FALANDO SÉRIO

Paulo Piau procura agilizar métodos da Prefeitura

O prefeito conta com uma assessoria para modernizar a PMU

Wellington Cardoso
Publicado em 13/06/2013 às 11:20Atualizado em 19/12/2022 às 12:29
Compartilhar

 Carroça

Contando com a assessoria da Fundação Getúlio Vargas para dar os primeiros passos rumo à modernização da administração municipal, Paulo Piau compara os métodos em vigor na Prefeitura a uma “carroça”. “Há muita burocracia e pouco controle e o que defendemos é exatamente o inverso” – frisa o Chefe do Executivo, apontando a agilização de procedimentos com qualidade e o combate sistemático à corrupção entre os objetivos a serem alcançados.

 Isentos

Piau isenta o servidor de culpa pelo emperramento da máquina administrativa. Ele lembra que “nunca houve investimento de fato na qualificação daqueles que permanecem em suas funções independentemente de quem seja o prefeito e o secretário”. Para ele não se atingirá nível de funcionamento do serviço público desejado pela população sem que os servidores estejam treinados, motivados e liderados por pessoas competentes e compromissadas.

 Incoerências do sistema

Os policiais foram esquecidos pelo Estado na campanha de vacinação contra a gripe. Tanto os civis quanto os militares tiveram de pagar para se imunizarem, diferentemente do que ocorreu no ano passado, quando até mesmo dependentes dos PMs puderam ter o benefício. Este ano, porém, o PM teve de desembolsar R$ 45 para ser vacinado. Na penitenciária, o Estado disponibilizou vacinas para os presos.

 Escolas irregulares

Não são poucas as escolas sem alvará de funcionamento em Uberaba. A maioria delas porque não cumpriram as exigências do Corpo de Bombeiros na prevenção e combate a incêndios. No pacote estão estabelecimentos de ensino de todos os níveis.

 Falta de comprovantes

Os levantamentos estão apenas no começo, mas já se sabe que muitas despesas pagas pela Fumesu, em processo de extinção pela Prefeitura, foram pagas sem a cobertura das respectivas notas fiscais. A irregularidade fez com que o balanço de 2012 da fundação apresentasse superávit sem a existência de dinheiro em caixa. Nos próximos dias, a ex-mantenedora da “finada” Fundação de Educação, depois transformada em Cesube, passará por auditoria.

 Dívida

Relatório feito pelo secretário da Fazenda indica que a Prefeitura tem R$ 130 milhões em mãos de contribuintes inadimplentes. Wellington Fontes espera recuperar parte desse dinheiro com o perdão de juros e multas de autorização pedida à Câmara de Vereadores.

 Na marca

Os pátios de veículos apreendidos em Uberaba estão na “marca do pênalti”. Para manterem o credenciamento do Detran eles terão de ser adequados às condições de segurança impostas pelo órgão máximo de trânsito em Minas. E têm prazo para isso.

 Motos recuperadas

Todas as motos furtadas de um dos dois pátios conveniados com o Detran, em fevereiro, foram recuperadas – revela o delegado regional Francisco Gouvêa. Os autores do delito são menores de idade, devidamente identificados. Os responsáveis pelo pátio não tiveram qualquer envolvimento no crime, mas levaram um puxão de orelhas pela negligência. Inquérito está concluído.

 Demissão de servidores

Dois servidores municipais foram ontem demitidos como resultado de processo disciplinar. Um deles, respondendo a processo judicial, acusado de corrupção passiva pelo promotor José Carlos Fernandes, depois de ter sido flagrado em escuta telefônica negociando fraude em processo licitatório. Os dois empresários envolvidos no caso também são processados. O segundo, com 13 anos de serviços, havia sido flagrado furtando combustível de máquina do município.

 Filhote

Processo que resultou na demissão de ex-integrante de comissão de licitação nasceu de escuta telefônica autorizada para desmantelar grupo que estaria fraudando manutenção contratada para ambulâncias na Secretaria de Saúde. Os dois episódios não tinham nenhuma relação entre si, mas ambos viraram processos.

 Helicóptero

Elmar Goulart aproveitou solenidade de entrega de viaturas para o Corpo de Bombeiros, em Belo Horizonte, para pedir ao governador Anastasia que destine helicóptero para a PM em Uberaba. É que, apesar das promessas, o helicóptero baseado em Uberlândia nunca está disponível para cá. Só nas visitas do governador.

 Culpa de quem?

Na segunda-feira, dezenas de uberabenses perderam a aula de legislação de trânsito em Centros de Formação de Condutores. O sistema Detran, indispensável ao registro da presença dos alunos, estava fora do ar no período noturno. Com isso, muita gente teve adiada prova já sinalizada, pois não completou a carga horária de matéria. As “maracutaias” do passado levaram à adoção do controle “online” de frequência dos candidatos à obtenção da CNH.

 Consórcio regional

Liberadas por Uberaba, treze cidades da região estão se unindo em consórcio para a superação de problemas comuns. No pacote estão Água Comprida, Campo Florido, Comendador Gomes, Conceição das Alagoas, Conquista, Delta, Nova Ponte, Pirajuba, Planura, Sacramento, Santa Juliana e Veríssimo. O protocolo de intenções já foi assinado pelos prefeitos. A união faz a força.

 Uma e outras

OAB faz campanha por arroz, leite, papel higiênico e outros itens de higiene pessoal para o Sanatório Espírita.// Atleta, Paulo Piau está com problema no joelho.// Deputado amazonense Domingos Dutra (PT) quer criar o Dia do Encarcerado. Só falta querer decretar feriado na ocasião para os agentes penitenciários.// Luto na comunicaçã morreu Nelinho, técnico de som da Universitária.

"Quando você precisa tomar uma decisão e não toma,

está tomando a decisão de não fazer nada”.

(William James)

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por