário
Uberlandense preso em Indaiatuba pela Polícia Civil de Uberaba teria sido o locatário da chácara em que se alojaram os assaltantes da Rodoban em novembro de 2017.
Atrevido
Ao ser acordado sob o barulho do arrombamento da porta do apartamento que ocupava na cidade paulista, o investigado xingou os policiais.
Corrupção
E, segundo um dos policiais, chegou a oferecer dinheiro para que fosse liberado, chegando a mencionar caso de corrupção que envolveu agentes em Uberlândia.
Peitou
Sua prisão não foi tão pacífica quanto à noticiada. Ele precisou ser dominado à força – comentou o delegado Heli Grilo, que está se despedindo do serviço ativo da PC.
Surpresa
O fator surpresa (com o uso de aríete sobre a fechadura e o ombro de investigador na porta) impediu que o preso alcançasse a pistola que tinha sobre um móvel.
Gerando emprego
Pacote de obras anunciado por Piau na terça-feira criará no mínimo 2,2 mil empregos diretos e indiretos quando forem iniciadas.
Primeiro
Projeto com maior previsão de emprego (600), segundo o secretário Nagib Facury, é o viaduto da praça da Expô.
Depois
A canalização do córrego da Saudade e as obras de microdrenagem ofertarão 400 empregos em cada projeto.
São José
Há muitas dúvidas quanto às chances de o Hospital São José voltar a funcionar regularmente.
Reestruturação
Plano de reestruturação prometido ao Ministério Público ainda carece de apresentação e análise.
Sumidos
Os diretores do hospital, adquirido em maio do ano passado por grupo de Uberlândia, há semanas não têm nenhum contato com autoridades uberabenses da área de saúde.
Áreas de risco
Há meses o Corpo de Bombeiros e a Secretaria de Defesa Social (por seu setor de Defesa Civil) fazem levantamentos de áreas de risco em Uberaba e suas imediações.
Prevenção
Trabalho inclui estimativas de risco e de assistência imediata a moradores.
Pois é!
Unidades da PM em Uberaba ficarão mais dois anos sem receber novos soldados, o que ampliará o desfalque já existente há anos.
Adiamento
Resolução ontem assinada pelo comandante-geral Giovanne da Silva posterga para maio de 2020 o início de curso de formação no 4º Batalhão previsto para maio deste ano.
Formatura
Os novos recrutas somente estarão formados em 2021, o que significará um peso sobre os homens que hoje já se desdobram no combate à criminalidade.
Prisão relaxada
Assistido pelo criminalista Tiago Juvêncio, E.C.M.S., acusado pelo Gaeco de integrar organização criminosa, foi posto em liberdade pela Justiça.
Preventiva
O investigado estava preso preventivamente e o advogado alegou inexistir motivo para isso.
Indenização
Fábrica de doces de Uberaba terá de indenizar consumidor em R$ 6 mil por decisão do Tribunal de Justiça.
Parafuso
Ação diz que o cidadão fraturou um dente ao morder parafuso que estava dentro de uma paçoca. A empresa alegou falta de provas da ocorrência, mas perdeu.
Como assim?
Entre as regras escritas apregoadas pelo Uirapuru, depois de briga há duas semanas, estã proibição do uso de drogas e de atos obscenos e libidinosos.
Porta-malas
Clube anunciou também que haverá vistoria em porta-malas de veículo.