Lojas na Copa
Na primeira fase da Copa do Mundo de futebol, os patrões liberarão seus funcionários uma hora antes dos jogos do Brasil. A revelação é do presidente da CDL/Uberaba, Miguel Haroldo de Faria, explicando que as horas não trabalhadas serão compensadas em outros dias. O Brasil atuará às 17h nos dias 12 (5ª-feira), 17 (terça-feira) e 23 (2ª-feira) de junho contra Croácia, México e Camarões.
Interrogatório
Será no dia 11 de junho o interrogatório na Justiça Federal dos três patrulheiros rodoviários federais presos e indiciados em inquérito na Polícia Federal de Uberaba sob acusação de corrupção (extorsão). E é possível que eles permaneçam presos até aquela data, pois tiveram a prisão preventiva decretada pelo juiz Élcio Arruda e ratificada recentemente pelo Tribunal Federal Regional/1ª Região.
Postura intimidatória
Entre os fatos que pesam contra os patrulheiros, para que permaneçam presos, estão inquéritos arquivados por recuo dos denunciantes ou falta de provas e depoimentos de colegas, relatando sua postura intimidatória. E a Justiça também recomendou que testemunhas da ocorrência que levou os policiais à prisão sejam ouvidas por carta precatória, já que residem em Araxá, Nova Ponte e Quirinópolis (GO).
A insegurança em debate
Deputados das comissões de agropecuária da Assembleia Legislativa e Câmara dos Deputados debaterão com os ruralistas de Uberaba e região a insegurança no campo. Encontro está programado para as 14h do dia 8, na Associação Brasileira dos Criadores de Zebu, e tratará também da aplicação dos códigos florestais federal e de Minas Gerais.
Muitas queixas
Esperando pelo comparecimento maciço dos ruralistas de Uberaba e região, Romeu Borges já está afinando o seu discurso. O presidente do Sindicato Rural de Uberaba será um dos palestrantes e não se limitará a cobrar providências contra a insegurança, mas também abordará as dificuldades dos agropecuaristas com a forma como o Ministério Público se posiciona em algumas questões ambientais. Relator do Código Florestal nacional, Piau abrirá o debate e o comandante Laércio dos Reis Gomes falará sobre as Aisps rurais.
Justiça
Dois oficiais da PM que muito ajudaram na concretização do projeto Olho Vivo – a ser inaugurado amanhã pelo governador Alberto Pinto Coelh coronel Antônio de Souza Filho e tenente Roberto Oliveira.
Mãos ao alto
Já não se tem sossego sequer para um almoço fora de casa. Ontem, ladrões invadiram restaurante e fizeram arrastão, do qual não escaparam nem mesmo as mulheres, levando carteiras e celulares.
Mais roubos
Diferentemente do que entenderam na Câmara de Vereadores, não é do delegado Ramon Tadeu Bucci a afirmação de que “os roubos cresceram um pouco acima da média” em Uberaba. Para quem acompanhou atentamente a fala ficou claro ter o chefe do 5º Departamento de Polícia Civil admitido crescimento de 100% desse tipo de crime, ressaltando que isso preocupa muito. Não tinha como ser diferente, pois quem lê FALANDO SÉRIO tem acompanhado a evolução do crime em Uberaba, medida pelo próprio Estado.
Certo é certo
Identificado com assuntos polêmicos, o advogado Leuces Teixeira sai em defesa das polícias, acuadas pelo crime no país: “Se tiverem de prender e arrebentar, que o façam, mas dentro da legalidade”.
Prostituição
Volta a circular nas redes sociais notícia falsa sobre a aprovação pelo Senado de projeto atribuído à senadora Maria Rita, criando bolsa mensal de R$2 mil para as prostitutas. PL nunca existiu.
Representação contra policiais
Patrocinense Samuel Leonardo anuncia que formalizará representação no Ministério Público contra policiais uberabenses. Ele diz ter conhecido garota uberabense pela internet e ter marcado encontro para Uberaba. Seguiram-se outros, em fins de semana, até que a mulher o convidou para ir a Santa Rosa em companhia de um amigo, desconhecido dele. Chegando àquele bairro rural - ainda segundo Leonardo -, ele foi vítima de assalto e se comunicou com a PM. No desenrolar de uma longa história, o preso acabou sendo o próprio queixoso, com o que não se conforma.
Negativa
Advogados mencionados por Leonardo foram contatados por FALANDO SÉRIO e desconversaram sobre a representação.
Fumaça
Revendedora de veículos em Uberaba estaria se preparando para fechar as portas. Contatado por celular, um dos sócios não atendeu.
Explosivos sob fiscalização
Apenas uma das empresas de Uberaba que usam explosivos nas suas atividades de forma legal foi notificada pela fiscalização feita esta semana pelo Exército com a ajuda das polícias Civil e Militar e a Receita. E por falha imediatamente sanada. A operação foi realizada em Uberaba e Uberlândia por equipe do 36º Batalhão de Infantaria Motorizada, responsável pelo controle de explosivos na região.
Sentindo na pele
Ao defender campanha permanente em defesa dos direitos da mulher, a vereadora Denise Max fez incisiva manifestação contra a violência. E teve a coragem de revelar que ela própria já foi vítima de maus-tratos no âmbito doméstico, mas, frisando que “as agressões recebidas não a deixaram traumatizada”, dando-lhe, ao contrário, forças para lutar por aquelas que sofrem desse mal. Denise está cobrando do IML agilidade na produção dos laudos dos exames de corpo de delito das vítimas de violência no lar.
“Aproveitar um bom conselho requer mais sabedoria do que dá-lo.”
(John Lennon)